LUCAS NARCISO: UMA INVESTIGAÇÃO ACERCA DA UTILIZAÇÃO DE MANGÁ NO ENSINO DE FÍSICA

432 HORAS DE RELATIVIDADE: UMA INVESTIGAÇÃO ACERCA DA UTILIZAÇÃO DE MANGÁ NO ENSINO DE FÍSICA


Aqui, a proposta é destacar a monografia 432 HORAS DE RELATIVIDADE: UMA INVESTIGAÇÃO ACERCA DA UTILIZAÇÃO DE MANGÁ NO ENSINO DE FÍSICA de LUCAS DIOVANI LOPES NARCISO apresentado como requisito parcial para a obtenção do grau de Licenciado em Física pela Faculdade de Física da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, sob a orientação de Prof. Me. Marcelo Vettori.

Segundo LUCAS DIOVANI LOPES NARCISO, "usualmente não há abordagem da Física Moderna no Ensino Médio, o que justifica a existência diversas contribuições experimentais de pesquisadores que visam auxiliar os professores no ensino desse conteúdo. Estudos mostram que entre as razões pelas quais o ensino dessa parte da Física é negligenciado estão o despreparo e falta de conhecimento por parte do professor. Dessa forma, o objetivo desse estudo é investigar os benefícios da utilização de um mangá no ensino de Relatividade. Para isso, foram elaboradas e aplicadas aulas em duas turmas do último ano do Ensino Médio, comparando-se dois métodos didáticos: aquele no qual se utilizou o material (mangá) e o tradicional. As análises dos resultados evidenciaram vantagens na utilização do mangá, uma vez que 83% dos alunos que utilizaram o mangá compreenderam satisfatoriamente o conteúdo, contra 73% dos alunos da outra turma. Além disso, o nível geral de satisfação da turma que utilizou o mangá foi alto, indicando que os alunos gostaram do material e das aulas. Por fim, esse estudo recomenda a utilização do mangá no ensino da Física Moderna como ferramenta de auxílio aos professores."

Texto extraído de: revistas eletrônicas pucrs

Trecho do material selecionado pelo autor para desenvolvimento do estudo

Disponível em: drive google - extraído de: revistas eletrônicas pucrs

Material de divulgação da Editora novatec

Conclusões do autor:

" Tendo por objetivo analisar os benefícios da utilização de um mangá no ensino de Relatividade para alunos do terceiro ano do Ensino Médio, esse estudo comparou dois métodos didáticos. O problema de pesquisa surgiu visando incluir uma proposta de auxílio aos professores de Física no ensino da Física Moderna, complementando as diversas contribuições experimentais no ensino desse tema. Kessler (2008) identificou o despreparo e a falta de conhecimento do professor como motivos pelos quais a Física Moderna muitas vezes não é abordada no Ensino Médio. Desse modo, a utilização do mangá proposto nesse estudo é uma alternativa interessante na abordagem desse conteúdo, servindo como importante ferramenta ao professor. A utilização de histórias em quadrinhos no ensino se mostra alternativa bastante útil, uma vez que as mesmas são popularmente difundidas e visam a catarse, estimulando a imaginação e demais atividades mentais. Além disso, a utilização dessas ferramentas desencadeiam conflitos cognitivos e necessitam de menos tempo para que ocorra a compreensão satisfatória de uma teoria (CARUSO et al., 2002). Por fim, Moreira (1999) expõe que a aprendizagem significativa necessita de material potencialmente significativo, como o material utilizado nesse estudo.
Visando analisar a utilização do mangá, aulas foram desenvolvidas e aplicadas em
duas turmas, sendo uma utilizando método tradicional e a outra utilizando o Guia Mangá de Relatividade, desenvolvido por Nitta e colaboradores (2011). As aulas seguiram cronograma com oito aulas, de modo que o conteúdo fosse abordado em um mês (considerando duas aulas semanais). Os resultados obtidos evidenciaram satisfatório progresso dos alunos para ambas as turmas, sendo que 83% dos alunos da turma na qual se utilizou o mangá mostraram evidente progresso, contra 73% dos alunos da outra turma. Esses resultados estão de acordo com o esperado e demonstram que o mangá é um material potencialmente significativo, de modo que o uso dessa ferramenta deve ser encorajado por proporcionar a compreensão satisfatória do conteúdo abordado para maioria dos alunos. Os estudantes da turma na qual foi utilizado o mangá foram convidados a preencher instrumento específico para que fosse verificada a satisfação dos mesmos com relação ao material proposto. Com esse instrumento, verificou-se que a turma ficou satisfeita com as aulas e o material utilizado, resultando em um nível geral de satisfação de 4,1 (em uma escala de 1 a 5, onde 1 indica muito insatisfeito e 5 muito satisfeito). A partir dos resultados obtidos, esse estudo vem a sugerir o Guia Mangá de Relatividade (NITTA et al., 2011) para os professores de Física no ensino da Física Moderna. Recomenda-se que os professores que desejam incluir esse material em suas aulas utilizem mais tempo para que os alunos possam compreender ainda mais satisfatoriamente as Teorias da Relatividade abordadas no material. Sugere-se, então, que sejam dedicadas cinco ou seisaulas de dois períodos cada, sendo quatro dessas para a leitura e discussão de cada capítulo, uma para esclarecimento de dúvidas, discussões adicionais, resolução de problemas, exemplos e exercícios, e uma última aula para avaliação (podendo ser realizada posteriormente)."

Texto extraído de: revistas eletrônicas pucrs

Monografia 

Outras amostras do Guia Mangá

Comentários

As + visitadas da semana

Tirinhas para ensino de física: Eletrostática

Tirinhas para ensino de física: Termometria

PROJETO QUÍMICA EM QUADRINHOS - UNEB: MUNDO DOS ÁTOMOS

Tirinhas para o ensino de Física: Modelos Atômicos

Tirinhas para ensino de física: Astronomia

Tirinhas para ensino de física: Gravitação Universal

Práticas Didáticas: Calor e Temperatura

Tirinhas para ensino de física: Metodologia científica

Tirinhas para o ensino de Física: Leis da dinâmica

Tirinhas para ensino de física: Energias Mecânicas