TÓPICOS DE FÍSICA QUÂNTICA, EM VERSOS DE CORDEL E ARTE DOS QUADRINHOS, ENSINADOS À LUZ DE UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA.
A postagem em questão versa sobre a Dissertação de Mestrado de Samuel dos Santos Feitosa submetida ao Programa de Pós-Graduação da Universidade Regional do Cariri no Curso de Mestrado Profissional de Ensino de Física(MNPEF), como parte dos requisitos necessários à obtenção do título de Mestre em Ensino de Física, orientada pelo Dr. Francisco Augusto Silva Nobre, intitulada TÓPICOS DE FÍSICA QUÂNTICA, EM VERSOS DE CORDEL E ARTE DOS QUADRINHOS, ENSINADOS À LUZ DE UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA.
Para Samuel Feitosa, "o ensino de Física nas escolas públicas brasileiras não tem conseguido atingir os objetivos estabelecidos na legislação vigente. Não é justo e coerente apontar a formação dos professores e sua respectiva atuação em sala de aula como únicos responsáveis pelos baixos índices de aprendizados nessa área da ciência. Porém cabe ao profissional que atua em sala de aula desenvolver ferramentas didáticas e metodologias de ensino que tentem superar parte da problemática que aflige o processo de construção do conhecimento dos alunos. Na perspectiva de propor uma alternativa para auxiliar no estudo de tópicos de Mecânica Quântica nas escolas, este trabalho apresenta resultados de uma experiência realizada pela aplicação de uma História em Quadrinhos, escrita em versos de cordel, junto a uma turma do 3° ano do ensino médio de uma instituição de ensino pública do município de Salgueiro-PE. Tal ferramenta didática foi construída buscando facilitar a compreensão de conceitos e fenômenos que envolvem o estudo da estrutura da matéria. Entende-se que ela pode ser considerada como uma ferramenta de ensino potencialmente significativa, por levar em consideração o processo de assimilação e retenção de significados: apresentando uma construção histórica de eventos, contextualizando conceitos e repetindo informações ao longo do enredo. A aplicação da história em quadrinhos, intitulada “Os moídos e pelejas desde o átomo clássico inté o átomo quântico”, aconteceu por meio de uma sequência de ensino inspirada nos aspectos sequenciais da - Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), levando em consideração princípios da teoria cognitiva da aprendizagem significativa. Os resultados da experiência, analisados em uma abordagem quali-quantitativa, indicam satisfatório avanço no desenvoltura dos estudantes: melhorando a postura investigativa, demonstrando envolvimento com o material didático, comprometimento com o trabalho em equipe e, principalmente, compreensão dos conceitos e fenômenos estudados. A contextualização do conteúdo em versos de cordel e ilustrações dos quadrinhos, através da aproximação entre Arte e Ciências, propiciou aos estudantes um pensar e estudar Física sob a ótica da criatividade, dando mais liberdade para o estímulo do desenvolvimento da capacidade imaginativa."
Texto extraído de: Repositório urca
Trecho da história em quadrinhos produzida para a pesquisa
![]() |
Trecho da história em quadrinhos Os moídos e as pelejas desde o átomo clássico inté o átomo quântico - extraído de: urca.br |
História em quadrinhos construída pelo autor para a pesquisa
Conclusão do autor
"Inovar e superar as dificuldades estruturais das escolas, rompendo com o excesso de aulas expositivas com o professor centradas nas ações de todo o processo, é uma tarefa árdua, porém necessária. Neste sentido, o trabalho com desenvolvimento de versos poéticos típicos da literatura popular e a criação de enredos com ilustrações características das histórias de quadrinhos mostrou-se um excelente recurso didático para o processo de ensino-aprendizagem, por diversificar as aulas de Física, superando os massivos métodos tradicionais e envolvendo os discentes em atividades reflexivas. As atividades foram concretizadas com sucesso devido o estudo prévio e reflexivo para elaboração da uma sequência de ensino, planejada no intuito de colocara os estudantes como protagonistas das ações do processo de ensino-aprendizagem e organizando os tópicos do conteúdo de forma a facilitar a construção do conhecimento. O trabalho com situações-problemas, exigindo dos discentes interpretações de conceitos e fenômenos indicaram a compreensão do conteúdo ensinados, tendo em vista que para todas as questões trabalhadas as equipes conseguiram apresentar soluções coerentes. Algumas equipes indicaram maior capacidade de contextualização e em nenhuma das questões os discentes indicaram entendimento insatisfatório. Tais resultados foram apresentados de forma qualitativa e quantitativa, procurando apresentar de forma mais fiel possível as soluções propostas por cada grupo. Do ponto de vista do envolvimento dos alunos nas atividades da sequência e de estimulo ao desenvolvimento da criatividade para o aprendizado de ciências os resultados foram surpreendentes. Pois mesmo diante de tremas abstratos os grupos desenvolveram versos de cordel e tirinhas contextualizando os fenômenos e conceitos que envolveram o surgimento da velha mecânica quântica, corroborando com a ideia de que o ensino de ciências relacionado ao campo da cultura e arte pode estimular a capacidade criativa dos estudantes. Vale ressaltar que a sequência de ensino não deve ser entendida como uma receita que levará ao sucesso da aprendizagem. O professor deve estar preparado para mudanças ao longo do processo, pois a mesma se desenvolve levando em consideração as peculiaridades da turma e da escola. Medidas inovadoras requerem um ambiente 65 favorável que é possível com diálogo, conquistando a comunidade escolar através da negociação de negociação e não pela imposição de qualquer autoridade. ".
Texto extraído de: urca.br
Texto extraído de: urca.br