TELMA DA SILVA - “NEM TUDO É POR BHASKARA”: MATEMÁTICA EM QUADRINHOS

 “NEM TUDO É POR BHASKARA”: A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA POR MEIO DA HISTÓRIA EM QUADRINHOS PARA O ENSINO DA EQUAÇÃO DO SEGUNDO GRAU 

Esta postagem tem como propósito destacar a dissertação de mestrado de TELMA FIDELIS FRAGOSO DA SILVA, intitulada “NEM TUDO É POR BHASKARA”: A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA POR MEIO DA HISTÓRIA EM QUADRINHOS PARA O ENSINO DA EQUAÇÃO DO SEGUNDO GRAU, apresentada ao Mestrado Profissional - Ensino de Ciências na Educação Básica da Universidade Unigranrio como parte dos requisitos finais para obtenção do Título de Mestre em Ciências da Educação, sob a orientação da Prof.a Dr.a Eline das Flores Victer sob o título  “NEM TUDO É POR BHASKARA”: A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA POR MEIO DA HISTÓRIA EM QUADRINHOS PARA O ENSINO DA EQUAÇÃO DO SEGUNDO GRAU 

Segundo TELMA FIDELIS FRAGOSO DA SILVA, "este trabalho consiste na utilização da História da Equação do Segundo Grau através da História em Quadrinhos como material instrucional no ensino de Matemática na forma de um material potencialmente significativo em uma situação de ensino, conforme propõe a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel e J. Novak a partir de Moreira. A proposta de trabalho foi realizada em um grupo de alunos da rede particular de ensino, localizada na zona oeste do Rio de Janeiro. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa foi de natureza qualitativa e quantitativa, tendo como estratégia de investigação uma pesquisa de intervenção pedagógica, no qual se realizou a aplicação de uma avaliação diagnóstica, onde buscamos descobrir os conhecimentos existentes na estrutura cognitiva dos alunos sobre equação. No segundo momento, aplicamos o nosso produto educacional e em seguida aplicamos uma avaliação posterior a fim de realizar comparações e analisar a aprendizagem dos alunos. A partir da reflexão dos alunos, da observação do pesquisador e da entrevista com o professor, verificamos a aplicação de um material instrucional no ensino de equação, amparado na teoria da aprendizagem significativa com a apresentação da história da Matemática na linguagem de História em Quadrinhos, pode-se concluir que constitui um elemento facilitador do processo de ensino-aprendizagem."  
Texto extraído de: Acervo Unigranrio

Trecho de história em quadrinhos produzida pela autora para a pesquisa

Trecho HQ NEM TUDO É POR BHASKARA de TELMA FIDELIS FRAGOSO DA SILVA - extraído de em Acervo EducapesAcervo Unigranrio

História em quadrinhos produzida pela autora para a pesquisa extraído de Acervo Unigranrio


Conclusões da autora

TELMA FIDELIS FRAGOSO DA SILVA destaca que "apesar de existirem dificuldades dos alunos em relação ao aprendizado de forma geral, incluindo o da Matemática, a presente pesquisa teve como proposta facilitar o processo de ensino-aprendizagem do conteúdo de equação do segundo grau pelos alunos do nono ano do Ensino Fundamental II de uma escola privada na Zona Oeste do Município do Rio de Janeiro, após pesquisa, foi possível perceber que a utilização de materiais instrucionais potencialmente significativos pode trazer benefícios ao processo de ensino-aprendizado na situação de ensino proposta pelo professor ao aluno.
Reforçamos a importância de que o aluno aprenda os conteúdos da Matemática de forma significativa, pois uma vez que isto acontece, ele não apenas reproduz o conteúdo, mas apoia-se em conceitos para construir novos conhecimentos e resolver situações cotidianas. E como mostra a Teoria da Aprendizagem Significativa, a disponibilidade de conteúdos significativos na estrutura cognitiva do aluno colabora para aprendizagem de novos conteúdos.
Empenhamo-nos em analisar as literaturas existentes, assim como buscamos referenciais teóricos para abordagem histórica e para o desenvolvimento de Histórias em Quadrinhos, que resultaram em um produto educacional, aplicado com os sujeitos da pesquisa.
Para apresentar o conteúdo de Equação do Segundo Grau utilizamos o produto desenvolvido como um material potencialmente significativo, que serviu para demonstrar através da história os conceitos mais gerais superordenados e combinatórios até atingir os conceitos mais específicos e subordinados.
A fim de responder a pergunta: “A abordagem histórica apresentada na forma de quadrinhos pode contribuir para a aprendizagem significativa de equação do segundo grau?”. Podemos concluir que o produto educacional, nos moldes de um material potencialmente significativo, ainda que não seja condição exclusiva para que a aprendizagem seja bem sucedida, para o conteúdo de equação do segundo grau, mostrou resultados favoráveis, que contribuíram no processo de ensino-aprendizagem.
Podemos perceber com os resultados encontrados nas fases da pesquisa, que a utilização da HQ “Nem tudo é por Bhaskara: Uma abordagem Histórica” provisto que o empenho e resultados mostrados por eles surpreendeu o professor, já que antes da intervenção, eles não se apresentavam tão solícitos em adquirir conhecimentos, apenas conviviam com a obrigação de aprender.
A função deste produto educacional/material instrucional foi de potencializar a criação de relações não-arbitrárias e substantivas entre ideias existentes na estrutura cognitiva dos alunos e a inclusão do novo conteúdo, de forma que pudesse contribuir para o significado lógico do conceito, que atribuímos à utilização da história da matemática na linguagem dos quadrinhos.
Entendendo a história da matemática, os alunos puderam perceber como as teorias “prontas” e “elegantes” de hoje tiveram sua origem em desafios e no acúmulo dos conhecimentos de matemáticos da antiguidade, agregado a apresentação “palatável” da História em Quadrinhos, considerando que o benefício alcançado deva-se a combinação de ambos os elementos apresentados.
Os professores interessados neste material podem inseri-lo dentro no seu planejamento de ensino, apresentação o material com parte introdutória do conteúdo de equação, ou até mesmo como a apresentação de todo o conteúdo citado, realizando o papel de um mediador entre o material instrucional e os alunos durante uma situação de ensino.
Pesando nas possibilidades de desdobramentos deste estudo, sugerirmos a criação de outros materiais, utilizando a conjunção entre a história da matemática e a história em quadrinhos, para outros conteúdos da matemática, opção que poderá favorecer as demais situações de ensino, e proporcionar inclusive a criação de subsunçores para aprendizagens subsequentes.
Concluindo esta dissertação e este Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática, esperamos despertar o interesse de outros pesquisadores e professores, de forma geral, para experiências futuras, em que uma História em Quadrinhos trazendo uma abordagem histórica, seja construída com a função de um material potencialmente significativo para ser utilizado em uma situação de ensino possibilitando a Aprendizagem Significativa."
Texto extraído de: Acervo Unigranrio

Dissertação de Mestrado


Artigo 


Comentários

As + visitadas da semana

Tirinhas para ensino de física: Eletrostática

Tirinhas para ensino de física: Termometria

Tirinhas para o ensino de Física: Modelos Atômicos

PROJETO QUÍMICA EM QUADRINHOS - UNEB: MUNDO DOS ÁTOMOS

Tirinhas para ensino de física: Astronomia

Tirinhas para ensino de física: Gravitação Universal

Tirinhas para ensino de física: Metodologia científica

Tirinhas para ensino de física: Energias Mecânicas

Práticas Didáticas: Calor e Temperatura

Tirinhas para o ensino de Física: Leis da dinâmica