NATIELLY BEATRIZ DOS SANTOS SILVA - MÉDIA ARITMÉTICA: Investigando o uso de uma HQs

 NATIELLY BEATRIZ DOS SANTOS SILVA - MÉDIA ARITMÉTICA: Investigando o uso de uma HQ com licenciandos em matemática

Esta postagem tem como intencionalidade divulgar o Trabalho de Conclusão de Curso de NATIELLY BEATRIZ DOS SANTOS SILVA intitulada MÉDIA ARITMÉTICA: Investigando o uso de uma HQ com licenciandos em matemática,  apresentado ao Curso de Matemática-Licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco, como requisito parcial para a obtenção do grau de Licenciada em Matemática. Área de concentração: Ensino (Matemática), orientado pelo Prof. Dr. José Ivanildo Felisberto de Carvalho. 

Segundo relato da autora, O presente estudo investigou o uso de história em quadrinhos para o ensino e aprendizagem de média aritmética com licenciandos em matemática. Para tanto, foi elaborada uma HQ com base nos estudos desenvolvidos sobre o campo conceitual de média aritmética. Participaram desta pesquisa 22 graduandos do curso de Licenciatura em matemática, oriundos de 5 instituições de ensino superior. A coleta dos dados da pesquisa se deu a partir de dois formulários disponibilizados durante uma oficina, intitulada "Vamos Vigorar na Estatística? Discussões a partir de uma HQ". Os participantes da oficina responderam individualmente aos formulários, sendo o primeiro composto por duas questões, com o objetivo de analisar a compreensão dos licenciandos sobre o conceito de média aritmética e o segundo formulário composto por cinco questões, com o objetivo de analisar o uso do recurso em estudo. A análise dos dados se deu por categorizações das respostas dos licenciandos. Os dados deste estudo demonstram que um número significativo utilizariam o recurso em estudo durante as
suas aulas, destacando o seu uso para introduzir o conceito de média aritmética ou para formalizá-lo, além também de avaliar a possibilidade do seu uso dependendo da turma. Destacaram também ser imprescindível a ação do professor como mediador do conhecimento a partir da HQ e da possibilidade de se utilizar juntamente com outros recursos, como jogos, resolução de questões, recursos tecnológicos, livro didático, entre outros. Quanto à compreensão dos licenciandos do conceito de média aritmética, percebemos a necessidade de dar uma atenção maior às propriedades e significados, assim como de se trabalhar com situações diversas, pois muitos licenciandos focaram apenas no algoritmo de média aritmética e demonstraram ter pouco conhecimento de situações que envolvem o conceito de média aritmética. Diante disso, consideramos a HQ como possibilidade para ser usada na sala de aula, tendo em vista a necessidade de se dar maior atenção às propriedades e significados e que grande parte dos licenciandos gostaram do recurso, acharam atrativa e de fácil compreensão."
PALAVRAS-CHAVE: Média aritmética. História em Quadrinhos. Teoria dos Campos Conceituais. Educação Estatística. Recurso didático.
Texto extraído de ACERVO UFPE

Trecho HQ Média Aritmética de NATIELLY BEATRIZ DOS SANTOS SILVA disponível em: ONEDRIVE ARTE DA FÍSICA EM QUADRINHOS


AS + VISITADAS DA SEMANA

Tirinhas para o ensino de Física: Modelos Atômicos

Tirinhas para o ensino de Física: Leis da dinâmica

Tirinhas para ensino de física: Termometria

Tirinhas para ensino de física: Metodologia científica

Tirinhas para ensino de física: Calorimetria

Práticas Didáticas: Calor e Temperatura

Tirinhas para o ensino de Física: Leis da Termodinâmica

Tirinha de Física: MRU/ MRUV/ MCU