Bernardo Almeida, Liliane Porto & Cleyton Silva: Quadrinhos para Educação Ambiental

Construção de Histórias em Quadrinhos como recurso didático para Educação Ambiental

Bernardo Almeida, Liliane Porto & Cleyton Silva defendem que as Mudanças Climáticas se tornaram um dos assuntos mais discutidos em escala global, revelando a Educação Ambiental como proposta mitigadora para tais questões e, consequentemente, tornando-se uma necessidade para os mais variados níveis de ensino. Neste sentido, o presente artigo discute acerca da elaboração de Histórias em Quadrinhos (HQs), por meio da plataforma PIXTON, como material didático alternativo a ser utilizado na prática da Educação Ambiental em turmas do Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental (5a a 8a série), na expectativa de fomentar a discussão sobre Mudanças Climáticas, proporcionando o desenvolvimento de cidadãos conscientes e ativos para com as questões ambientais do mundo moderno.
Texto extraído de: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/9664

A Educação Ambiental (EA) é recomendada através da abordagem de temas transversais, devendo ser realizada de modo integral e interdisciplinar nas diversas áreas de conhecimento. No Ensino de Química, a inclusão de temas transversais, tais como o aquecimento global e as mudanças climáticas, contribui com a compreensão do papel social da Química, contextualizando o ensino e aumentando o interesse pela disciplina. Entretanto, um dos grandes desafios para o êxito da EA corresponde à elaboração de materiais didáticos adequados para o processo de ensino-­aprendizagem, que permitam a abordagem do conteúdo e alcance dos objetivos propostos. Assim sendo, o objetivo deste trabalho é propor a elaboração de Histórias em Quadrinhos (HQs) como material didático para Educação Ambiental no Ensino de Química, com o uso de ferramentas da plataforma Web 2.0.
Texto extraído de: https://sbqrj.com.br/wp-content/uploads/2019/10/BC-ResumoXVIIERSBQ-IDENTIFICADO-final.pdf
 
Trecho da História em Quadrinhos O pesadelo das Mudanças Climáticas - disponível em https://pixton.com/hq:jslcxxbi

Artigos:

O Trabalho em questão é desdobramento do trabalho de conclusão de curso Bernardo Cavalcanti de Almeida intitulado INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Veiga de Almeida sob a orientação de Cleyton Martins da Silva;

AS + VISITADAS DA SEMANA

Tirinhas para o ensino de Física: Modelos Atômicos

Tirinhas para o ensino de Física: Leis da dinâmica

Tirinhas para ensino de física: Termometria

Tirinhas para ensino de física: Metodologia científica

Práticas Didáticas: Calor e Temperatura

Tirinhas para ensino de física: Calorimetria

Tirinhas para o ensino de Física: Leis da Termodinâmica

Tirinha de Física: MRU/ MRUV/ MCU