DAVI GONÇALVES: HISTÓRIAS EM QUADRINHOS DE FÍSICA NA EJA

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Neste trabalho, desenvolvido por Davi Colombo Gonçalves para a obtenção do Título de “Mestre”, e aprovado em sua forma final pelo Programa de Pós Graduação em Ensino de Física, Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Física da Universidade Federal de Santa Catarina em setembro de 2016, foi proposto o desenvolvimento de um produto educacional para o ensino de Física com o uso do recurso de histórias em quadrinhos como elemento motivador para estudantes da educação básica, na modalidade EJA (educação de jovens e adultos), através de uma investigação teórica e prática. A partir dessa investigação foi elaborado um modelo educacional no formato de apostilas e guias ao professor para a aplicação das histórias em quadrinhos em sala de aula. Este trabalho teve como base alunos de uma escola municipal da área urbana do município de Siderópolis/SC. Visando as necessidades e anseios dos alunos dessa modalidade de ensino, e o desafio que o professor enfrenta ao trabalhar a Física em sala com alunos cuja faixa etária não corresponde ao ensino regular. Foram criados personagens originais, em situações do cotidiano dos estudantes, proporcionando uma liberdade na forma como os conceitos seriam tratados. Os quadrinhos são pensados de forma a apresentar situações facilmente reconhecíveis e com certa dose de humor. Isso contribuiu para a desmistificação da ideia do senso comum de que a física é uma ciência restrita apenas a cientistas e está presente exclusivamente em laboratórios. Durante a aplicação do projeto foram realizados posteriores questionários a fim de mensurar de uma forma qualitativa a apropriação dos conceitos trabalhados mediados com histórias em quadrinhos. Os resultados indicam que o uso das histórias em quadrinhos associadas a uma metodologia adequada de ensino contribuiu para o aprendizado e motivação dos alunos. Ao estudar conceitos físicos associados a situações da vida os estudantes não apresentaram resistência à disciplina percebendo que a Física é uma ciência presente e acessível. Os estudantes foram incentivados a traduzirem a linguagem artística para a linguagem científica, bem como a produção de histórias em quadrinhos traduzindo a linguagem científica em linguagem artística. Por se tratar de um material didático de baixo custo, o mesmo é altamente disseminável tornando-se um facilitador para as práticas educacionais no ensino de Física.
disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/84613616.pdf

Histórias em quadrinhos desenvolvidas por DAVI GONÇALVES ao longo do desenvolvimento de sua dissertação





















 
 Abaixo segue o produto educacional de pesquisa desenvolvido por Davi Gonçalves na Universidade Federal de Santa Catarina-Campus Araranguá, no Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF). O produto educacional disponibilizado possui como objetivo o uso de histórias em quadrinhos no ensino de Física para a Educação de Jovens e Adultos bem como para o ensino regular no sentido de facilitar o processo de aprendizagem.Os quadrinhos foram criados de forma a apresentar situações facilmente reconhecíveis e com certa dose de humor contribuindo para a desmistificação da ideia popular de que a Física é uma ciência acessível apenas a cientistas e que está presente exclusivamente em laboratórios. Os personagens são inéditos em situações cotidianas vivenciadas pelos alunos.O roteiro apresenta um breve conceito sobre as técnicas da confecção de histórias em quadrinhos,sugestões de apostilas utilizando histórias em quadrinhos com os temas de introdução da ciência Física e velocidade média. Ao final estão dispostas as histórias em quadrinhos relacionados a outros temas que podem ser inseridos no material didático aplicado em sala.

AS + VISITADAS DA SEMANA

Tirinhas para o ensino de Física: Modelos Atômicos

Tirinhas para o ensino de Física: Leis da dinâmica

Tirinhas para ensino de física: Termometria

Tirinhas para ensino de física: Metodologia científica

Tirinhas para ensino de física: Calorimetria

Práticas Didáticas: Calor e Temperatura

Tirinhas para o ensino de Física: Leis da Termodinâmica

Tirinha de Física: MRU/ MRUV/ MCU