JOCIENE NASCIMENTO: HQS SOBRE AS ORIGENS DO UNIVERSO E DA VIDA

PROPOSTA DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS PARADIDÁTICA SOBRE AS ORIGENS DO UNIVERSO E DA VIDA

A presente postagem versa sobre a Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Astronomia, Departamento de Física, Universidade Estadual de Feira de Santana, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Ensino de Astronomia por JOCIENE OLIVEIRA VITORIA NASCIMENTO sob a orientação da Profª Drª. Ana Carla Peixoto Bitencourt e da Profª Drª Vera Aparecida Fernandes Martins. Para a autora deste estudo as áreas das ciências da natureza, especialmente a Astronomia, vêm sendo enriquecidas com muitas informações produzidas a partir do avanço tecnológico. O estudo das origens do Universo e da vida atrai o homem ao longo de sua existência sobre a Terra. Até o momento, não foi detectada vida em outros astros do Universo, mas já sabemos que existem vários sistemas planetários com boas possibilidades. Estas informações chegam à escola e devem ser trabalhadas a fim de gerarem conhecimento. A educação brasileira, especialmente na escola pública, apresenta inúmeros problemas relacionados com aprendizagem, evasão, desmotivação de discentes e docentes e pouca credibilidade quanto a capacidade de formar cidadãos. A partir dos temas de Astronomia que constam no currículo do Ensino Fundamental e da constatação de que existe deficiência na formação docente sobre conhecimentos básicos desta ciência, propõe-se a elaboração de um paradidático embasado em concepções científicas, a ser utilizado na Educação Básica. O paradidático foi pensado no formato de história em quadrinhos atendendo aos documentos oficiais que regulam a educação brasileira quando estes propõem o uso de diferentes linguagens no ensino. Utilizou-se a consulta bibliográfica e os métodos da pesquisa qualitativa e quantitativa. Para a elaboração do paradidático, houve a preocupação em apoiá-lo em pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa. A elaboração do paradidático e os temas escolhidos são justificados a partir da constatação da pouca utilização da Astronomia enquanto ciência com um potencial muito grande para o desenvolvimento de ações interdisciplinares, uma vez que seus temas fazem parte do currículo da Educação Básica e oferecem possibilidades de transformar a maneira como se concebe a educação, favorecendo o letramento científico e apontando para o desenvolvimento de propostas trans-disciplinares.
Texto extraído de: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/246#preview-link0



Trecho da História em Quadrinhos utilizada por JOCIENE OLIVEIRA VITORIA NASCIMENTO em sua dissertação de mestrado - https://www.4shared.com/office/k-qJCiqSea/HQ_Origem_do_Universo_e_da_vid.html

História em Quadrinhos utilizada na dissertação de mestrado


 Dissertação de Mestrado elaborada JOCIENE OLIVEIRA VITORIA NASCIMENTO

A transposição didática é um desafio enfrentado por docentes todos os dias. A escolha do tema a ser discutido, a elaboração da aula, a preparação do material e a avaliação da aprendizagem do tema abordado exigem do profissional do ensino muitas competências que podem passar despercebidas quando se analisa o exercício da docência. Pensando neste profissional, dentro da perspectiva Ausubeliana, o mesmo tem um papel fundamental como facilitador do processo de aprendizagem, pois deve apresentar um conteúdo que seja significativo para o aluno e de forma motivadora. Neste sentido, materiais paradidáticos podem ser aliados do docente e aqui discutiremos o possível papel das histórias em quadrinhos. Ao tratar-se do uso das HQ com fins educacionais, faz-se necessário destacar que durante muito tempo a utilização deste material nas escolas foi desprezada, graças a pensamentos preconceituosos de alguns educadores em diversos países. Mas, a arte mais uma vez vence os preconceitos e o uso dos quadrinhos nas escolas tem ganhado destaque ao ponto de transformarem-se em objeto de estudo de muitas dissertações e teses, e estarem presentes em forma de tirinhas e charges nos livros didáticos e até mesmo na edição de revistas educativas no formato de quadrinhos. Os desafios são muitos e, no que se refere à preparação e utilização de material didático, o uso de HQ surge como alternativa para sair da rotina, desenvolver a leitura e a escrita, e motivar os educandos ao ponto de, quem sabe, desenvolverem habilidades na arte de desenhar e inúmeras outras possibilidades apontadas, através do manuseio adequado das HQ, pois estes constituem-se numa arte literária-imagética "e ler quadrinhos constitui-se num exercício intelectual, pois os mesmos apresentam uma linguagem multinodal, exigindo do leitor competências discursivas e textuais diversas. A leitura de quadrinhos é um exercício intelectual e considera aspectos cognitivos do leitor muito além da superfície textual. Por outro lado, diante de tantos recursos de última geração, por que HQ?" Quando se pergunta aos estudantes sobre a sua preferência em matéria de gênero de leitura, constata-se que em todos os ambientes sociais são as HQs que estão em primeiro lugar, as HQs contribuem muito para a formação inicial deste leitor, por serem estimulantes visualmente e por conterem histórias simples e que provocam a curiosidade e a imaginação da criança ou do adulto. E, corroborando com os resultados da pesquisa acima citada, e apontando outras vantagens que podem advir a partir do uso deste tipo de recurso: "os estudantes querem ler os quadrinhos, palavras e imagens, juntos, ensinam de forma mais eficiente, existe um alto nível de informação nos quadrinhos as possibilidades de comunicação são enriquecidas pela familiaridade com as histórias em quadrinhos, os quadrinhos auxiliam no desenvolvimento do hábito de leitura, os quadrinhos enriquecem o vocabulário dos estudantes, o caráter elíptico da linguagem quadrinística obriga o leitor a pensar e imaginar os quadrinhos tem um caráter globalizador, os quadrinhos podem ser utilizados em qualquer nível escolar e com qualquer tema." Estas vantagens citadas, juntamente com as possibilidades da inter e trans-disciplinar das HQs, as colocam na posição de ferramenta motivadora de grande impacto para transformar a prática docente, bem como contribuir para uma aprendizagem mais significativa dos discentes. Neste sentido, os documentos oficiais que direcionam a educação básica no Brasil, a LDB e os PCN, corroboram com o uso das HQ quando propõe a inserção de diferentes gêneros, outras linguagens e manifestações artísticas na Educação Básica. Sobre a inserção dos diferentes gêneros que favoreçam a comunicação em sala de aula, e a aquisição de saberes, Kleimam (2005) afirma que o ensino embasado nos gêneros não é apenas uma questão de disponibilidade mas, sobretudo, de viabilidade, nas condições de trabalho vigentes na sala de aula.

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