FÍSICA DE PARTÍCULAS PARA O ENSINO MÉDIO EM QUADRINHOS
Aqui a proposta é destacar o trabalho de dissertação de mestrado FÍSICA DE PARTÍCULAS PARA O ENSINO MÉDIO EM QUADRINHOS apresentado por Cristiano Pereira da Silva ao Programa de Pós- Graduação em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física da Universidade Federal de Pernambuco, como requisito parcial à obtenção do Título de Mestre em Ensino de Física. Área de concentração: Ensino de Física, com o orientador: Prof°. Dr. Ernesto Arcenio Valdés Rodriguez.
De acordo com Cristiano Pereira da Silva "a influência dos filmes, séries de televisão e desenhos animados, inspirados em histórias em quadrinhos de super-heróis, tem contribuído para a divulgação científica de algumas teorias da física de partículas no público adolescente. A partir deste cenário, este estudo visa propor uma estratégia de ensino sobre esta temática por meio da construção e aplicação de HQs em sala de aula. Esta pesquisa contou com a participação de estudantes consultores e voluntários da escola técnica Maria Eduarda Ramos de Barros, no município de Carpina-PE. Além destes colaboradores já citados, tivemos a indispensável contribuição de três graduandos do curso de Design da Universidade Federal de Pernambuco, Campus Agreste. Para consolidar a proposta citada, foram ofertadas oficinas e reuniões de discussão sobre a produção de narrativa em quadrinhos. Nesse processo, foram construídas várias versões de roteiros para a confecção da HQ, visando ajustes na linguagem e no tamanho do produto. Após passar pelos procedimentos de ilustração e revisão, a história em quadrinhos foi disponibilizada a um grupo de 20 alunos de quatro turmas do 3º ano do ensino médio. Os estudantes participaram também da resolução de três questionários que visavam verificar, a compreensão dos conceitos físicos da história, o tema e arte utilizados, e críticas e sugestões para a melhoria da qualidade da história em quadrinhos. Os resultados obtidos, revelados neste trabalho, foram extremamente positivos. Além de demonstrar um excelente desempenho dos estudantes nas questões básicas da física de partículas elementares, estes resultados também contribuíram para a melhoria do produto educacional, através das colocações subjetivas nos questionários de opinião. Todos estes fatores credenciam o ensino de física de partículas por meio de histórias em quadrinhos como uma alternativa, na busca da promoção e da construção de uma aprendizagem significativa."
Texto extraído de: repositório ufpe
Trecho de história em quadrinhos produzida pelo pesquisador para o estudo
![]() |
Trecho extraído de: repositório ufpe |
História em quadrinhos produzida pelo pesquisador para o estudo - extraída de: repositório ufpe
Conclusões do autor
"A estratégia da construção dos conceitos de física de partículas através da leitura de uma história em quadrinhos, encontrou uma ótima recepção por parte dos estudantes do ensino médio que participaram deste estudo. O entusiasmo apresentado pelos discentes, em todas as etapas, da pesquisa superaram as melhores expectativas. Tal fato demonstra a importância de construir um planejamento pedagógico que busque interpretar e dialogar com as vivências do público do ensino médio, conectando-os com os conhecimentos físicos clássicos, modernos e contemporâneos.
A criação de uma equipe de alunos consultores foi muito importante para o desenvolvimento do produto educacional. Embora eles fossem incialmente responsáveis pela construção da HQ e apesar de terem, de forma espontânea e unanimes, declinado de realizar tal tarefa sob a alegação de limitações técnicas, as contribuições sobre a linguagem, os cenários e sobre a validação das etapas da confecção do produto educacional foram indispensáveis.
Diante da inexperiência técnica e para um desafio dessa magnitude, e da grande apreensão sobre a expectativa de naufragar a proposta de confeccionar uma história em quadrinhos, a participação dos estudantes de Design da UFPE/CAA nas oficinas e na ilustração do produto resultou numa experiência muito positiva em relação a ideia inicial.
Os resultados obtidos através da aplicação do produto educacional, a experiência adquirida pelos alunos consultores e a parceria firmada com os referidos graduandos da UFPE, credenciam a continuação e a ampliação desta proposta. Dentre as possibilidades futuras avençadas estão a criação de outras narrativas em quadrinhos sobre a história e aplicações da física de partículas e a transformação destas em animações.
Outro desafio muito interessante é estabelecer mecanismos de coesão entre a física experimental e a física teórica por meio de HQs. Apresentar a modelagem e a linguagem matemática próprias de temas e problemas da física através deste recurso artístico, também é uma proposta futura latente."
Texto extraído de: repositório ufpe
Comentários
Postar um comentário