Karina de Freitas: Histórias em quadrinhos digitais para o ensino de ciências na formação de professores

 HISTÓRIAS EM QUADRINHOS DIGITAIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS

Aqui, a intencionalidade é destacar a dissertação de mestrado de Karina Oliveira de Freitas intitulada HISTÓRIAS EM QUADRINHOS DIGITAIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS apresentada ao Curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede, Área de concentração em Tecnologias Educacionais em Rede para Inovação e Democratização da Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Tecnologias Educacionais em Rede. Sob a orientação da Profª. Drª. Cláudia Smaniotto Barin.

Segundo Karina Oliveira de Freitas, "embora a necessidade da incorporação das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) nos processos de formação de professores esteja afirmada nas políticas públicas que regulamentam a educação brasileira, estudos têm demonstrado que estudantes de licenciaturas não estão sendo adequadamente preparados para o uso pedagógico das TIC em sua atuação docente. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi contribuir para a formação inicial de professores que atuarão nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, no contexto do ensino de ciências, por meio da produção de materiais educacionais digitais (MED) apoiados por uma ferramenta para autoria de histórias em quadrinhos (HQ). A pesquisa, de caráter quali-quantitativo, enquadra-se como uma pesquisa-ação, na qual os sujeitos foram os estudantes dos Cursos de Licenciatura em Pedagogia Diurno e Licenciatura em Pedagogia Noturno da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no contexto dos componentes curriculares Ciências e Educação I e Ciências e Educação II. A pesquisa consistiu de três etapas, envolvendo estudo exploratório, implementação e avaliação de oficinas pedagógicas para a produção de tirinhas utilizando a ferramenta de autoria ToonDoo Maker e organização, análise e avaliação dos MED produzidos considerando aspectos técnicos, pedagógicos e cognitivos. A coleta de dados ocorreu por meio de questionários do tipo survey. Os resultados demonstraram que o processo de autoria como estratégia pedagógica, o contato com as diferentes linguagens proporcionadas pelos quadrinhos e o suporte da ferramenta de autoria, mostraram-se capazes de contribuir para a potencialização do uso pedagógico das TIC na formação inicial de professores que estão sendo preparados para atuar no ensino de ciências, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental."

Texto extraído de: repositório ufsm

Trecho de história em quadrinhos construídas pelas licenciandos no âmbito da pesquisa

Tiras extraída de: repositório ufsm

Tiras extraída de: repositório ufsm

Tiras extraída de: repositório ufsm

Tiras extraída de: repositório ufsm

Tiras extraída de: repositório ufsm

História em quadrinhos construídas pelas licenciandos no âmbito da pesquisa - extraídas de: repositório ufsm



