Física moderna: divulgação e acessibilidade no ensino médio através das histórias em quadrinhos.
Este tópico visa destacar a dissertação de mestrado de RODRIGO MEDEIROS FERREIRA, sobre a produção e uso de histórias em quadrinhos (HQs) no ensino de física moderna, realizada para obtenção de título de Mestre em Ensino de Ciências e Matemática– área de concentração “Ensino de Física”, pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Alagoas, intitulado Física moderna: divulgação e acessibilidade no ensino médio através das histórias em quadrinhos.
De acordo com RODRIGO MEDEIROS FERREIRA "Este trabalho visa mostrar como as histórias em quadrinhos (HQs), quando utilizadas como recursos didáticos, podem ser eficientes ferramentas na divulgação e na aproximam dos alunos com a física, para tanto apresentaremos os resultados de uma pesquisa onde foram avaliadas as aulas de física através dos quadrinhos. E estando a física diretamente ligada a todo desenvolvimento tecnológico que conhecemos, também destacamos o ensino Física Moderna e Contemporânea (FMC) como de fundamental importância na formação de cidadãos."
Texto extraído de: Repositorio.ufal
Trecho da História em Quadrinhos produzida pelo autor para a pesquisa
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Trecho da História em Quadrinhos produzida pelo autor para a pesquisa Repositorio.ufal |
Produto do mestrado profissional de RODRIGO MEDEIROS FERREIRA;
Disponível para download em: extraído de oasisbr.ibict
Conclusões do autor
"No decorrer do presente trabalho ficou evidente que a Física Moderna e Contemporânea (FMC) está presente em, praticamente, todos os aspectos de nossa vida cotidiana, o que j motivo suficiente para que a mesma seja abordada na educação básica. Através dela podemos compreender, por exemplo, que o desenvolvimento da sociedade, inclusive econômico, est fortemente relacionado com os avanços da ciência. No século passado a tecnologia deu um salto significativo, principalmente, por conta dos prósperos estudos na área de FMC e isso levou a sociedade a ficar cada vez mais dependente das inovações tecnológicas, dessa forma, torna-se imprescindível o estudo de temas relacionados FMC na educação básica, como foi abordado no decorrer do presente trabalho. Com relação ao que consta nos documentos oficiais (LDB, PCN e PCN+) notamos um apelo a questão do debate de como a disciplina de Física ensinada nas escolas, “ preciso rediscutir qual Física ensinar para possibilitar uma melhor compreensão do mundo e uma formação para a cidadania mais adequada” (BRASIL, 1999, p. 230). Isso deixa claro que ensino Física no pode se restringir apenas ao livro didático e a sala de aula, mas deve estar atualizado com o contexto no qual os alunos estão inseridos, cercados de tecnologia e cada vez mais envolvidos com o “mundo virtual”. Observamos que os livros de Física do ensino médio apresentam a FMC de forma no padronizada, se fazendo necessária uma minuciosa análise por parte dos professores, para que a escolha da obra seja adequada a vivência dos alunos. Também notamos que as HQs estão presentes de forma tímida nos livros didáticos sendo mais utilizadas para dar mais clareza na interpretação dos exercícios nos finais dos capítulos. Apesar da FMC estar presente em todos os livros atuais de Física, notamos algumas dificuldades em relação a sua abordagem. Como visto anteriormente no depende apenas do professor suprir as deficiências de um ensino que visa somente aprovação no vestibular, mas sim de toda comunidade escolar. importante que se repense o objetivo da escola existir e a partir dai também se repensar num ensino de Física que possibilite um melhor entendimento do mundo que nos rodeia e uma formação mais apropriada para o exercício da cidadania. Também mostramos no presente trabalho que a utilização de recursos didáticos que despertem a atenção dos alunos podem ser fortes aliados no ensino de Física. Através de uma pesquisa realizada com alunos do primeiro ano do ensino médio, onde foram desenvolvidas seis aulas sobre Relatividade Restrita, tendo como principal recurso didático a HQ, observamos que, de acordo com os próprios alunos, a HQ facilitou o entendimento do assunto. Enfim, as histórias em quadrinhos seriam o objeto comum entre o que os alunos precisam aprender e o que gostam de ler. Acreditamos que a associação do ensino de FMC com as HQs podem tornar as aulas mais dinâmicas e interativas, ajudando na interpretação, facilitando o aprendizado e incentivando a leitura"Texto extraído de Repositorio.ufal