A IMPORTÂNCIA DO USO DE CARTUNS COMO FERRAMENTAS AUXILIARES NO ENSINO DE CONCEITOS DE MECÂNICA QUÂNTICA NO ENSINO MÉDIO
Nesta página apresentaremos os resultados do trabalho acadêmico de RENDISLEY ARISTÓTELES DOS SANTOS PAIVA em meio à dissertação apresentada como requisito parcial à obtenção do Título de Mestre em Ensino de Física – Área de Concentração “Física na Educação Básica“ pelo Programa de Pós-graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física da Universidade de Brasília a acerca do uso de cartuns no aprendizado de conceitos de Mecânica Quântica no ensino médio, intitulada A IMPORTÂNCIA DO USO DE CARTUNS COMO FERRAMENTAS AUXILIARES NO ENSINO DE CONCEITOS DE MECÂNICA QUÂNTICA NO ENSINO MÉDIO
De acordo com RENDISLEY ARISTÓTELES DOS SANTOS PAIVA "neste trabalho apresentamos nossos resultados a acerca do uso de cartuns no aprendizado de conceitos de Mecânica Quântica no ensino médio. Os cartuns utilizados foram de autoria própria e o conjunto de cartuns constituiu uma revistinha de quadrinhos intitulada “Eletron no mundo quântico”. As histórias contidas nos cartuns narram as aventuras e descobertas de um garoto num mundo onde se realça as regras da Mecânica Quântica. Os cartuns devem ser utilizados como complementos às aulas tradicionais, levando os estudantes a estabelecerem analogias entre as histórias e os fenômenos de natureza quântica. Os resultados qualitativos e quantitativos mostraram um significante impacto no aprendizado destes conceitos quando comparados com o método tradicional de ensino em sala de aula."
Texto extraído de: repositorio.unb
Histórias em quadrinhos produzidas por ARISTÓTELES DOS SANTOS PAIVA ao longo da dissertação de mestrado
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Tirinha 1: Distribuição de probabilidade (Paiva, 2015) extraídas de repositorio.unb |
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Tirinha 2: Superposição de estados (Paiva, 2015) extraídas de repositorio.unb |
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Tirinha 3: Princípio da incerteza, Nuvens de probabilidade (Paiva, 2015) extraídas de repositorio.unb |
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Tirinha 4: Princípio da incerteza (Paiva, 2015) extraídas de repositorio.unb |
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Tirinha 5: Efeito de tunelamento (Paiva, 2015) extraídas de repositorio.unb |
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Tirinha 6: Dualidade onda-partícula (Paiva, 2015) extraídas de repositorio.unb |
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Tirinha 7: Comportamento ondulatório da matéria (Paiva, 2015) extraídas de repositorio.unb |
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Tirinha 8: Diagrama de Pauli (Paiva, 2015) - extraídas de repositorio.unb |
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Tirinha 9: Quantização de energia (Paiva, 2015) - extraídas de repositorio.unbConclusões do autor:"A história em quadrinhos elaborada neste trabalho é uma proposta de recurso mediacional para o ensino de conceitos básicos de Mecânica Quântica para alunos do ensino médio. Os cartuns que compões o gibi intitulado “Elétron no mundo quântico” constitui o produto educacional oriundo desta pesquisa de mestrado profissional. A pesquisa torna evidente que a utilização das histórias em quadrinhos, com cenas e falas do cotidiano do aluno e, ao mesmo tempo, com conceitos científicos numa linguagem diferenciada do tema nos traz resultados satisfatórios. Os resultados, tanto quantitativos como qualitativos, mostraram-se favoráveis ao uso dos cartuns como recurso auxiliar no desenvolvimento de conceitos de mecânica quântica no ensino médio. No arcabouço quantitativo, um teste de hipóteses com nível de significância de 1% mostrou que o desempenho dos estudantes que usaram os cartuns foi melhor do que os estudantes pertencentes à turma controle, no sentido que os estudantes da turma experimental demonstraram um rendimento superior no pós-teste. Do ponto de vista qualitativo, os estudantes respondentes da entrevista relataram que o uso dos cartuns além de despertar o interesse deles, melhorou a compreensão do conteúdo e também tornou as aulas de Física mais atrativas. Os estudantes destacaram ainda, que a leitura dos cartuns no início de cada conteúdo despertava uma dúvida, pois sempre surgiam questionamentos sobre o porquê das situações apresentadas. Com esses depoimentos, ficou transparente que os cartuns funcionaram como elemento problematizador, no contexto da problematização apontada por Paulo Freire e Bachelard. Nesse contexto, os cartuns eram apresentados como uma forma de participação ativa e de diálogo constante entre alunos e professor para se atingir o conhecimento. Além disso, os cartuns auxiliaram no surgimento de atividades investigativas e argumentações em sala de aula, as quais são indispensáveis para o desenvolvimento crítico do aluno e na busca de soluções para problemas do dia a dia. Numa análise mais ampla, se considerarmos o conjunto dos dados estatísticos apresentados, nos quais observa-se uma evolução no acerto e na compreensão das questões, juntamente às respostas dadas nas entrevistas, podemos concluir, presumidamente, que houve aprendizagem significativa. Dessa presunção surge-nos o questionamento se seria o cartum um material didático potencialmente significativo. Tendo em vista os resultados satisfatórios obtidos com o uso dos cartuns como material auxiliar, temos a perspectiva de aprimorar os cartuns apresentados, corrigindo prováveis erros conceituais, bem como incluir cartuns relacionados a outros conceitos. Também pretendemos elaborar cartuns que trabalhem outras áreas da física, difundindo assim uma metodologia de ensino de Física mais contextualizada e divertida." Texto extraído de: repositorio.unb Dissertação |