Samuel Feitosa: TÓPICOS DE FÍSICA QUÂNTICA ATRAVÉS DA ARTE DOS QUADRINHOS

TÓPICOS DE FÍSICA QUÂNTICA, EM VERSOS DE CORDEL E ARTE DOS QUADRINHOS, ENSINADOS À LUZ DE UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA.

A postagem em questão versa sobre a Dissertação de Mestrado de Samuel dos Santos Feitosa submetida ao Programa de Pós-Graduação da Universidade Regional do Cariri no Curso de Mestrado Profissional de Ensino de Física(MNPEF), como parte dos requisitos necessários à obtenção do título de Mestre em Ensino de Física, orientada pelo Dr. Francisco Augusto Silva Nobre. Para Samuel Feitosa, o ensino de Física nas escolas públicas brasileiras não tem conseguido atingir os objetivos estabelecidos na legislação vigente. Não é justo e coerente apontar a formação dos professores e sua respectiva atuação em sala de aula como únicos responsáveis pelos baixos índices de aprendizados nessa área da ciência. Porém cabe ao profissional que atua em sala de aula desenvolver ferramentas didáticas e metodologias de ensino que tentem superar parte da problemática que aflige o processo de construção do conhecimento dos alunos. Na perspectiva de propor uma alternativa para auxiliar no estudo de tópicos de Mecânica Quântica nas escolas, este trabalho apresenta resultados de uma experiência realizada pela aplicação de uma História em Quadrinhos, escrita em versos de cordel, junto a uma turma do 3° ano do ensino médio de uma instituição de ensino pública do município de Salgueiro-PE. Tal ferramenta didática foi construída buscando facilitar a compreensão de conceitos e fenômenos que envolvem o estudo da estrutura da matéria. Entende-se que ela pode ser considerada como uma ferramenta de ensino potencialmente significativa, por levar em consideração o processo de assimilação e retenção de significados: apresentando uma construção histórica de eventos, contextualizando conceitos e repetindo informações ao longo do enredo. A aplicação da história em quadrinhos, intitulada “Os moídos e pelejas desde o átomo clássico inté o átomo quântico”, aconteceu por meio de uma sequência de ensino inspirada nos aspectos sequenciais da Unidade de Ensino Potencialmente Significativa(UEPS), levando em consideração princípios da teoria cognitiva da aprendizagem significativa. Os resultados da experiência, analisado sem uma abordagem quali-quantitativa, indicam satisfatório avanço no desenvoltura dos estudantes: melhorando a postura investigativa, demonstrando envolvimento com o material didático, comprometimento com o trabalho em equipe e, principalmente, compreensão dos conceitos e fenômenos estudados.A contextualização do conteúdo em versos de cordel e ilustrações dos quadrinhos, através da aproximação entre Arte e Ciências, propiciou aos estudantes um pensar e estudar Física sob a ótica da criatividade, dando mais liberdade para o estímulo do desenvolvimento da capacidade imaginativa.
Trecho da história em quadrinhos Os moídos e as pelejas desde o átomo clássico inté o átomo quântico - disponível em: http://www.urca.br/mnpef/phocadownload/Dissertacoes/mnpef_urca_polo31_produto_educacional_samuel.pdf

História em quadrinhos



Dissertação de Mestrado 

A HQ“Os moídos e as pelejas desde o átomo clássico inté o átomo quântico” (Produto desenvolvido no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física.), descrita em versos de cordel, foi elaborada na perspectiva de contextualizar conceitos físicos, eventos, experiências e fenômenos científicos que contribuíram para construção de modelos atômicos, segundo a teoria clássica e a teoria quântica do átomo. Essa ferramenta pedagógica teve como texto base o capítulo 32 do livro Física Conceitual de Hewitt (2002). No entanto, devido à necessidade de abordar conceitos e fenômenos através de uma abordagem histórica,também foi utilizado o Volume 3 da Coleção Física em Contextos, que tem como autor principal Pietrocola (2010). Na perspectiva de investigar a aplicação dessa ferramenta em sala de aula, este trabalho apresenta uma discussão sobre a utilização da literatura de cordel e de HQs no ensino de Física. Além disso,apresenta aspectos relevantes da teoria da aprendizagem significativa e do desenvolvimento de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), buscando entender como se dá o processo de ensino-aprendizagem para planejar uma sequência de ensino e realizar uma intervenção pedagógica aplicando a HQ, “Os moídos e as pelejas desde o átomo clássico inté o átomo quântico”, em aulas de Física.Nos aspectos metodológicos são apresentados a natureza da pesquisa e o processo de coleta de dados. Apresenta também o planejamento de uma sequência de ensino com etapas que serão realizadas durante o processo de intervenção, com atividades inspirada nos fundamentos teóricos e nos aspectos sequenciais de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS). Sequência de ensino desenvolvida por Moreira (2011), baseando-se em teorias cognitivas de aprendizagem, com objetivo de organizar o ensino em etapas estratégicas para facilitar a aprendizagem significativa. A intervenção e os resultados do trabalho apresentam detalhes da experiência de aplicação da HQ junto à turma do 3° ano do ensino médio de uma instituição pública localizada no município de Salgueiro-PE11. Todo o processo de intervenção ocorreu ao longo de 3 semanas, que envolveram 9 aulas de 45 minutos, distribuídas em 6 encontros. As atividades desenvolveram-se na perspectiva de colocar os discentes como protagonistas das ações do processo de construção do conhecimento, atuando como sujeitos ativos do processo de ensino-aprendizagem. Além de dinâmicas de resolução de situações-problemas, os discentes dedicaram-se a produção de versos de cordel e tirinhas dentro do contexto dos principais tópicos estudados. Vale ressaltar que os resultados do processo de intervenção indicam a compreensão e assimilação dos conceitos estudados, além de um potencial estímulo da criatividade e capacidade imaginativa dos discentes na aprendizagem de ciência.
Texto extraído de: http://www.urca.br/mnpef/index.php/dissertacao-e-produtos/category/37-topicos-de-fisica-quantica-em-versos-de-cordel-e-arte-dos-quadrinhos-ensinados-a-luz-de-uma-unidade-de-ensino-potencialmente-significativa-samuel-dos-santos-feitosa-turma-2017
 

Produto Educacional

AS + VISITADAS DA SEMANA

Tirinhas para o ensino de Física: Modelos Atômicos

Tirinhas para o ensino de Física: Leis da dinâmica

Tirinhas para ensino de física: Termometria

Tirinhas para ensino de física: Metodologia científica

Tirinhas para ensino de física: Calorimetria

Práticas Didáticas: Calor e Temperatura

Tirinhas para o ensino de Física: Leis da Termodinâmica

Tirinha de Física: MRU/ MRUV/ MCU