FISICARTOONS: ESCALAS NA ASTRONOMIA POR MEIO DE QUADRINHOS
A presente postagem versa sobre a Dissertação de Mestrado de Marcos Oliveira dos Santos com Orientação do Professor Dr. Wagner Duarte José e do Professor Dr. Valmir Henrique de Araújo submetida ao Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia no Curso de Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF), como parte dos requisitos necessários à obtenção do título de Mestre em Ensino de Física e intitulado FISICARTOONS: ESCALAS NA ASTRONOMIA POR MEIO DE QUADRINHOS
Marcos Oliveira dos Santos nos apresenta que "nesta dissertação propomos “Cartoons” para apresentar o conceito de escala na Astronomia. O objetivo foi fazer com que o público alvo, estudantes do ensino fundamental, compreendesse o conceito de escala por meio de quadrinhos, cujo cenário foi desenvolvido com algumas personalidades da história da Astronomia. A pesquisa é parte integrante do Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Física da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, polo 62. Na estratégia metodológica planejamos, construímos, aplicamos e interpretamos: (1) questionário socioeconômico; 2) histórias em quadrinhos, do tipo tirinha, na problematização inicial; (3) atividades escritas sobre conhecimentos específicos em Astronomia; (4) confecção de diversos materiais em classe e extraclasse, como tirinhas, planetas do Sistema Solar, montagem de maquetes planetárias, entre outros; (5) e avaliação das contribuições das atividades desenvolvidas durante a intervenção. Verificamos que a utilização de tirinhas como recursos pedagógicos associados a outras atividades durante a sequência didática apresentada contribuiu para a apropriação do conhecimento, estimulando o pensamento crítico dos envolvidos sobre a História das Ciências e a criatividade nas produções artísticas, evidenciando indícios de uma aprendizagem prazerosa e acessível nas aulas de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental."
Tirinhas elaboradas pelo autor durante a pesquisa - extraídas de fisica-mnpef
Conclusão do autor:
"A sequência didática aqui apresentada trouxe possibilidades de dinamizar o Ensino de Física e áreas afins, a partir de uma proposta diferenciada que, além de ser uma forma alternativa ao ensino tradicional ainda presente em nossas instituições de ensino, foca com intensidade em algo pouco comum para as turmas de Ensino fundamental, a Astronomia e os vários personagens que a tornaram tão atraente no cenário científico.
As tirinhas foram cruciais, uma vez que estiveram presentes em todos os momentos aqui apresentados, facilitando as discussões por exporem fatores essenciais, como desenho e escrita, pontos que foram associados corretamente e dinamizaram a SD, tornando a interpretação de fatos históricos bem mais compreensíveis. Como uma das propostas do MNPEF é a criação de um produto educacional, disponível no Apêndice F, página 110, pode-se encontrar, detalhadamente nesse produto, todos os sete momentos realizados durante a intervenção. As tirinhas, aqui trabalhadas, estão disponíveis também no endereço eletrônico https://fisicartoons2019.blogspot.com/p/atualidades-astrnomicas.html para “download”. As atividades de construção e demonstração tiveram, também, papel relevante, propiciaram a discussão, cooperação, diálogo, confecção, aulas em classe e extraclasse, além de momentos de diversão diferenciados e bem proveitosos. Apesar das limitações apresentadas pela turma por conta de inúmeras variáveis supracitadas, principalmente em relação à irregularidade no número de estudantes durante as aulas, as atividades desenvolvidas na SD identificaram aquisição e transmissão do conhecimento durante todas as etapas, mostrando indícios de aprendizagem desse saber acumulado ao longo da história a partir de conteúdos como: a) as dimensões da Terra; b) gravitação; c) forças; d) modelos planetários; e) Sistema Solar; f) leis de Kepler; g) a Lua e fenômenos relacionados a ela; e h) história das ciências.
Normalmente parece comum trabalhar o conteúdo de maneira isolada, como se ele tivesse surgido do nada, a proposta Fisicartoons: escalas na Astronomia por meio de quadrinhos mostrou a existência de importantes cientistas ligados a estes conteúdos – Eratóstenes, Ptolomeu, Copérnico, Giordano Bruno, Tycho Brahe, Galileu, Kepler, Newton e Hubble – que, além de desenvolvê-los ao longo da história do ensino de Física e Astronomia, possibilitaram aprendizagens quando trazidos para sala de aula. A história de vida, as dificuldades, a época em que viveram, entre outros, direcionaram a SD, tornando-a bem mais interessante por conta das várias contribuições dessas importantes personalidades da história das Ciências. Assim, percebe-se, depois de meses de planejamento e sete momentos distintos e conectados ao mesmo tempo, que a Física, sempre tratada com rigidez, possui seu lado poético, especialmente quando é proporcionada essa viagem ao passado abordando a literatura, momentos de construção, discussão e comprovação de fenômenos vivenciados nesse cenário."
Dissertação
Artigos
Marcos Oliveira dos Santos
