ADRIANA RODRIGUES: QUADRINHOS NO ENSINO DE DENSIDADE

O IMPACTO DA LINGUAGEM DOS QUADRINHOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Este tópico tem a intencionalidade de divulgar o trabalho de Adriana Araújo Dutra Rodrigues em meio ao desenvolvimento da dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais como exigência para a obtenção do título de Mestre em Educação. Propor atividades em sala de aula que engajem os estudantes com a ciência e com a leitura sobre Ciências tem sido um desafio constante para professores dessa área. No entanto, esses mesmos jovens parecem apreciar quadrinhos e dedicam tempo a essa leitura. Evidência disso é o grande número de publicações do gênero, que surgem como um meio no qual o visual e o literário se tocam, ganhando novas nuances e uma nova forma de expressão. A presente pesquisa foi desenvolvida com o objetivo principal de analisar o impacto dos quadrinhos no ensino de conceitos químicos, ou seja, se uma história em quadrinhos predispõe o aluno ao aprendizado de conceitos e se a linguagem presente na história em quadrinhos permeia o ensino, a ponto de ser relembrada mais tarde, em um contexto avaliativo. Para isso utilizamos a pesquisa qualitativa como método e nos baseamos na literatura sobre linguagem narrativa desenvolvida por Bruner. Selecionamos uma turma de primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública de Belo Horizonte, para essa investigação. Uma história em quadrinhos (HQ) envolvendo o conceito de densidade foi produzida e usada em três momentos diferentes do trabalho. No primeiro os alunos leram a HQ e foram convidados a recontá-la e a resolver uma situação problema semelhante, embora conservasse diferenças em relação à situação vivida pelos personagens da HQ. Três semanas após o desenvolvimento dessa aula, os alunos fizeram uma avaliação escrita que continha uma situação-problema que remetia ao conceito presente na HQ. Cerca de três meses após do desenvolvimento da HQ, foi feita uma atividade de retomada da situação-problema, como introdução às aulas sobre o modelo cinético-molecular. As aulas nas quais essas atividades aconteceram foram gravadas em vídeo e analisadas. Percebemos que a solução presente na HQ foi constantemente retomada pelos alunos em diferentes momentos dessa investigação. O fato de tantas vezes se remeterem a mesma solução usada na HQ pode ser atribuído à natureza narrativa das HQs, que as aproxima da linguagem comum das interações humanas. Apenas quando a resolução proposta para a situação problema foi problematizada pela pesquisadora/professora, parte considerável dos estudantes foi capaz de adaptar o procedimento para o contexto da nova situação problema. Entendemos que as HQs representam uma oportunidade de auxiliar os alunos na criação de uma narrativa interior que acomode melhor esses conceitos, facilitando a compreensão e a memória.
Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/BUBD-A3NH82

Trecho da história em quadrinhos - Propriedade da matéria: Densidade

História em quadrinhos produzida para a dissertação 


Disponível em: http://bramevlad.blogspot.com/2017/06/alice-e-estatua-misteriosa.html

Dissertação de mestrado

Desenvolvemos esse trabalho com o objetivo de analisar o impacto de uma história em quadrinhos para a apropriação de um conceito científico, tanto a curto quanto a médio prazo. A pesquisa se constituiu na análise de três aulas: o desenvolvimento da HQ e de uma situação problema, uma prova escrita feita três semanas depois dessa primeira aula, contendo uma nova situação problema e uma aula onde a situação problema da prova escrita foi retomada em uma atividade em grupo. Essa última aconteceu aproximadamente três meses após o uso da HQ. Na HQ desenvolvida, a exposição de um procedimento que utiliza a densidade para se descobrir o material de que um objeto é feito não é uma exposição sem bases na realidade, mas o clímax da resolução de um problema que estava ameaçando um dos personagens. Esse clímax torna-se marcante por ser a culminância de um processo realizado ao longo de toda a narrativa. Durante a primeira etapa da pesquisa – a apresentação da HQ aos alunos e a discussão da solução-problema – o primeiro indício de que a leitura estava contribuindo para um interesse maior dos alunos foi uma grande participação dos estudantes (15 dos 25 participantes da aula ofereceram comentários), o que é um comportamento pouco comum para a turma investigada. 
 

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