ROBERTO DA ROCHA MIRANDA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE TRIGONOMETRIA A PARTIR DO USO DE
QUADRINHOS COMO RECURSO DIDÁTICO
Esta postagem versa sobre a dissertação de mestrado de ROBERTO DA ROCHA MIRANDA sob o título UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE TRIGONOMETRIA A PARTIR DO USO DE QUADRINHOS COMO RECURSO DIDÁTICO apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Ceará, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Ensino de Ciências e Matemática Área de Concentração: Matemática, orientado pela Profa. Dra. Ana Carolina Costa Pereira.
Segundo ROBERTO DA ROCHA MIRANDA "Os docentes de Matemática, ao longo de sua formação e atuação, possuem dificuldades no
trabalho do conteúdo de Trigonometria, portanto existe a necessidade de utilizar recursos
didáticos que facilitem o ensino, possibilitem interações professor-aluno e que tornem a aula
interessante e motivadora. Sendo assim, a pesquisa objetivou apontar caminhos para o ensino de
trigonometria através do produto educacional com base em tirinhas para o ensino de
Trigonometria. Utilizamos um estudo bibliográfico como base para construção de nossa
discussão teórica e na elaboração de nosso objeto de aprendizagem. Foi criada uma história em
quadrinhos no formato de tiras denominada “As aventuras de Dreamer no mundo
trigonométrico”. As tirinhas, que foram confeccionadas à mão livre, são embasadas em assuntos
trigonométricos relacionando o uso deste conhecimento à sua aplicabilidade no cotidiano. A
partir das tirinhas, foram desenvolvidas sequências didáticas que explicam ao professor como
eles podem utilizar este recurso didático em sala de aula. Foram confeccionadas duas sequências
didáticas: Trigonometria no Triângulo Retângulo e a Trigonometria na Circunferência com oito
atividades cada sequência. Assim identificamos os autores referencias do ensino com quadrinhos
que é possível metodologias diferentes para o aprendizado de Trigonometria. Conclui-se que esse
material tem potenciais didáticos que ajudam o professor de Matemática a incrementar sua
prática didática com situações que esclarecem questionamentos, trazem curiosidades, tornando
as aulas ainda mais dinâmicas e o aluno participativo, crítico e reflexivo nas aulas, socializando
seus achados e compreendendo a aplicação e resolução de problemas por meio da mobilização
dos conhecimentos trigonométricos através das atividades desencadeadas pelas tiras
confeccionadas. "
Extraída de REPOSITÓRIO UFC
Extraída de REPOSITÓRIO UFC |
Produto educacional: AS AVENTURAS DE DREAMMER NO MUNDO
DA TRIGONOMETRIA
“As Aventuras de Dreammer no mundo trigonométrico destina-se aos
professores de Matemática que desejam ensinar de uma forma descontraída e divertida a
Trigonometria através do uso de tirinhas. Dois pontos importantes norteiam este trabalho:
as diferentes formas de se trabalhar com tiras e as séries de exercícios que encadeiam
formalização de conceitos e questões que envolvem problemas relacionados às narrativas
contadas nas tiras.
Através da sequência de conteúdos estabelecidos e os procedimentos
utilizados, as aulas de Trigonometria serão mais atrativas, a fim de que os estudantes
possam entender a importância da trigonometria em suas vivências, além de compreender
exemplificações e assimilar conceitos básicos de forma sistematizada, motivadora e lúdica.
Portanto, o professor de Matemática ou de área afim que pretende ensinar estes assuntos
terá um bom material didático.
O material didático é um instrumento facilitador, pois apresenta informações
complexas de maneira clara, simplificada e envolvente visualmente de um ramo da
matemática ainda não explorado pelas tirinhas, a trigonometria. Além de ajudar no
processo de aprendizagem do aluno, o professor terá em mãos uma seleção de tirinhas
voltadas para o ensino específico da Trigonometria, fato esse que reduzirá o tempo de
procura e leitura dos materiais a serem utilizados na sala de aula para o ensino dessa
matéria"
Extraída de REPOSITÓRIO UFC
Artigo 1: O estudo das operações com frações por meio quadrinhos para a formação do professor
de matemática
Roberto da Rocha Miranda (robertouece@gmail.com)
Silviane da Silva Rocha (silviane.rocha@aridesa.com.br)
Ana Carolina Costa Pereira (carolina.pereira@uece.br)
Este artigo tem como objetivo apresentar as operações com frações, assunto constante na Educação Básica, através de propostas de atividades utilizando quadrinhos para uma abordagem diferenciada da temática. Os quadrinhos educativos visam superar as dificuldades que os alunos possuem em operações básicas de frações e, ainda, promovem a reinvenção de práticas didáticas dos docentes, que usufruem das potencialidades dos quadrinhos. Utiliza-se uma metodologia qualitativa de cunho descritivo, que resultou na construção de duas propostas didáticas. A primeira promove provocações iniciais para mobilização de conhecimentos prévios. A segunda proposta apresenta representações quadradas da soma e subtração de frações. Assim, o estudo propõe aos professores um guia prático para direcioná-los em suas práticas educativas, a fim de familiarizá-los com o recurso dos quadrinhos, podendo adaptá-los para atender seus objetivos, tempo e público. Nessa perspectiva, compreende-se que a prática com quadrinhos pode ser incorporada às aulas de matemática, como também, com ela, desmistifica-se a ideia de sub leitura, para que, assim, haja a sensibilização e a familiarização com a linguagem, promovendo uma perspectiva formativa significante na atuação do magistério no ensino de Educação Básica.
Livro: PROPOSTAS PARA O ENSINO DE RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO
RETÂNGULO A PARTIR DE QUADRINHOS p. 61, In. HISTÓRIAS EMQUADRINHOS NA EDUCAÇÃO POSSIBILIDADES DE UMA PRÁTICA
"Este capítulo tem o intuito de apresentar três propostas de atividades, envolvendo quadrinhos, para o ensino de Trigonometria na Educação Básica, em particular, englobando os conceitos de razões trigonométricas. Os quadrinhos, confeccionados para as atividades, seguem uma linha de tiras, que fazem parte do produto educacional elaborado durante o mestrado, tiras educativas que visam promover, por meio de sequências didáticas, a utilização de quadrinhos para o ensino de Trigonometria. Dessa forma, a primeira proposta de atividade compreende conhecimentos trigonométricos básicos de razões trigonométricas no triângulo retângulo e ângulos notáveis. A segunda apresenta uma estratégia para a memorização das razões trigonométricas do seno e cosseno. E, por fim, é apresentada uma proposta interdisciplinar utilizando quadrinhos com a temática “rampa de acessibilidade” para estudar alguns conceitos trigonométricos."