Edimara Vieira & Ivanilda Higa: HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE FÍSICA (ENERGIAS MECÂNICAS)

 HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE FÍSICA (ENERGIAS MECÂNICAS)   

Aqui, temos a proposta de divulgar o artigo de Edimara Vieira & Ivanilda Higa apresentado ao Congresso Nacional de Educação (Educere) intitulado  HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE FÍSICA,

Segundo Edimara Vieira & Ivanilda Higa "o trabalho foi desenvolvido no âmbito de uma disciplina de Estágio de um curso de formação de professores de física, tendo como público alvo estudantes de um curso de pedagogia. Teve como objetivo estudar as potencialidades e funcionamento de linguagens distintas das usualmente utilizadas no ambiente escolar. Dentro desta proposta buscou-se apresentar as Histórias em Quadrinhos como um recurso didático significativo no processo de ensino-aprendizagem dos conceitos físicos no contexto formal de ensino, a partir da leitura, interpretação e confecção de História em Quadrinhos. Assim, este estudo contou com dois enfoques, o primeiro destinou-se à apresentação das Histórias em Quadrinhos como um potencial recurso didático no desenvolvimento de aulas de física, centradas na leitura e interpretação do recurso apresentado. O segundo enfoque destinou-se a produção de Histórias em Quadrinhos (Tirinhas) pelos estudantes dentro de um contexto que vislumbrou identificar os processos de autoria desenvolvidos por estes estudantes dentro do contexto apresentado. Três abordagens distintas foram elaboradas e desenvolvidas em sala de aula, num total de 4 horas aula, e destas abordagens pode-se identificar que os estudantes participantes interpretaram a inserção de Histórias em Quadrinhos no cotidiano escolar como um recurso de caráter lúdico, motivador, ilustrativo e/ou complementar e não como uma linguagem potencialmente mediadora no processo de ensino-aprendizagem dos conceitos escolares. Da confecção de Histórias em Quadrinhos de física, pôde-se evidenciar os discursos de autoria desenvolvidos por estes estudantes, evidenciando que a articulação de linguagens que priorizam os processos criativos no contexto formal de ensino promove o aperfeiçoamento dos discursos de autoria elaborados pelos estudantes."

Texto extraído de: Acervo EDUCERE

Quadrinhos Produzidos pelas autoras para a proposta didática


História em Quadrinhos utilizada no estudo - Conservação e Transformação de Energia - disponível em: (parte 1) http://Pixton.com/hq:p8l6u6zn, (parte 2) http://Pixton.com/hq:b8kj2ife, (parte 3) http://www.pixton.com/br/comic/7v426upv

Tirinha 1: Processos de produção de energia disponível em: http://Pixton.com/hq:6wdrqmdf

Tirinha 2: Processos de produção de energia - disponível em: https://Pixton.com/hq:p00kbgw1

Tirinha 3: Processos de produção de energia - disponível em: http://Pixton.com/hq:9wncvgjz

Tirinha 4: Processos de produção de energia disponível em: http://Pixton.com/hq:kwe03dfc                            

Tirinhas produzidas pelos licenciandos no âmbito da pesquisa:





material extraído de: Acervo EDUCERE

Conclusão das autoras

"Este estudo teve por objetivo analisar as potencialidades das Histórias em Quadrinhos, como material didático significativo no ensino de física, onde o uso da linguagem criativa se faz fundamental no desenvolvimento e aperfeiçoamento do discurso. A partir deste estudo pôde-se evidenciar que linguagens centradas em processos criativos potencializam o desenvolvimento de atividades centradas na repetição formal e histórica, como pode ser evidenciado na etapa envolvendo a produção de Tirinhas de física. Logo, como linguagem mediadora, a História em Quadrinhos, quando bem articuladas dentro do ambiente formal de ensino, pode potencializar o processo de aprendizagem significativa dos conceitos físicos, afinal a confecção de Histórias em Quadrinhos exige dos estudantes que articule os conceitos compreendidos a um dado contexto que pode ser desde o apresentado em sala de aula até aqueles trazidos pelos estudantes. Contudo, este estudo também revela um ponto que pode dificultar a utilização das Histórias em Quadrinhos em sala de aula, e está ligado ao imaginário dos professores de que esta linguagem não se materializa como recurso didático, mas sim como material lúdico, motivador ou complementar, assim dispensável dentro de uma abordagem formal de ensino. O que consequentemente pode limitar a proposta, pois não identifica que o significado desta linguagem não está no material, mas sim no significado atribuído pelos indivíduos escolares que interagem com e através desta linguagem."
Texto extraído de: Acervo EDUCERE

Artigo 

As + visitadas da semana

Tirinhas para ensino de física: Termometria

Tirinhas para o ensino de Física: Modelos Atômicos

Tirinhas para ensino de física: Eletrostática

Tirinhas para ensino de física: Astronomia

Tirinhas para ensino de física: Gravitação Universal

Tirinhas para ensino de física: Energias Mecânicas

Tirinhas para ensino de física: Metodologia científica

Tirinhas para ensino de física: Magnetismo

Práticas Didáticas: Calor e Temperatura

Tirinhas para ensino de física: Ondas eletromagnéticas