BRUNO LORENÇON: HISTÓRIA EM QUADRINHOS NO ENSINO DE ENERGIA MECÂNICA

ELABORAÇÃO DE UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS UTILIZANDO TÓPICOS DE FÍSICA PARA O ENSINO MÉDIO    

Esta postagem tem o intuito de divulgar a Dissertação de Mestrado de BRUNO DARROS LORENÇON, apresentada ao Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física (PROFIS-So) da Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba, no Curso de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), para obtenção do título de Mestre em Ensino de Física. Área de concentração: Física no Ensino Médio, orientado por Prof. Dr. Edemar Benedetti Filho e Co-orientado por Prof. Dr. James Alves de Souza. Neste trabalho BRUNO DARROS LORENÇON apresenta a elaboração de uma História em Quadrinhos como material complementar para o professor de Física, cujo enredo se dá em um parque de diversões onde as personagens vivenciam e apresentam situações em que alguns conceitos físicos específicos são trabalhados no decorrer da história. Foram escolhidos temas sobre mecânica newtoniana, termodinâmica, óptica em espelhos e o experimento de dupla fenda. O produto educacional decorrente deste mestrado foi aplicado com alunos das três séries do Ensino Médio de uma Escola Estadual, localizada no estado de São Paulo. A aplicação do material desenvolvido foi realizada após a apresentação teórica dos conteúdos físicos envolvidos nas respectivas salas do Ensino Médio servindo de introdução para as Histórias em Quadrinhos. Um dos principais objetivos deste trabalho foi, através do lúdico, incentivar os alunos à leitura, visando melhorar a motivação e o estudo de ciências no Ensino Básico, e à aprendizagem de tópicos de Física, com o intuito de despertar o interesse dos alunos para leituras mais elaboradas dos conceitos trabalhados. Foi realizada a verificação da frequência com que os alunos leem livros didáticos ou outros gêneros literários e também se o gênero trabalhado, abordando conceitos de Física, era do agrado dos mesmos. Esta foi realizada através de um questionário e de discussões durante a aplicação do material. As discussões foram gravadas em áudio. O material analisado sugere que houve maior compreensão dos conceitos de Física utilizando as Histórias em Quadrinhos, as quais contribuíram também para melhorar a interação entre os alunos em sala de aula tornando o ambiente mais agradável e motivador para o tratamento das aulas de Física. O produto educacional desenvolvido tem o formato de uma revista em quadrinhos contendo a explicação de todos os respectivos conceitos de Física abordados nas situações vivenciadas pelas personagens da história, sendo escrita em uma linguagem acessível a todos os professores de Física do Ensino Médio.
Texto extraído de: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11458

Trecho da história em quadrinhos Fisicando no Parque de diversões - disponível em: https://www.4shared.com/office/6pAcSDpciq/HQ_Fisicando_no_parque_de_dive.html


Dissertação de mestrado de Bruno Lorençon 

Iniciar a carreira de professor numa era em que a tecnologia predomina, a veiculação de informações e conhecimentos é uma tarefa que exige muito direcionamento de conteúdos para que os alunos não percam tempo com excesso de informações desnecessárias. Nestes oito anos de prática docente no Ensino Médio, lecionando a disciplina de Física, a preocupação com o aprendizado dos alunos durante as aulas sempre esteve presente. Observando o baixo desempenho, seja por desinteresse pelo assunto ou falta de motivação, iniciamos um levantamento de como estimular a participação efetiva dos estudantes durante as aulas de Física. A missão de qualquer professor é formar alunos conscientes, críticos e ativos para enfrentar qualquer situação que apareça utilizando os conhecimentos adquiridos durante a formação dos mesmos. Sabendo que no âmbito educacional o professor de Física é um profissional cada vez mais escasso, proporcionalmente semelhante ao grau de desinteresse dos educandos por esta disciplina, acaba tornando-se um consenso que o ensino de Física deva ser diferenciado. Vive-se numa era em que o ensino não é somente formador, mas idealizador de sonhos. Isso faz com que o professor precise ter, não só um profundo entendimento na área de Física, mas também possuir habilidades adicionais para motivar os seus alunos com metodologias diversas para torná-los realidade como destaca Fiorentini et al. (2005): “Em toda a história da escolarização nunca se exigiu tanto da escola e dos professores quanto nos últimos anos. O autor destaca também que essa pressão decorre, em primeiro lugar, do desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação e, em segundo lugar, das rápidas transformações no processo de trabalho e de produção da cultura”. Nesse contexto pergunta-se: Sendo a Física uma disciplina que trata de fenômenos da natureza, do desenvolvimento de tecnologia e de situações cotidianas dos alunos, estes não deveriam ser motivos suficientes para despertar o interesse do estudante para o estudo da mesma? Segundo Bonadiman (2007): "As causas que costumam ser apontadas para explicar as dificuldades na aprendizagem da Física são múltiplas e as mais variadas". Destacamos a pouca valorização do profissional do ensino, as precárias condições de trabalho do professor, a qualidade dos conteúdos desenvolvidos em sala de aula, a ênfase excessiva na Física clássica e o quase total esquecimento da Física moderna, o enfoque demasiado na chamada Física matemática em detrimento de uma Física mais conceitual, o distanciamento entre o formalismo escolar e o cotidiano dos alunos, a falta de contextualização dos conteúdos desenvolvidos com as questões tecnológicas, a fragmentação dos conteúdos e a forma linear como são desenvolvidos em sala de aula, sem a necessária abertura para as questões interdisciplinares, a pouca valorização da atividade experimental e dos saberes do aluno, a própria visão da ciência, e da Física em particular, geralmente entendida e repassada para o aluno como um produto acabado. Tendo em vista a necessidade da busca de novas ferramentas que possam complementar o trabalho do professor de Física e incentivar os alunos à leitura, ponto que acreditamos ser essencial para o aprendizado das ciências, decidimos elaborar uma história em quadrinhos, trazendo de forma lúdica, alguns conceitos de Física nas áreas de mecânica newtoniana, termodinâmica, óptica e o experimento da dupla fenda. As personagens da história são jovens aventureiros, como qualquer aluno do Ensino Médio, e o seu enredo é voltado para situações vividas em um parque de diversões. Na tentativa de explicar os fenômenos observados, otimizar processos e até mesmo resolver problemas que aparecem no decorrer da história de maneira inesperada, nossos jovens utilizam o que aprenderam sobre Física. Nosso produto educacional é composto por uma revista em quadrinhos em que são explicados todos os fenômenos físicos de maneira divertida em uma linguagem acessível para todos os professores do Ensino Médio. Com a aplicação do produto em sala de aula foi possível observar que o material é muito promissor para incentivar os alunos à leitura, além de melhorar a compreensão dos conceitos de Física utilizados nas histórias em quadrinhos e também tornar a sala de aula em um ambiente mais agradável e motivador para o ensino de Física.
Texto extraído de: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11458

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