GIOVANNI GRASSI: EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL DE QUÍMICA - CARTILHA QUADRINIZADA SOBRE RADIOATIVIDADE

A LINGUAGEM DOS QUADRINHOS NO ESTUDO DA RADIOATIVIDADE NO ENSINO MÉDIO: O ACIDENTE COM O CÉSIO- 137 EM GOIÂNIA, 20 ANOS DEPOIS

GIOVANNI GRASSI em seu artigo LINGUAGEM DOS QUADRINHOS NO ESTUDO DA RADIOATIVIDADE NO ENSINO MÉDIO: O ACIDENTE COM O CÉSIO- 137 EM GOIÂNIA, 20 ANOS DEPOIS destaca que no dia 13 setembro de 1987, duas pessoas retiraram uma fonte de Césio- 137 do prédio abandonado do Instituto Goiano de Radioterapia, na região central de Goiânia e, com o auxílio de várias ferramentas, conseguiram romper o invólucro de chumbo, expondo o material radioativo ao meio ambiente. A fonte, de 50,9 TBq, era de cloreto de césio, um sal muito parecido com o potássio, podendo ser concentrado em animais e plantas. O episódio ficou conhecido como o acidente com o Césio em Goiânia. Após vinte anos a população de Goiânia mantém viva a memória do acidente em três instituições, cada qual com uma função diferente. A Superintendência Leide das Neves - SULEIDE, que substituiu a Fundação Leide das Neves, vinculada a Secretaria Estadual de Saúde de Goiás, presta assistência médica aos envolvidos, a Associação das Vítimas do Césio (AVCésio), luta pelos direitos dos vitimados e o Centro Regional de Ciências Nucleares do Centro Oeste (CRCN-CO), unidade da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), que substituiu a Nuclebrás, responde pela preservação do ambiente e realiza pesquisas sobre energia nuclear. Acreditamos que vários conceitos sobre Radioatividade podem ser inseridos na educação formal através da utilização de materiais de divulgação científica, como os disponibilizados pelos órgãos institucionais (AVCésio, SULEIDE e CRCN-CO), pois, proporcionam a formação cultural necessária para que os estudantes compreendam criticamente os problemas científicos. Essas três instituições, em particular o CRCN-CO, enquanto espaço de divulgação científica, podem dar uma enorme contribuição para o estudo da Radioatividade no Ensino Médio, à exemplo de diversos museus de Ciência. É uma maneira de integrar educação não -formal e formal. Este trabalho pesquisa consistiu em investigar uma forma de intensificar essa integração e para isso recorreremos à linguagem das histórias em quadrinhos.
Texto extraído de: https://www.researchgate.net/publication/262933215_A_LINGUAGEM_DOS_QUADRINHOS_NO_ESTUDO_DA_RADIOATIVIDADE_NO_ENSINO_MEDIO_O_ACIDENTE_COM_O_CESIO-_137_EM_GOIANIA_20_ANOS_DEPOIS

Artigo sobre a Narrativa Quadrinizada

 

Trabalho academico de GIOVANNI GRASSI sobre o acidente radioativo em Goiânia 1987 e sobre o Centro Regional de Ciências Nucleares do Centro Oeste (CRCN-CO)                                            

 

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