Soares Neto & Furtado: HQ Turma do Mazim – “Fases da Lua”

 Siga-nos no Twitter

AS FASES DA LUA EM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Este tópico tem a intencionalidade de divulgar o trabalho de iniciação científica Francisco Fernandes Soares Neto & Wagner Wilson Furtado. Neste trabalho, apresentam-se os resultados da aplicação de uma História em Quadrinhos criada com o objetivo de explicar as Fases da Lua a alunos do Ensino Fundamental. O enredo e os personagens foram criados com a intenção de explicar o fenômeno com uma linguagem atrativa e adequada ao nível dos estudantes. A proposta foi executar algo original, com uma abordagem inovadora, e que possuísse um grande potencial de atuar como catalisador na comunicação entre os jovens e a Física. O papel principal do gibi foi atuar como fator motivador para o início do estudo do fenômeno abordado. Ele foi empregado na introdução do tema, cuja compreensão foi aprimorada por outro meio didático, um modelo tri-dimensional, construído com bolas de isopor para representar o sistema Sol-Terra-Lua, com o objetivo de facilitar a visualização da formação das fases da Lua. A História em Quadrinhos atuou como fator motivador para o início do estudo, pois a empolgação que o gibi promoveu foi importante para estabelecer a conexão com o modelo físico do sistema solar e fundamental para embasar as explicações dadas pelos alunos ao fenômeno. A análise dos resultados foi realizada a partir das imagens coletadas por filmagens das participações dos alunos nas dinâmicas de aplicação do material. A análise permitiu concluir a eficácia da estratégia adotada para explicação do fenômeno, pois todos os alunos demonstraram, em maior ou menor grau, terem compreendido a dinâmica das fases da Lua. O gibi está disponível para download na página do Instituto de Física da UFG na internet: www.if.ufg.br.
Texto extraído de: http://docplayer.com.br/24218880-As-fases-da-lua-em-historias-em-quadrinhos-no-ensino-fundamental.html

Segundo Soares Neto & Furtado, Gibi da Turma do Mazim foi criado a fim de desmistificar a disciplina: O Instituto de Física (IF) da Universidade Federal de Goiás (UFG) criou uma revista em quadrinhos para explicar certos fenômenos físicos cotidianos. A revistinha foi nomeada Gibi da Turma do Mazim e seu principal objetivo é tornar o estudo da Física mais simples e prazeroso, aliando diversão e compreensão. O trabalho é resultado de um projeto de pesquisa, que faz parte do programa de licenciatura da UFG (Prolicen), e visa trabalhar com histórias em quadrinhos no ensino da Física. O público alvo da revista são alunos de ensino fundamental. O primeiro volume do Gibi já está disponível no site do IF. Os personagens são professores e alunos do próprio Instituto que ganharam caricaturas para ensinar física de um modo mais divertido. Os assuntos abordados pelo gibi são cotidianos e no primeiro exemplar as crianças podem aprender a respeito das fases da lua de uma maneira bem didática. Além de ensinar a tão temida matéria, o gibi também é educativo. Nos diálogos dos personagens se percebe lições de boas maneiras, tal como respeito aos mais velhos, tudo isso de uma forma bem descontraída e com uma linguagem adequada. Por se tratar de histórias do dia-a-dia dos alunos, eles se identificam com os personagens e aprendem ainda mais rápido. O Gibi da Turma do Mazim foi criado por um aluno bolsista, Francisco Fernandes Soares, e coordenado pelo professor Wagner Furtado (IF). Para a produção gráfica também houve a colaboração do professor Márcio Alves e do professor Bruno Ribeiro, ambos da Faculdade de Artes Visuais (FAV) da UFG. Os organizadores do projeto esperam que a partir de agora o estudo Física deixará de ser um bicho de sete cabeças e se tornará uma atividade possível e satisfatória. (Gilana Nunes)
Texto extraído de: https://secom.ufg.br/n/10386-instituto-de-fisica-integra-aprendizagem-e-diversao

Trecho da História em quadrinhos Mazim e sua turma em Fases da Lua - disponível em: https://www.4shared.com/office/tDX4t7mSce/HQ_Turma_do_Mazin_e_as_fases_d.html





Reportagem extraída de: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/243/o/jornal-ufg-23.pdf

AS + VISITADAS DA SEMANA

Tirinhas para o ensino de Física: Modelos Atômicos

Tirinhas para o ensino de Física: Leis da dinâmica

Tirinhas para ensino de física: Termometria

Tirinhas para ensino de física: Metodologia científica

Tirinhas para ensino de física: Calorimetria

Práticas Didáticas: Calor e Temperatura

Tirinhas para o ensino de Física: Leis da Termodinâmica

Tirinha de Física: MRU/ MRUV/ MCU