PROPOSTA DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS PARADIDÁTICA SOBRE AS ORIGENS DO UNIVERSO E DA VIDA
A presente postagem versa sobre a Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Astronomia, Departamento de Física, Universidade Estadual de Feira de Santana, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Ensino de Astronomia por JOCIENE OLIVEIRA VITORIA NASCIMENTO sob a orientação da Profª Drª. Ana Carla Peixoto Bitencourt e da Profª Drª Vera Aparecida Fernandes Martins.
Para a JOCIENE OLIVEIRA VITORIA NASCIMENTO "as áreas das ciências da natureza, especialmente a Astronomia, vêm sendo enriquecidas com muitas informações produzidas a partir do avanço tecnológico. O estudo das origens do Universo e da vida atrai o homem ao longo de sua existência sobre a Terra. Até o momento, não foi detectada vida em outros astros do Universo, mas já sabemos que existem vários sistemas planetários com boas possibilidades. Estas informações chegam à escola e devem ser trabalhadas a fim de gerarem conhecimento. A educação brasileira, especialmente na escola pública, apresenta inúmeros problemas relacionados com aprendizagem, evasão, desmotivação de discentes e docentes e pouca credibilidade quanto a capacidade de formar cidadãos. A partir dos temas de Astronomia que constam no currículo do Ensino Fundamental e da constatação de que existe deficiência na formação docente sobre conhecimentos básicos desta ciência, propõe-se a elaboração de um paradidático embasado em concepções científicas, a ser utilizado na Educação Básica. O paradidático foi pensado no formato de história em quadrinhos atendendo aos documentos oficiais que regulam a educação brasileira quando estes propõem o uso de diferentes linguagens no ensino. Utilizou-se a consulta bibliográfica e os métodos da pesquisa quali e quantitativa. Para a elaboração do paradidático, houve a preocupação em apoiá-lo em pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa. A elaboração do paradidático e os temas escolhidos são justificados a partir da constatação da pouca utilização da Astronomia enquanto ciência com um potencial muito grande para o desenvolvimento de ações interdisciplinares, uma vez que seus temas fazem parte do currículo da Educação Básica e oferecem possibilidades de transformar a maneira como se concebe a educação, favorecendo o letramento científico e apontando para o desenvolvimento de propostas transdisciplinares."
Texto extraído de: Plataforma BDTD
Trecho da História em Quadrinhos construída pela autora para desenvolvimento do estudo
Trecho da História em Quadrinhos de JOCIENE OLIVEIRA VITORIA NASCIMENTO extraído de Plataforma BDTD
História em Quadrinhos utilizada na dissertação de mestrado
Conclusões da autora
"A partir da análise dos dados de pesquisa apresentados neste trabalho, conclui-se que existe a necessidade de uma maior apropriação dos conteúdos relacionados com a Astronomia por grande parte dos docentes e assim, poderão atuar com mais segurança na facilitação da aprendizagem destes conteúdos em suas respectivas salas de aula. Esta constatação é reafirmada pelos dados coletados nesta e nas pesquisas publicadas pelos autores aqui consultados sobre formação docente nesta área. Em relação aos discentes, os dados nos levam a afirmar que os alunos iniciam o Ensino Fundamental II com poucos conhecimentos dos conteúdos básicos relacionados com Astronomia, e saem deste ciclo sem uma mudança significativa. Quando os assuntos são a inclinação do nosso planeta e seus movimentos, é lamentável a falta de conhecimento tanto dos discentes quanto dos docentes. Portanto, apresentar os conteúdos de forma diversificada, neste caso utilizando os recursos dos quadrinhos, pode ser uma alternativa na luta pela mudança na Educação Básica.
A Astronomia por ser uma ciência diversificada oferece muitas opções de desenvolvimento de atividades educativas, entre elas, “os quadrinhos”. Neste caso, sugere-se o uso das HQ, propostas neste trabalho, principalmente no Ensino Fundamental, porque ao analisar os temas abordados na Educação Básica, o Universo, o Sistema Solar e a origem da vida são apresentados neste nível com uma maior ênfase nos anos finais. No entanto, pela relevância dos conteúdos abordados, entende-se que este material pode ser utilizado em qualquer momento e por qualquer professor que pretende abordar estes conteúdos, seja para introdução do tema, fomentar discussões, ou simplesmente como leitura complementar.
Pelas possibilidades de aprendizagem a partir da linguagem dos quadrinhos, de uma forma bem ousada, pretende-se que estas HQ estimulem o desenvolvimento de projetos inter e transdisciplinares nas escolas por entendermos que este é um dos caminhos para a melhoria na qualidade da educação. Bem como incentivar o uso deste gênero literário atrativo, estimulante, interessante, de fácil assimilação e acessível. Entretanto, percebe-se que diante das dificuldades observadas nos docentes, ao tratar-se de conteúdos relacionados à Astronomia, é razoável dizer que apenas a utilização de paradidáticos, por maior qualidade que estes apresentem, não será suficiente para sanar as deficiências na formação, no que tange aos conhecimentos relacionados com conceitos básicos desta ciência.
Diante de tudo que foi observado ao longo de mais de cinco anos e que culminaram com a realização deste trabalho, constatou-se a necessidade de intensificação de esforços para a promoção da Astronomia, pois esta apresenta potencial para o desenvolvimento do conhecimento científico no Brasil. Isto pode ser conseguido através de ações de sensibilização junto aos Colegiados dos cursos de graduação e de pós-graduação, especialmente os das Ciências Naturais, estimulando-os a inserir a Astronomia nos currículos de seus cursos. E também buscar o apoio das Instituições que coordenam os cursos de formação continuada nesta área, a fim de estimulá-las a ofertar formações afins.
Resta também apelar para as Secretarias de Educação e órgãos de fomento, buscando apoio e incentivo nas ações de promoção desta ciência milenar que é a Astronomia inclusive com ações pontuais a exemplo de oficinas e seminários temáticos. Espera-se que estas estimulem uma maior divulgação da Astronomia entre docentes e com isso alcance as salas da Educação Básica visando a popularização desta ciência importante para todos, pois os fenômenos estudados nela influenciam diversos aspectos da vida na Terra."
Texto extraído de: Plataforma BDTD