BRUNO LORENÇON: HISTÓRIA EM QUADRINHOS NO ENSINO DE ENERGIA MECÂNICA

ELABORAÇÃO DE UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS UTILIZANDO TÓPICOS DE FÍSICA PARA O ENSINO MÉDIO    

Esta postagem tem o intuito de divulgar a Dissertação de Mestrado de BRUNO DARROS LORENÇON, nomeada ELABORAÇÃO DE UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS UTILIZANDO TÓPICOS DE FÍSICA PARA O ENSINO MÉDIO e apresentada ao Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física (PROFIS-So) da Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba, no Curso de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), para obtenção do título de Mestre em Ensino de Física. Área de concentração: Física no Ensino Médio, orientado por Prof. Dr. Edemar Benedetti Filho e co-orientado por Prof. Dr. James Alves de Souza. 

Neste trabalho BRUNO DARROS LORENÇON apresenta " a elaboração de uma História em Quadrinhos como material complementar para o professor de Física, cujo enredo se dá em um parque de diversões onde as personagens vivenciam e apresentam situações em que alguns conceitos físicos específicos são trabalhados no decorrer da história. Foram escolhidos temas sobre mecânica newtoniana, termodinâmica, óptica em espelhos e o experimento de dupla fenda. O produto educacional decorrente deste mestrado foi aplicado com alunos das três séries do Ensino Médio de uma Escola Estadual, localizada no estado de São Paulo. A aplicação do material desenvolvido foi realizada após a apresentação teórica dos conteúdos físicos envolvidos nas respectivas salas do Ensino Médio servindo de introdução para as Histórias em Quadrinhos. Um dos principais objetivos deste trabalho foi, através do lúdico, incentivar os alunos à leitura, visando melhorar a motivação e o estudo de ciências no Ensino Básico, e à aprendizagem de tópicos de Física, com o intuito de despertar o interesse dos alunos para leituras mais elaboradas dos conceitos trabalhados. Foi realizada a verificação da frequência com que os alunos leem livros didáticos ou outros gêneros literários e também se o gênero trabalhado, abordando conceitos de Física, era do agrado dos mesmos. Esta foi realizada através de um questionário e de discussões durante a aplicação do material. As discussões foram gravadas em áudio. O material analisado sugere que houve maior compreensão dos conceitos de Física utilizando as Histórias em Quadrinhos, as quais contribuíram também para melhorar a interação entre os alunos em sala de aula tornando o ambiente mais agradável e motivador para o tratamento das aulas de Física. O produto educacional desenvolvido tem o formato de uma revista em quadrinhos contendo a explicação de todos os respectivos conceitos de Física abordados nas situações vivenciadas pelas personagens da história, sendo escrita em uma linguagem acessível a todos os professores de Física do Ensino Médio."

Texto extraído de: repositório ufscar

Trecho de história em quadrinhos produzida pelo autor para a pesquisa

Trecho da história em quadrinhos Fisicando no Parque de diversões - extraído de: repositório ufscar

História em quadrinhos produzida pelo autor para a pesquisa - extraída de: repositório ufscar

Conclusões do autor 

"Durante o processo de desenvolvimento do presente trabalho a escolha do uso das Histórias em Quadrinhos surgiu como uma alternativa na busca de novas metodologias para um ensino de Física mais motivador e que incentivasse os alunos à leitura.
Em nossa pesquisa foi possível notar que existem muitos trabalhos no Ensino de Física relacionados à utilização de HQs. Porém, as HQs são produzidas na grande maioria pelos alunos, com tirinhas que envolvem algum tema relacionado à Física ou Histórias em Quadrinhos já existentes, onde o professor desenvolve um trabalho de aprofundamento de conhecimentos físicos. Em nossa proposta as HQs devem ser produzidas pelo próprio professor. Nós desenvolvemos um produto educacional que pudesse ser um material norteador para que qualquer professor do Ensino Médio possa elaborar suas próprias histórias em quadrinhos com tópicos da disciplina ministrada para o Ensino Médio.
Apesar da qualidade do nosso material é importante ressaltar que passamos por várias dificuldades sendo necessário conduzir estudos e adquirir experiência para manipular as imagens com o software Photoshop para obter o resultado final de coloração desejado, além de fazer as adaptações necessárias para que as imagens não ficassem carregadas de balões com as falas.
Com a aplicação do nosso produto foi possível mostrar que a sala de aula pode se tornar um ambiente diferenciado, motivador e divertido para os alunos durante as aulas de Física. Esse ambiente se mostrou favorável para a compreensão de conceitos físicos, para o tratamento matemático dos fenômenos estudados, para intensificar a participação dos alunos nas atividades propostas, mesmo em momentos pós-aplicação da HQ. Outro fator relevante que a utilização das HQs proporcionou, foi a melhoria da relação professor-aluno na sala de aula. Muitos alunos que não interagiam com outros colegas e com o professor passaram a mudar sua postura comunicativa de tal forma a se mostrarem empolgados a continuarem as aulas de Física com o uso dessa metodologia.
Durante a aplicação da proposta, no momento da leitura das histórias, foi necessário orientar os alunos sobre como é feita uma leitura, pois muitos não conheciam que a leitura é realizada de cima para baixo nos gibis respeitando a altura de cada balão. Isso foi melhorando após a aplicação da primeira aula.
Todo o processo de aplicação da nossa proposta foi essencial para mudar a postura do próprio professor, autor desse trabalho, para mudar sua metodologia de ensino e avaliar os alunos de uma maneira diferenciada, permitindo conhecer melhor suas dificuldades e dúvidas. Consideramos isto como algo essencial para desenvolvermos adaptações curriculares para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem, quando necessário. Pelas nossas observações e experiência adquiridas durante o desenvolvimento e aplicação do nosso produto educacional, podemos concluir que a utilização de HQs em sala de aula pode contribuir de maneira bastante significativa para o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos de Física para alunos do Ensino Médio."

Texto extraído de: repositório ufscar

Dissertação

As + visitadas da semana

Tirinhas para ensino de física: Eletrostática

Tirinhas para ensino de física: Termometria

Tirinhas para o ensino de Física: Modelos Atômicos

PROJETO QUÍMICA EM QUADRINHOS - UNEB: MUNDO DOS ÁTOMOS

Tirinhas para ensino de física: Astronomia

Tirinhas para ensino de física: Gravitação Universal

Tirinhas para ensino de física: Metodologia científica

Práticas Didáticas: Calor e Temperatura

Tirinhas para ensino de física: Energias Mecânicas

Tirinhas para o ensino de Física: Leis da dinâmica