USO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE EVOLUÇÃO
Aqui, a proposta é destacar a monografia USO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE EVOLUÇÃO de MARIANE KAROLYNE OLIVEIRA DOS SANTOS, apresentado como pré-requisito para obtenção do título de Licenciado em Ciências Biológicas na Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico de Vitória. Orientadora: Profa. Dra. Claudia Rohde.
Segundo MARIANE KAROLYNE OLIVEIRA DOS SANTOS "O presente trabalho aborda o uso da história em quadrinhos como ferramenta no ensino da Evolução Biológica, executado em duas turmas de terceiro ano do Ensino Médio do turno matutino em uma escola localizada na cidade de Vitória de Santo Antão, Pernambuco. A escola tem a missão de passar o conteúdo de forma que leve o estudante ao aprendizado e, para isso, é importante que haja incentivo para o uso de recursos didáticos. Os quadrinhos surgem como um desses recursos. O objetivo deste trabalho foi propor o uso da história em quadrinhos como ferramenta de ensino nas aulas de Evolução, nas quais foram ministradas aulas expositivas sobre o darwinismo e lamarckismo. Posteriormente foram aplicados pré-testes para verificar o conhecimento dos alunos sobre o tema, e após estes momentos foi aplicada a história em quadrinhos disponibilizada na forma de gibi (Gibi da Evolução) em apenas uma das turmas. Os alunos do Ensino Médio formaram grupos e fizeram a interpretação e associação do conteúdo trabalhado, utilizando as falas e situações dos personagens. Depois disso, apresentaram suas interpretações em sala. Na outra turma que o gibi não foi disponibilizado, os integrantes assistiram às aulas e depois disso, foram divididos em grupos para criar uma história em quadrinhos a partir do conteúdo trabalhado, criando seus próprios personagens e apresentando à turma. Após a realização dessas etapas, as duas turmas responderam ao pós-teste, que abordou o conteúdo trabalhado e também questões relacionadas às impressões do método utilizado, visando observar o rendimento das duas turmas e opiniões sobre o método para coleta dos dados."
Texto extraído de: repositório ufpe
Trecho de história em quadrinhos produzida no âmbito da pesquisa
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Trecho extraído de: repositório ufpe |
História em quadrinhos produzida no âmbito da pesquisa - extraída de: repositório ufp
Conclusões da autora
"A proposta de aplicação de história em quadrinhos no ensino de Evolução permitiu uma série de conclusões. O primeiro ponto a destacar é a carência de recursos didáticos para se trabalhar os conteúdos. Os professores se prendem a determinada metodologia que na maioria das vezes aborda o conteúdo de forma bastante superficial e com uma linguagem nada atrativa aos alunos, ocasionando em um aprendizado ineficiente. O segundo ponto a destacar é que o tema Evolução Biológica é visto como um tema polêmico, complexo, o qual os alunos têm bastante dificuldade de compreensão e trazem muitos conceitos equivocados. Tal tema precisa ser trabalhado de forma diferenciada, sendo de extrema importância o uso de recursos didáticos que tragam uma linguagem atrativa e que favoreça este aprendizado.
Segundo Carvalho e Martins (2009), ao promover atividades que utilizem os meios de comunicação de massa, o jovem pode entender a complexidade do processo de criação de um quadrinho e também desenvolver com este tipo de leitura uma relação mais crítica e dinâmica.
Ainda assim, a leitura de quadrinhos muitas vezes é complexa, pois um texto pode permitir diferentes interpretações, porem há algumas restrições que fazem com que o sentido que o autor, ou o professor, quis mostrar seja percebido pelo leitor 55 (SILVEIRA, 2001). Contudo, o autor pode ter uma consciência da história que os demais podem não ter (PIVOVAR, 2007). Apesar disso, este exercício de interpretação de quadrinhos é positivo, pois mostra a visão que o aluno tem do quadrinho e do conteúdo.
Em relação à interpretação de quadrinhos, Pizarro (2009) comenta sobre a importância da mediação do professor para este tipo de atividade. O uso dos quadrinhos como recurso didático exige que o professor esteja atento a uma melhor maneira de utilizá-los (PIZARRO, 2009).
Por último, é importante que haja um maior contato com os quadrinhos. É provável que logo no primeiro contato pedagógico com a ferramenta não resulte em produções ou interpretações totalmente adequadas, contudo, uma maior quantidade de atividades envolvendo este recurso, possa fazer que o aluno aprimore a capacidade de interpretação e de produção do material."