GIOVANNI GRASSI: EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL DE QUÍMICA - CARTILHA QUADRINIZADA SOBRE RADIOATIVIDADE

A LINGUAGEM DOS QUADRINHOS NO ESTUDO DA RADIOATIVIDADE NO ENSINO MÉDIO: O ACIDENTE COM O CÉSIO- 137 EM GOIÂNIA, 20 ANOS DEPOIS

Aqui, busca-se destacar o trabalho de GIOVANNI GRASSI, em especial, seu artigo LINGUAGEM DOS QUADRINHOS NO ESTUDO DA RADIOATIVIDADE NO ENSINO MÉDIO: O ACIDENTE COM O CÉSIO- 137 EM GOIÂNIA, 20 ANOS DEPOIS publicado no XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física – SNEF. Mas busca-se destacar também o artigo Um Centro de Ciências no Centro-Oeste? Memórias do acidente com o Césio-137 em Goiânia publicado em parceria com Glória Regina Pessôa Campello Queiroz e Paulo Celso Ferrari na revista Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. Para conhecer melhor o trabalho em divulgação científica de GIOVANNI GRASSI apresentamos também sua dissertação de mestrado Impressões e Ações de Professores que Visitaram o Centro Regional de Ciências Nucleares do Centro-Oeste: duas décadas do acidente com o Césio-137 em Goiânia apresentada ao Programa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Goiás, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Educação em Ciências e Matemática, com orientação do Prof. Dr. Paulo Celso Ferrari.

Em seu GIOVANNI GRASSI LINGUAGEM DOS QUADRINHOS NO ESTUDO DA RADIOATIVIDADE NO ENSINO MÉDIO: O ACIDENTE COM O CÉSIO- 137 EM GOIÂNIA, 20 ANOS DEPOIS destaca que "vinte anos após o acidente com o Césio-137, em Goiânia, a população da cidade mantém viva a memória do acidente no acervo histórico e prestação de serviços de três instituições: a Superintendência Leide das Neves (SULEIDE), a Associação das Vítimas do Césio (AVCésio) e o Centro Regional de Ciências Nucleares do Centro Oeste, da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CRCN-CO/CNEN), cada qual com uma função específica. Nossa pesquisa consiste em investigar uma forma de aproveitar esses espaços não-formais para introduzir conceitos de Radioatividade, intensificando a integração entre a educação formal e a não-formal, praticada por estas instituições, recorrendo à linguagem das histórias em quadrinhos, apresentada como um recurso paradidático que possa esclarecer alguns conceitos de Física Nuclear necessários para a compreensão do acidente com o Césio-137 e incentivar a visitação das escolas às instituições de divulgação. Para isso, foi necessário fazermos um resgate histórico sobre o acidente, discutirmos as relações entre educação formal e não-formal, compreendermos a linguagem de divulgação científica e o papel das histórias em quadrinhos no ensino de ciências. Realizamos visitações e coletamos informações procurando saber como os professores do Ensino Médio vêem essas instituições e o que podemos fazer para tentar modificar certas concepções alternativas que intimidam a visitação, como, por exemplo, o temor de contaminação e irradiação, identificando e discutindo os principais conceitos de Radioatividade envolvidos no acidente. Como produto dessas investigações elaboramos uma história em quadrinhos que vem a esclarecer alguns conceitos científicos e proporcionar a aproximação entre as escolas e os órgãos de divulgação científica."
Texto extraído de: researchgate

CARTILHA QUADRINIZADA SOBRE RADIOATIVIDADE DESENVOLVIDA PARA A PESQUISA

Narrativa Quadrinizada: Radiação; Césio 137; Goiânia 1987; disponível em:researchgate

ARTIGO: LINGUAGEM DOS QUADRINHOS NO ESTUDO DA RADIOATIVIDADE NO ENSINO MÉDIO: O ACIDENTE COM O CÉSIO- 137 EM GOIÂNIA, 20 ANOS DEPOIS

CONCLUSÕES DO AUTOR:

"As informações que temos em mãos nos possibilitaram investir na elaboração de um material paradidático contendo uma história em quadrinhos que contribua para o ensino de Radioatividade e, ao mesmo tempo, estreite as relações entre escolas e os órgãos comprometidos com o acidente. Contamos com a colaboração de um quadrinista amador, Francisco Fernandes Soares Neto, estudante de Licenciatura em Física, e Luana Cristina Silva, designer gráfica, para o desenvolvimento dessa história em quadrinhos contendo um breve histórico do acidente, alguns conceitos de Radioatividade, uma apresentação dos centros de divulgação e um convite aos leitores a visitarem o CRCN-CO."
Texto extraído de: researchgate

Artigo: Um Centro de Ciências no Centro-Oeste? Memórias do acidente com o Césio-137 em Goiânia

Aqui, Giovanni Grassi, Glória Regina Pessôa Campello Queiroz, Paulo Celso Ferrari analisam "qualitativamente as impressões de visitantes ao Centro de Informações do Centro Regional de Ciências Nucleares do Centro-Oeste (CI-CRCN-CO), buscando identificar aspectos de popularização da ciência que caracterizam um Centro de Ciências. A análise dos resultados obtidos por meio de entrevistas semi-estruturadas a professores que acompanharam alunos em visita ao referido centro permite concluir que essa instituição executa ações de popularização ao contribuir para a ampliação do conhecimento da população sobre o acidente com o Césio-137, promovendo uma interpretação mais crítica do ocorrido e gerando desdobramentos de suas atividades nas escolas que a visitam. No entanto, exerceria uma função equivalente a um Centro de Ciências caso adotasse novos objetivos no sentido de estabelecer um maior distanciamento de seu vínculo com a CNEN."

