HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Neste trabalho, desenvolvido por Davi Colombo Gonçalves para a obtenção do Título de “Mestre”, e aprovado em sua forma final pelo Programa de Pós Graduação em Ensino de Física, Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Física da Universidade Federal de Santa Catarina sob o título HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS e orientado por Prof. Dr. Marcelo Freitas de Andrade.
De acordo com Davi Colombo Gonçalves "foi proposto o desenvolvimento de um produto educacional para o ensino de Física com o uso do recurso de histórias em quadrinhos como elemento motivador para estudantes da educação básica, na modalidade EJA (educação de jovens e adultos), através de uma investigação teórica e prática. A partir dessa investigação foi elaborado um modelo educacional no formato de apostilas e guias ao professor para a aplicação das histórias em quadrinhos em sala de aula. Este trabalho teve como base alunos de uma escola municipal da área urbana do município de Siderópolis/SC. Visando as necessidades e anseios dos alunos dessa modalidade de ensino, e o desafio que o professor enfrenta ao trabalhar a Física em sala com alunos cuja faixa etária não corresponde ao ensino regular. Foram criados personagens originais, em situações do cotidiano dos estudantes, proporcionando uma liberdade na forma como os conceitos seriam tratados. Os quadrinhos são pensados de forma a apresentar situações facilmente reconhecíveis e com certa dose de humor. Isso contribuiu para a desmistificação da ideia do senso comum de que a física é uma ciência restrita apenas a cientistas e está presente exclusivamente em laboratórios. Durante a aplicação do projeto foram realizados posteriores questionários a fim de mensurar de uma forma qualitativa a apropriação dos conceitos trabalhados mediados com histórias em quadrinhos. Os resultados indicam que o uso das histórias em quadrinhos associadas a uma metodologia adequada de ensino contribuiu para o aprendizado e motivação dos alunos. Ao estudar conceitos físicos associados a situações da vida os estudantes não apresentaram resistência à disciplina percebendo que a Física é uma ciência presente e acessível. Os estudantes foram incentivados a traduzirem a linguagem artística para a linguagem científica, bem como a produção de histórias em quadrinhos traduzindo a linguagem científica em linguagem artística. Por se tratar de um material didático de baixo custo, o mesmo é altamente disseminável tornando-se um facilitador para as práticas educacionais no ensino de Física."
Histórias em quadrinhos desenvolvidas por DAVI GONÇALVES ao longo do desenvolvimento de sua dissertação
 |
Energia térmica - Tirinha extraída de: core |
 |
Escalas termométricas - Tirinha extraída de: core |
 |
Escalas termométricas - Tirinha extraída de: core |
 |
Propagação de calor, convecção - Tirinha extraída de: core |
 |
Propagação de calor, condução - Tirinha extraída de: core
|
 |
Propagação de calor, Irradiação - Tirinha extraída de: core |
 |
Velocidade média - Tirinha extraída de: core |
 |
velocidade média - Tirinha extraída de: core |
 |
Curto circuito - Tirinha extraída de: core |
 |
Energias mecânicas - Tirinha extraída de: core |
 |
Energias Mecânicas - Tirinha extraída de: core |
 |
Leis da dinâmica - Tirinha extraída de: core |
 |
Leis da dinâmica - Tirinha extraída de: core |
 |
Leis da dinâmica - Tirinha extraída de: core |
 |
Leis da dinâmica - Tirinha extraída de: core |
 |
Ondas sonoras - Tirinha extraída de: core |
 |
Luz visível - Tirinha extraída de: core |
 |
Difração - Tirinha extraída de: core |
Material de Apoio ao Professor
Conclusões do autor
"As histórias em quadrinhos possuem um elevado potencial na efetividade da transmissão de conhecimento em sala de aula. Essa ferramenta já é utilizada como meio de comunicação de massa há mais de um século em todos os continentes, tornando um elemento de grande familiaridade para o aluno, seja de que cultura o mesmo for. Durante a aplicação do produto educacional percebeu-se a facilidade do uso dos quadrinhos, por conta da familiaridade que os estudantes já possuem com essa ferramenta. As palavras e imagens transmitiram as ideias dos conceitos repassados com uma maior eficácia, facilitando o processo de ensino aprendizagem, desencadeado um interesse por parte do discente sobre o conteúdo repassado. Na utilização da primeira apostila de HQs, um determinado aluno que repetia pela terceira vez o primeiro ano do ensino médio relatou “Professor, eu nunca imaginei que era possível trabalhar com a Física dessa maneira, pois desde o primeiro dia de aula, sempre presenciei o uso de fórmulas matemáticas e apenas isso”. Relatos como esse demostram de maneira clara a necessidade de mudança na metodologia de ensino utilizada nas escolas, fazendo com que a disciplina trabalhada faça sentido para o aluno. A palavra “sentido” remete a uma ideia de a Física ser vinculada de uma maneira clara e objetiva com a vida do aluno. Em um ensino profissionalizante ou um curso superior a palavra "sentido" remete utilização dos conceitos físicos com a futura profissão de formação. Os quadrinhos são atividades lúdicas, que quebram o formalismo tradicional do ensino das disciplinas exatas, tornando não apenas um objeto de transmissão de conhecimento, mas também um momento de distração durante as aulas que favoreceram ao processo de ensino aprendizagem através da catarse. A dinâmica que as HQs propiciam é das mais variadas, pois os textos utilizados nos balões em união com os desenhos fazem que com se produza algo não estático como um simples texto, mas sim um material dinâmico, onde o aluno sente-se inserido na história juntamente com os personagens, estabelecendo assim uma conexão positiva do mesmo com o material didático utilizado (QUELLA–GUYOUT, 1994). Os quadrinhos utilizados instigaram a curiosidade, propuseram desafios sendo um elemento motivador de dúvidas em busca de respostas, ferramentas essas que vem ao encontro da teoria cognitivismo/construtivista, linha educacional que propõe a participação do aluno em seu próprio aprendizado e que não apenas seja um agente passivo no processo de aprendizagem, A diferença da faixa etária que a EJA possui é um desafio a todo o profissional da educação que leciona nessa modalidade de ensino, por conta do tempo que os estudantes encontram-se fora da escola. Os materiais didáticos amparados pelas histórias em quadrinhos por sua vez nivelaram o processo de ensino fazendo que esses alunos pudessem compreender com propriedade o conteúdo trabalhado de igual forma aos demais. Outro fator importante observado no uso das histórias em quadrinhos nas aulas de Física é a fixação do conteúdo, sendo que meses após a aplicação das apostilas os alunos lembram em detalhes das histórias e personagens, e consequentemente o conteúdo abordado, tendo em vista que o produto educacional em questão foi ao encontro da realidade do aluno juntamente com os conceitos e conhecimentos prévios que o mesmo possuía. "
Dissertação