RENDISLEY PAIVA: CARTUNS NO ENSINO DE MECÂNICA QUÂNTICA

Siga-nos no Twitter

A IMPORTÂNCIA DO USO DE CARTUNS COMO FERRAMENTAS AUXILIARES NO ENSINO DE CONCEITOS DE MECÂNICA QUÂNTICA NO ENSINO MÉDIO

Nesta página apresentaremos os resultados do trabalho acadêmico de RENDISLEY ARISTÓTELES DOS SANTOS PAIVA em meio à dissertação apresentada como requisito parcial à obtenção do Título de Mestre em Ensino de Física – Área de Concentração “Física na Educação Básica“ pelo Programa de Pós-graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física da Universidade de Brasília a acerca do uso de cartuns no aprendizado de conceitos de Mecânica Quântica no ensino médio. Os cartuns utilizados foram de autoria própria e o conjunto de cartuns constituiu uma revistinha de quadrinhos intitulada “Elétron no mundo quântico”. As histórias contidas nos cartuns narram as aventuras e descobertas de um garoto num mundo onde se realça as regras da Mecânica Quântica. Nesta estrutura didática os cartuns foram utilizados como complementos às aulas tradicionais, levando os estudantes a estabelecerem analogias entre as histórias em quadrinhos e os fenômenos de natureza quântica. Os resultados qualitativos e quantitativos mostraram um significante impacto no aprendizado destes conceitos quando comparados com o método tradicional de ensino em sala de aula. presente trabalho traz os resultados de uma pesquisa aplicada em escolas de ensino médio, na qual os conceitos de Mecânica Quântica foram trabalhados mediante o uso de HQs via cartuns. É importante salientar que nessa estratégia de ensino abordada nas salas de aula, esses cartuns foram utilizados como material de apoio, sendo indispensável a utilização de outra estratégia de ensino (aula tradicional, debate, etc.). Acrescentamos também, que os cartuns atuaram didaticamente como ferramentas adequadas para o estabelecimento de analogias entre os fenômenos quânticos e as situações cotidianas. Este trabalho teve por objetivo verificar o ganho aprendizagem de alunos do ensino médio sobre o tema Mecânica Quântica a partir da leitura de uma revista de história em quadrinhos intitulada: Elétron no mundo quântico, desenvolvida pelos pesquisadores deste estudo. Texto extraído de: https://repositorio.unb.br/handle/10482/20390

Histórias em quadrinhos produzidas por ARISTÓTELES DOS SANTOS PAIVA ao longo da dissertação de mestrado

Tirinha 1: Distribuição de probabilidade (Paiva, 2015)
Tirinha 2: Superposição de estados (Paiva, 2015)


Tirinha 3: Princípio da incerteza, Nuvens de probabilidade (Paiva, 2015)

Tirinha 4: Princípio da incerteza (Paiva, 2015)
Tirinha 5: Efeito de tunelamento (Paiva, 2015)

Tirinha 6:  Dualidade onda-partícula (Paiva, 2015)
Tirinha 7: Comportamento ondulatório da matéria (Paiva, 2015)
Tirinha 8: Diagrama de Pauli (Paiva, 2015)
Tirinha 9: Quantização de energia (Paiva, 2015)



Prezado(a) Professor(a),
Esta revista em quadrinhos intitulada “Elétron no mundo quântico” é o produto de uma pesquisa do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física – Polo UnB. As histórias contidas na revista trazem situações analógicas a alguns fenômenos quânticos de interesse no ensino de física moderna. As pequenas histórias, as quais são denominadas cartuns, devem ser utilizadas como elementos problematizadores nas aulas de física no ensino médio, dentro das concepções de problematização propostas por Paulo Freire e Gaston Bachelard. Nesse sentido, os cartuns deverão propiciar o início dos debates e discussões acerca dos conceitos inerentes ao mundo quântico; sendo assim, indispensável conciliá-los a outra estratégia de ensino qualquer. No fim da revista há alguns hipertextos que tratam desde a história do surgimento da teoria quântica, bem como a explicação de alguns fenômenos intrínsecos à mecânica quântica. Os assuntos abordados na revista em quadrinhos são: • Princípio da incerteza de Heisenberg; • Quantização da energia; • Superposição de estados quânticos; • Efeito túnel; • Interpretação probabilística da mecânica quântica; • Dualidade onda-partícula; • Princípio da exclusão de Pauli. Dessa forma, esperamos que o senhor(a) faça um bom proveito didático do material proposto, utilizando-o de forma complementar a outras estratégias de ensino em suas aulas sobre física moderna. Mais informações podem ser obtidas consultando a dissertação de mestrado intitulada “A importância do uso de cartuns como ferramentas auxiliares no ensino de conceitos de mecânica quântica no ensino médio”.
Atenciosamente,
Rendisley Aristóteles dos Santos Paiva.

Trabalhos acadêmicos

AS + VISITADAS DA SEMANA

Tirinhas para o ensino de Física: Modelos Atômicos

Tirinhas para o ensino de Física: Leis da dinâmica

Tirinhas para ensino de física: Termometria

Tirinhas para ensino de física: Metodologia científica

Práticas Didáticas: Calor e Temperatura

Tirinhas para ensino de física: Calorimetria

Tirinhas para o ensino de Física: Leis da Termodinâmica

Tirinha de Física: MRU/ MRUV/ MCU