TELMA DA SILVA - “NEM TUDO É POR BHASKARA”: MATEMÁTICA EM QUADRINHOS

 TELMA FIDELIS FRAGOSO DA SILVA - “NEM TUDO É POR BHASKARA”: A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA POR MEIO DA HISTÓRIA EM QUADRINHOS PARA O ENSINO DA EQUAÇÃO DO SEGUNDO GRAU 

Esta postagem tem como propósito difundir a dissertação de mestrado de TELMA FIDELIS FRAGOSO DA SILVA, intitulada “NEM TUDO É POR BHASKARA”: A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA POR MEIO DA HISTÓRIA EM QUADRINHOS PARA O ENSINO DA EQUAÇÃO DO SEGUNDO GRAU, apresentada ao Mestrado Profissional - Ensino de Ciências na Educação Básica da Universidade Unigranrio como parte dos requisitos finais para obtenção do Título de Mestre em Ciências da Educação, sob a orientação da Prof.a Dr.a Eline das Flores Victer.

Segundo TELMA FIDELIS FRAGOSO DA SILVA, o trabalho desenvolvido pela mesma "consiste na utilização da História da Equação do Segundo Grau através da História em Quadrinhos como material instrucional no ensino de Matemática na forma de um material potencialmente significativo em uma situação de ensino, conforme propõe a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel e J. Novak a partir de Moreira. A proposta de trabalho foi realizada em um grupo de alunos da rede particular de ensino, localizada na zona oeste do Rio de Janeiro. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa foi de natureza qualitativa e quantitativa, tendo como estratégia de investigação uma pesquisa de intervenção pedagógica, no qual se realizou a aplicação de uma avaliação diagnóstica, onde buscamos descobrir os conhecimentos existentes na estrutura cognitiva dos alunos sobre equação. No segundo momento, aplicamos o nosso produto educacional e em seguida aplicamos uma avaliação posterior a fim de realizar comparações e analisar a aprendizagem dos alunos. A partir da reflexão dos alunos, da observação do pesquisador e da entrevista com o professor, verificamos a aplicação de um material instrucional no ensino de equação, amparado na teoria da aprendizagem significativa com a apresentação da história da Matemática na linguagem de História em Quadrinhos, pode-se concluir que constitui um elemento facilitador do processo de ensino-aprendizagem. 
Palavras-chave: História da Equação do Segundo Grau. História em Quadrinhos. Aprendizagem Significativa. Material potencialmente significativo."  
Texto extraído de: Acervo Unigranrio


Trecho HQ NEM TUDO É POR BHASKARA de TELMA FIDELIS FRAGOSO DA SILVA - disponível em Acervo EducapesONEDRIVE ARTE DA FÍSICA EM QUADRINHOS;

TELMA FIDELIS FRAGOSO DA SILVA destaca que "diversos estudos referentes à utilização de HQ como recurso pedagógico, já foram realizados. Em alguns desses estudos, é possível visualizar o emprego da História da Matemática na linguagem dos quadrinhos[...], dentro da matemática, encontramos Lupi Scheer dos Santos (2014) que pesquisou a utilização da História da Matemática como instrumento mediador para o ensino e a aprendizagem através da familiarização com a linguagem dos quadrinhos para o ensino de Geometria nos anos finais do Ensino Fundamental em escolas municipais de Pelotas" (p. 41). Nesta medida, TELMA FIDELIS FRAGOSO DA SILVA defende que "as inúmeras potencialidades a respeito da utilização da História da Matemática e da História em Quadrinhos em sala de aula impulsionaram a pesquisa que está oferecendo como produto educacional um material instrucional, ou seja, uma HQ expondo uma abordagem histórica da História da Equação do Segundo Grau, nesse capítulo é descrito desenvolvimento desse produto.  Nossa expectativa é que o produto, fazendo parte do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática, se enquadre como material potencialmente significativo, já leva em consideração que a história da matemática mostra o conteúdo de uma forma geral e que no decorrer do tempo, da própria história, é chegado o momento onde se demonstra de forma específica o desenvolvimento da fórmula de Bhaskara utilizada na grande maioria dos livros que abrangem o conteúdo de equação do segundo grau, contemplando assim o princípio da diferenciação progressiva e o produto traz ainda em trechos da HQ, conceitos básicos para o entendimento de equações como radiciação, fatoração e a definição de coeficientes de uma equação, fortalecendo os subsunçores existentes ou os propiciando caso sua ausência na estrutura cognitiva dos alunos, além de expor os conceitos de forma superordenada, favorecendo a percepção de similaridades e diferenças entre as formas de resolução de equação pelos povos da antiguidade, promovendo a reconciliação integradora da Aprendizagem Significativa. A referida HQ relata alguns feitos dos matemáticos referente às diversas formas de se resolver Equação do Segundo Grau, apresenta curiosidades interessantes dos povos da Antiguidade e demonstra como uma fórmula tão conhecida foi desenvolvida com o passar dos séculos, baseando-se na reunião do conhecimento de vários matemáticos.  Não é uma descrição da vida dos matemáticos, tampouco uma lista de exercícios com alguns desenhos expressando uma contextualização do conteúdo, mas sim um diálogo dos personagens da HQ com o leitor mostrando que certos feitos impactaram na matemática de conhecemos hoje e que muitos deles estão incorporados no nosso cotidiano. As vantagens citadas ao longo do texto unem-se neste produto a fim de proporcionar ao aluno um processo de ensino e aprendizagem nos moldes da Teoria da Aprendizagem Significativa e se possível gerar os subsunçores essenciais para ancoragem da aprendizagem subsequente, que o aluno vai se deparar no Ensino Médio com o estudo de Funções Quadráticas" (p. 59 - 60).
Texto extraído de: Acervo Unigranrio


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