Conclusões da autora

" Diante dos objetivos propostos com este trabalho é chegado o momento de refletir sobre o processo como um todo buscando identificar, a partir das atividades realizadas, se tais objetivos foram atingidos e quais são suas implicações na formação inicial dos professores envolvidos. Esta reflexão inicia-se pela análise dos objetivos específicos, cujo primeiro pretendia fomentar a produção de MED. Nesse sentido, as oficinas pedagógicas realizadas durante a Etapa II vieram como uma proposta metodológica para a construção de materiais para o ensino de ciências utilizando recursos tecnológicos.
Por estarem baseadas na estratégia da pedagogia da autoria (NEVES, 2005), as oficinas foram fundamentais para estimular nos participantes seu potencial, muitas vezes latente, para a criação de conteúdo e significados. Justamente por esse motivo, pode-se afirmar que a principal contribuição da atividade foi fomentar a produção de materiais próprios apoiados por uma ferramenta de autoria, que ao ser explorada elevou os participantes da condição de usuário-reprodutor para a condição de autor-produtor.
A partir dos relatos dos estudantes no momento da avaliação das oficinas, foi possível perceber o quão importante foi para esse público vivenciar na prática a construção de suas próprias produções e o quanto esta experiência contribuiu para a sua formação inicial, influenciando positivamente no desenvolvimento da autonomia e na valorização da prática pedagógica. Considerando que seria o primeiro contato dos estudantes com a ferramenta de autoria ToonDoo Maker, antes de partir para o processo de criação dos materiais no formato de tirinhas, se fez necessário instrumentalizá-los minimamente para a manipulação do recurso. O formato de oficinas pedagógicas utilizado para este fim, além de ter tido boa aceitação entre os participantes, ofereceu condições para o desenvolvimento de fluência tecnológica na ferramenta, atendendo, dessa forma, o segundo objetivo pretendido com este trabalho. Além disso, o material de apoio em forma de tutorial disponibilizado foi apontado pelos estudantes como um facilitador deste processo.
Explorar o gênero HQ como recurso de aprendizagem no ensino de ciências foi o terceiro objetivo proposto com este trabalho. O simples fato de abordar a linguagem dos quadrinhos já contempla o objetivo seguinte, que buscou estimular a criatividade e o lúdico nos sujeitos da pesquisa. Nesse contexto, o trabalho com as tirinhas mostrou-se capaz de recuperar o caráter lúdico do ensino de ciências, desmistificando a utilização desta linguagem apenas como recreação e provocando um novo enfoque ao abordá-la como aliada do processo de ensino e aprendizagem. Além disso, após a experiência vivenciada nas oficinas, observou-se a motivação dos participantes em utilizar os quadrinhos para estimular o interesse dos seus estudantes pelos conteúdos estudados.
Uma das principais contribuições desse estudo foi demonstrar que em dois cursos de licenciatura pertencentes à mesma instituição de ensino e com os mesmos objetivos de formação os resultados obtidos podem ser diferentes, em função das diferentes abordagens dadas a inserção das TIC na educação. Além disso, foi possível perceber que mesmo este sendo um tema amplamente debatido e relevante na atualidade, sua aplicação na prática docente ainda carece de estratégias metodológicas que ofereçam subsídios para que o professor aproprie-se dele e o incorpore a sua prática pedagógica.
Os resultados obtidos, conforme apontado pelos estudantes e verificado nos PPC, demonstram que tanto no Curso de Licenciatura em Pedagogia Diurno quanto no Curso de Licenciatura em Pedagogia Noturno as tecnologias estão sendo trabalhadas com uma abordagem mais teórica do que prática.
Além disso, especialmente no Curso Diurno, a tarefa de inserir as TIC no currículo parece estar atribuída a uma única disciplina, isolada e sem conexão com os demais componentes curriculares. Embora seja reconhecida a importância de disciplinas com esta natureza nos cursos de licenciatura, acredita-se que o compromisso em instrumentalizar os futuros professores para a utilização pedagógica das TIC deva perpassar o currículo de modo global, evitando abordagens e enfoques isolados. Em contrapartida, percebeu-se, no Curso Noturno, uma percepção mais madura em relação à inserção das TIC no currículo, aspecto que pôde ser observado durante a avaliação dos materiais produzidos, visto que estes atenderam aos critérios avaliados de forma mais satisfatória quando comparados aos materiais produzidos pelos estudantes do Curso Diurno. Tal fato pode estar relacionado ao tipo de abordagem e as percepções do grupo de professores do Curso Noturno sobre as tecnologias. Além disso, durante a análise dos resultados do estudo exploratório foi possível identificar uma utilização mais diversificada de recursos tecnológicos pelos professores do Curso Noturno, com destaque para as ferramentas para elaboração de mapas conceituais, enquanto no Curso Diurno, os recursos mais recorrentes foram as ferramentas para apresentação de slides atreladas a um projetor multimídia, método geralmente associado a aulas nos moldes tradicionais. Embora o desenvolvimento de critérios específicos para a avaliação de materiais didáticos no formato de tirinhas não tenha sido o escopo dessa pesquisa espera-se que as orientações propostas colaborem com os educadores não apenas no sentido de auxiliá-los na seleção de materiais adequados e significativos para os estudantes, mas também no sentido de encorajá-los a produzir seus próprios materiais considerando aspectos técnicos, pedagógicos e cognitivos visando uma aprendizagem significativa.
Nesse contexto, qualquer iniciativa que pretenda provocar transformações nos processos de ensino e aprendizagem precisa considerar a avaliação de diferentes concepções e abordagens epistemológicas. Dessa maneira, para fomentar e fortalecer uma proposta de mudança na cultura de professor-reprodutor para uma cultura de professor-produtor e professor-autor este trabalho debruçou-se sobre a Teoria da Aprendizagem Significativa e a Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia.
Acredita-se que a associação entre as abordagens propostas nessas duas teorias possa oferecer subsídios para o educador explorar ferramentas de autoria para a produção de materiais educacionais digitais coerentes, atrativos e significativos para serem utilizados como recursos de aprendizagem, não apenas no ensino de ciências, mas em todas as áreas e níveis de ensino, como pôde ser constatado a partir do trabalho com a linguagem das histórias em quadrinhos.
Em síntese, o processo de autoria como estratégia pedagógica, o contato com as diferentes linguagens proporcionadas pelos quadrinhos e o suporte da ferramenta de autoria utilizada, mostraram-se capazes de contribuir para a potencialização do uso pedagógico das TIC na formação inicial de professores que estão sendo preparados para atuar no ensino de ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, conforme abordado no contexto dessa pesquisa."

Texto extraído de: repositório ufsm

Dissertação

As + visitadas da semana

Tirinhas para ensino de física: Eletrostática

Tirinhas para ensino de física: Termometria

Tirinhas para o ensino de Física: Modelos Atômicos

PROJETO QUÍMICA EM QUADRINHOS - UNEB: MUNDO DOS ÁTOMOS

Tirinhas para ensino de física: Astronomia

Tirinhas para ensino de física: Gravitação Universal

Práticas Didáticas: Calor e Temperatura

Tirinhas para ensino de física: Metodologia científica

Tirinhas para ensino de física: Energias Mecânicas

Tirinhas para o ensino de Física: Leis da dinâmica