ANA ESTEVÃO: HISTÓRIA EM QUADRINHOS PARA ABORDAGEM DO TEMA “LIXO ELETRÔNICO”

 HISTÓRIA EM QUADRINHOS NO ENSINO DE QUÍMICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA ABORDAGEM DO TEMA “LIXO ELETRÔNICO”


Aqui, a proposta é dar visibilidade à tese de doutorado HISTÓRIA EM QUADRINHOS NO ENSINO DE QUÍMICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA ABORDAGEM DO TEMA “LIXO ELETRÔNICO” de ANA PAULA SODRÉ DA SILVA ESTEVÃO apresentada ao Instituto Oswaldo Cruz como requisito final para obtenção do título de Doutora  em Ciências. Sob a orientação do Prof. Dr. Marco Antônio Ferreira da Costa.

De acordo com ANA PAULA SODRÉ DA SILVA ESTEVÃO "O ensino de Química tem como proposta a articulação entre a informação química e o contexto social, para que o cidadão possa participar ativamente da sociedade em que vive e, consequentemente exercer a sua cidadania. No entanto, diversos autores têm discutido, ao longo dos anos, que o panorama geral do ensino de Química, na educação básica, tem revelado uma prática de sala de aula baseada no método puramente expositivo e na transmissão de conhecimento. Neste contexto, algumas estratégias e metodologias têm sido recomendadas com o objetivo de auxiliar na construção do conhecimento e na formação para cidadania, tais como a abordagem de temas sociais. A presente pesquisa propõe o tratamento do tema lixo eletrônico em um viés problematizador no ensino de Química, bem como a elaboração de uma história em quadrinhos (HQ) sobre a temática abordada. Para tanto, empregando-se uma abordagem de cunho qualitativo investigou-se, inicialmente, a concepção de docentes e licenciandos em Química do IFRJ-CDUC sobre o tema lixo eletrônico, com a utilização de questionários com perguntas abertas e fechadas; desenvolveu-se uma oficina sobre HQs e lixo eletrônico; elaborou-se uma HQ, de forma coletiva, sobre o lixo eletrônico, voltada para o ensino de Química no Ensino Médio e, finalmente, a HQ elaborada foi avaliada por docentes do IFRJ-CDUC por meio de entrevista semiestruturada. Os resultados mostraram que o tema lixo eletrônico precisa ser mais difundido na população, no que se refere a produção, gestão, reciclagem e legislações regulatórias, como também os seus efeitos sobre o ambiente. A HQ elaborada permite que sejam abordadas questões sociais, ambientais e específicas da área de Química de forma contextualizada, onde os conteúdos desta área do conhecimento são apresentados imersos em um contexto social. Com as estratégias utilizadas foi possível abordar a utilização de HQs com professores de Química na formação inicial e em serviço. Os docentes mencionaram dificuldades de se trabalhar com HQs na sala de aula. Entretanto, avaliaram a HQ de forma positiva e consideraram que a mesma pode proporcionar resultados satisfatórios no ensino de Química."

Texto extraído de: arca fiocruz

Trecho de história em quadrinhos produzida no âmbito da pesquisa

Trecho extraído de: arca fiocruz


História em quadrinhos produzida no âmbito da pesquisa - extraída de: arca fiocruz



Conclusões da autora:

