Construção de Histórias em Quadrinhos como recurso didático para Educação Ambiental
Aqui, a proposta é divulgar o trabalho desenvolvido por Bernardo Almeida, Liliane Porto & Cleyton Silva que resultou no artigo Construção de Histórias em Quadrinhos como recurso didático para Educação Ambiental publicado na revista brasileira de educação ambiental.
Texto extraído de: Bernardo Almeida, Liliane Porto & Cleyton Silva: Construção de Histórias em Quadrinhos como recurso didático para Educação Ambiental- disponível em Acervo Drive
Trecho de história em quadrinhos produzida para a pesquisa
![]() |
Trecho da História em Quadrinhos O pesadelo das Mudanças Climáticas - extraída de em https://pixton.com/hq:jslcxxbi |
História em quadrinhos produzida para a pesquisa - extraída de Bernardo Almeida, Liliane Porto & Cleyton Silva: Construção de Histórias em Quadrinhos como recurso didático para Educação Ambiental- disponível em Acervo Drive
Conclusões dos autores
"As questões ambientais têm estado cada vez mais presentes na vida das pessoas, quer seja nos meios de comunicação, quer seja como pauta em discussões e debates tanto nacionais quanto internacionais.
As Mudanças Climáticas e os temas a ela atrelados, tais como Efeito Estufa e Aquecimento Global, configuram-se como os assuntos ambientais mais recorrentes dos tempos atuais, haja vista a necessidade de controle das atividades antrópicas sobre o meio ambiente, uma vez que os impactos gerados pelo homem se tornaram maiores e mais contundentes nos últimos anos, demandando ações contrárias ao consumismo desenfreado e, neste sentido, à proteção e manutenção da integridade ambiental.
A Educação Ambiental, neste contexto, passa a ter papel fundamental na tratativa de tais problemas, tendo sido integrante dos Parâmetros Curriculares Nacionais desde a década de 1990 em um cenário nacional.
Desta forma, tendo em vista a relevância da Educação Ambiental no ambiente escolar, o presente artigo contribui com a discussão e prática desta, bem como auxilia na construção de recursos didáticos alternativos lúdicos e de linguagem simples, tais como a elaboração de Histórias em Quadrinhos por meio de ferramentas da Web 2.0, a plataforma Pixton, com o intuito de abordagem do tema das Mudanças Climáticas em turmas do Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental (5ª a 8ª série).
Diante da importância da utilização de um material didático nas salas de aula, a História em Quadrinhos retratada neste artigo serve a seu propósito, e fomenta o desenvolvimento de trabalhos futuros acerca da temática."
Texto extraído de: Bernardo Almeida, Liliane Porto & Cleyton Silva: Construção de Histórias em Quadrinhos como recurso didático para Educação Ambiental- disponível em Acervo Drive
Artigos:
O Trabalho em questão é desdobramento do trabalho de conclusão de curso Bernardo Cavalcanti de Almeida intitulado INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Veiga de Almeida sob a orientação de Cleyton Martins da Silva;