Texto extraído de: Periódicos UFMG


Conclusão dos autores:

"Entre as três entidades pesquisadas (AVCésio, SULEIDE e CRCN-CO) elegemos o CRCN-CO para este estudo de caso considerando algumas de suas características. Seu Centro de Informações (CI-CRCN-CO) tem uma estrutura extremamente organizada de recepção dos visitantes e objetivos bem definidos. Conseguimos identificar que o CI-CRCN-CO não é voltado a um público específico, pois recebe quase que diariamente pessoas de todas as idades e níveis de escolaridade, de diversas instituições, regiões do estado, do Brasil e do mundo. As atividades ali desenvolvidas possibilitam um contato mais próximo do público com a Ciência, com certo grau de interatividade: manuseio de equipamentos e diálogo com cientistas. Os resultados desta pesquisa mostram que algumas atividades do CI-CRCN-CO podem ser consideradas como ações de popularização e atingem alguns objetivos preconizados pelos Centros de Ciências, no entanto, certos aspectos comprometem sua atuação:

Em relação aos objetivos culturais, o processo de comunicação entre cientista e público se estabelece, ampliando o conhecimento dos visitantes sobre o acidente, porém, modificando fragilmente sua compreensão sobre os conceitos científicos envolvidos. A linguagem utilizada pelos mediadores do CI-CRCN-CO foi considerada ainda muito científica, ou seja, a comunicação com o público pode, segundo os entrevistados, ser melhorada. Vários entrevistados consideram que as informações disponíveis no CI-CRCN-CO, oriundas dos próprios cientistas, especialmente as históricas, retratam a realidade do acidente. Esta visão ingênua não é superada pelos visitantes, pois não percebem que se trata de um órgão que tem a sua própria interpretação do acontecimento, que não é consensual.

Quanto aos objetivos sociopolíticos, podemos considerar que as informações disponibilizadas promovem uma interpretação um pouco mais crítica do acidente, por meio do manuseio de instrumentos científicos e o contato com imagens da época gravadas em vídeo, pois retratam impactos sociais e ambientais. As informações mais significativas para os entrevistados são as relacionadas às consequências do acidente, no entanto, parecem não contemplar seus desdobramentos contemporâneos.

Referente aos objetivos acadêmicos, os entrevistados declaram que houve atividades complementares à visita nas escolas, avaliadas principalmente a partir da realização de feiras de ciências após a visita. Acreditam haver contribuições diretas da visita ao CI-CRCN-CO para a aprendizagem de conceitos científicos pelos estudantes, extrapolando o conteúdo do livro didático, mesmo sem terem planejado uma estratégia de exploração da atividade.

Essas considerações nos permitem indicar algumas sugestões, caso os responsáveis pelo CI-CRCN-CO pretendam que as atividades deste órgão contribuam com mais ações de popularização da Ciência. A principal seria esclarecer os visitantes de que a CNEN tem sua própria versão do acidente, que não é consensual. Sugerimos também que sejam mencionados os problemas que as vítimas sofrem atualmente. Por mais que este órgão tenha como função divulgar o trabalho de descontaminação realizado pela CNEN, sua atuação na época continua sendo uma questão polêmica."

Texto extraído de: Periódicos UFMG

 Dissertação: Impressões e Ações de Professores que Visitaram o Centro Regional de Ciências Nucleares do Centro-Oeste: duas décadas do acidente com o Césio-137 em Goiânia  

Em sua dissertação GIOVANNI GRASSI teve como "objetivo deste estudo foi analisar de maneira contextualizada as impressões dos visitantes ao Centro de Informações do Centro Regional de Ciências Nucleares do Centro-Oeste (CI-CRCN-CO), no mês de aniversário de vinte anos do acidente com o Césio-137 em Goiânia, setembro de 2007; ou seja, analisar qualitativamente as ações de divulgação científica exercidas por este espaço não-formal de educação. Utilizando-nos de alguns referenciais teóricos, discutimos a educação formal e não-formal, a divulgação e popularização da ciência e as funções dos museus e centros de ciências para analisar as atividades de uma instituição que, além de realizar pesquisa e fazer o monitoramento do meio ambiente nas proximidades dos depósitos onde está o lixo gerado pelo acidente com o Césio-137, recebe visitas com o intuito de esclarecer a população sobre o episódio ocorrido em setembro de 1987. Os dados coletados por meio de análise documental e entrevistas semi-estruturadas permitiram uma análise qualitativa considerando os aspectos culturais, político-sociais e acadêmicos das ações exercidas pelo Centro de Informações do CRCN-CO. Os entrevistados consideram que a citada instituição está contribuindo para a ampliação do conhecimento científico da população, despertando o senso crítico sobre a produção científica e gerando desdobramentos de suas atividades nas escolas que a visitam."
Texto extraído de: oasisbr.ibict

As + visitadas da semana

Tirinhas para ensino de física: Eletrostática

Tirinhas para ensino de física: Termometria

PROJETO QUÍMICA EM QUADRINHOS - UNEB: MUNDO DOS ÁTOMOS

Tirinhas para o ensino de Física: Modelos Atômicos

Tirinhas para ensino de física: Astronomia

Tirinhas para ensino de física: Gravitação Universal

Práticas Didáticas: Calor e Temperatura

Tirinhas para ensino de física: Metodologia científica

Tirinhas para o ensino de Física: Leis da dinâmica

Tirinhas para ensino de física: Energias Mecânicas