" Nesta tese, buscamos abordar o lixo eletrônico, em viés problematizador, concomitante à elaboração de uma HQ sobre o tema proposto como estratégia didática para o ensino de Química.
Assim, alguns levantamentos foram realizados na fundamentação teórica visando demonstrar como a tese proposta pode contribuir para o ensino de Química. Então, no capítulo um, mostramos que a falta de interesse de estudantes pela disciplina escolar Química, muitas vezes, atribuída à ausência de relação com o cotidiano, tem origem histórica. As disciplinas das ciências físicas e naturais foram, por muito tempo, deixadas em segundo plano quando comparadas às das humanidades. Além disso, o currículo de Química no ensino secundário visou atender muito mais aos interesses do momento político e econômico que passava o país do que à formação para a cidadania.
Verificamos, também, que, apesar dos documentos contemporâneos tentarem romper com a visão citada, barreiras como carência de material didático e formação de professores não compatível com tais exigências precisam ser superadas.
Dentre as propostas para o ensino de Química sugeridas pelas publicações contemporâneas, existe a abordagem de temas sociais. Diante do exposto, propomos a abordagem de temas sociais no ensino de Química utilizando como referências as reflexões contidas no enfoque CTS e na EA, principalmente, na vertente crítica.
O lixo eletrônico, tema social abordado nesta tese, no capítulo dois, constitui-se em um dos problemas ambientais enfrentados pela humanidade que provoca tanto danos no ambiente quanto exclusão social. Desse modo, maior conhecimento sobre esta temática se faz necessário, tanto pelos aspectos ambientais quanto sociais. Neste trabalho ressaltamos como a distribuição do lixo eletrônico é desigual e que tem países, em desenvolvimento, arcando com o ônus da descartabilidade de muitos aparatos tecnológicos. No capítulo três, apresentamos as características das HQs que são únicas e que podem ser utilizadas a favor da educação. Desse modo, defendemos a utilização de HQs para abordagem do tema lixo eletrônico, pois nesse recurso a dinâmica entre texto e imagem, a linguagem, a utilização da imaginação para o seu entendimento, com consequente estímulo à criatividade, bem como a presença no cotidiano da maioria das pessoas de forma direta ou indireta, pode trazer contribuições férteis para a reflexão do tema proposto.
Então, com o caminho metodológico proposto na tese, buscamos primeiramente avaliar a percepção de professores e licenciandos em Química sobre a questão do lixo eletrônico. Com a análise dos questionários dos licenciandos e docentes, foi possível mostrar que faltam informações sobre o lixo eletrônico no que se refere à gestão, à legislação, ao descarte e ao processo produtivo, bem como os aspectos ambientais e as desigualdades sociais que são acentuadas devido ao acúmulo desse tipo de resíduo. Foi possível verificar que a PNRS precisa ser mais difundida na população e, consequentemente, os papéis dos atores que constituem nossa sociedade. Também, foi verificada uma visão reducionista acerca do tema, onde os recursos naturais possuem um caráter utilitário. A partir das discussões e dos resultados encontrados, é possível considerar alguns pontos relevantes da pesquisa, como: a importância da abordagem do tema lixo eletrônico nos diversos níveis de ensino, de forma integrada, que leve o indivíduo à reflexão sobre os processos produtivos; relação entre produção e consumo e as políticas públicas envolvidas. O tema lixo eletrônico, por seu caráter social, apresenta-se como uma possibilidade de fornecer uma aprendizagem comprometida com as dimensões sociais, políticas e econômicas que permeiam as relações entre ciência, tecnologia e sociedade. Essas questões dialogam com as propostas da EA que visa à formação do cidadão crítico e participativo, que tome decisões frente a questões que permeiam nossa sociedade.
Sobre a utilização de HQ em sala de aula, verificamos a necessidade de discussão sobre ela no meio acadêmico, na formação inicial e continuada dos professores. Embora os quadrinhos possuam uma linguagem única, importante para o estímulo da criatividade e relacionamentos sociais, fatores essenciais para a aprendizagem e para busca de novos conhecimentos, a sua utilização ainda é incipiente no ensino de Química. Fato comprovado no levantamento bibliográfico realizado e nos depoimentos do grupo de estudo desta pesquisa.
A oficina de criação realizada com os licenciandos mostrou-se bastante fértil tanto como mais um instrumento de coleta de dados, que objetivou compreender a percepção dos licenciandos sobre o lixo eletrônico, quanto para inserção da abordagem de HQ na formação inicial de professores de química. Essa etapa foi importante com intuito de estimular o processo criativo, bem como para romper a barreira colocada por muitos professores em formação ou já formados de que, para elaborar uma HQ, é preciso saber desenhar profissionalmente. Ademais, os licenciandos puderam conhecer não só como as HQs podem ser utilizadas como recurso didático no ensino, mas também passaram a identificar os elementos que constituem as HQs.
No desenvolvimento da oficina os licenciandos puderam expressar nos quadrinhos o entendimento que tiveram sobre o tema abordado, no caso, o lixo eletrônico. Esse momento foi importante, pois promoveu a articulação entre um tema social e a linguagem dos quadrinhos.
As HQs produzidas pelos licenciandos, na oficina, abordaram diferentes assuntos, dentro do tema lixo eletrônico, os quais foram selecionados por eles, sem a interferência da autora, a saber: obsolescência programada e perceptiva, contaminação do ambiente, reciclagem e exclusão social. Esse fato reforça a importância de se abordar metodologias e estratégias contemporâneas na formação inicial do professor, pois esses são multiplicadores, ou seja, podem incorporar as vivências adquiridas em suas formações e em suas práticas docentes.
A oficina constituiu-se também como uma etapa piloto, para a elaboração da HQ de forma coletiva, com o conteúdo voltado para o ensino de Química. Com o roteiro elaborado coletivamente com os licenciandos, a autora e o artista Hamilton Manuel, foi produzida uma HQ para alunos do Ensino Médio, contemplando alguns assuntos relacionados ao ensino de Química: metais e tabela periódica, polímeros, combustão, de forma contextualizada.
A HQ produzida buscou atender a propostas contemporâneas para o ensino de Química. Assim, a partir de um tema social, no caso o lixo eletrônico, foram abordadas questões sociais, ambientais e políticas, além de conteúdos mais específicos na área de Química.
Os docentes que avaliaram a HQ consideraram positivas as articulações realizadas entre a Química e as outras áreas de conhecimento. Além disso, consideraram relevantes os assuntos que foram explorados, uma vez que a abordagem da HQ foi em um viés interdisciplinar. Desse modo, os docentes acreditam que a utilização de HQs no ensino de Química pode trazer contribuições para essa área do conhecimento. No entanto, apresentaram questões no que diz respeito a utilização de HQs na sala de aula, ou seja, como seria a estratégia para utilizar HQ no ensino de Química.
Esse fato reforça a necessidade de utilização de HQs nos diversos níveis de ensino, como também na formação inicial e continuada de professores.
Na presente pesquisa, foram apresentados temas de grande relevância, cada um com suas especificidades. Nesse víes, este trabalho pretendeu mostrar uma maneira de integrar as propostas contemporâneas para o ensino de Química, com a abordagem do tema lixo eletrônico, utilizando as HQs para a socialização do conhecimento."

Texto extraído de: arca fiocruz

Dissertação

Artigos:

As + visitadas da semana

Tirinhas para ensino de física: Eletrostática

Tirinhas para ensino de física: Termometria

PROJETO QUÍMICA EM QUADRINHOS - UNEB: MUNDO DOS ÁTOMOS

Tirinhas para o ensino de Física: Modelos Atômicos

Tirinhas para ensino de física: Astronomia

Tirinhas para ensino de física: Gravitação Universal

Práticas Didáticas: Calor e Temperatura

Tirinhas para ensino de física: Metodologia científica

Tirinhas para ensino de física: Energias Mecânicas

Tirinhas para o ensino de Física: Leis da dinâmica