Gustavo de Barros: ASTRONAUTA MAGNETAR NO ENSINO DE ASTRONOMIA

ENSINO DE FÍSICA COM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: O ASTRONAUTA EM MAGNETAR

Aqui, a proposição é indicar a monografia de Gustavo Ferraz de Barros apresentado ao Instituto de Geociências e Ciências Exatas - Campus de Rio Claro, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, para obtenção do grau de Licenciado em Física orientado pelo Prof. Dr. Eugenio Maria de França Ramo e nomeado ENSINO DE FÍSICA COM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: O ASTRONAUTA EM MAGNETAR.

Gustavo Ferraz de Barros expressa que "esta monografia tem como tema inspirador o uso de Histórias em Quadrinhos (HQ) no Ensino de Física. Os Quadrinhos são objetos que fazem parte do nosso cotidiano atual, em jornais, revistas, gibis e meios eletrônicos, e proporcionam entretenimento aos leitores. Além dessa característica, a natureza lúdica e linguística tornam tal material interessante quando aplicadas a Educação. O nosso objetivo foi o de pesquisar e analisar uma História em Quadrinhos que pudesse ser utilizada em uma aula de Física. O material escolhido foi Astronauta Magnetar de Danilo Beyruth. Com esta HQ, realizamos um minicurso com alunos das três séries do Ensino Médio, onde trabalhamos os temas Astrofísica e Eletromagnetismo. A partir dos resultados deste minicurso, elaboramos uma série de comentários e discussões a respeito do papel das Histórias em Quadrinhos dentro de uma sala de aula, como um instrumento significativo para o Ensino de Física."

Texto extraído de: repositório unesp

Trecho da Grafic Novel utilizada pelo pesquisador em seu estudo

Trecho ASTRONAUTA SPM - EM MAGNETAR - disponível em Acervo Drive

Conclusões do autor

"As Histórias em Quadrinhos apresentam uma série de características próprias, que as tornam interessantes como produção cultural e como recursos didáticos potencialmente aplicáveis ao Ensino de Física. Essas características fundamentais são as linguagens verbal e não verbal e a ludicidade. De um ponto de vista geral, os Quadrinhos são um objeto do nosso cotidiano, que tem-se mostrado um importante artístico, capaz de influenciar gerações. O fato do Quadrinho ser um objeto comum em nosso cotidiano, o qual todos nós já tivemos contato, tornam sua aplicação no Ensino muito mais interessante, por se tratar de um objeto já conhecido pelos discentes.
Astronauta Magnetar se mostrou um Quadrinho rico em conceitos físicos a serem explorados, além de tratar sobre assuntos interessantes e atuais, como a busca do Homem em chegar a lugares jamais explorados. Aliado ao fator científico, temos as características plásticas e linguísticas bem exploradas pelo autor.
Astronauta Magnetar é um material que consegue permitir o leitor ao leitor viajar em sua imaginação, sendo fidedigno às tirinhas de Mauricio de Sousa.
Tomando-se como base as justificativas teóricas discutidas, procuramos verificar neste trabalho o potencial de uma História em Quadrinho de caráter motivador e instigador dentro do ambiente da sala de aula, na forma de um minicurso.
Para tanto, fizemos um estudo minucioso do nosso material, buscando todos os elementos físicos presentes nele. Dentre esses elementos, no enfoque foi no
Magnetar, e de como ele podia se relacionar com a Astrofísica e o Eletromagnetismo. Possuíamos inicialmente um desafio, semelhante ao da disciplina de Física no Ensino Médio, que é o de trabalhar temas tão abstratos e complexos com estudantes. A HQ abordada segundo os princípios de Azambuja e Souza (1996) para o Estudo de Texto foi um importante instrumento para rompermos esses desafios iniciais. Durante todo o trabalho didático, a todo momento, nós nos remetíamos a trechos ou acontecimentos vinculados a Astronauta Magnetar, mostrando que essa História em Quadrinhos tinha sido o elemento motivador inicial de todo o processo de aprendizagem.
A elaboração de materiais pelos alunos se mostrou uma forma interessante de avaliar a participação dos alunos, seu entendimento do conteúdo e a utilização da linguagem das HQ. Neste caso, concluímos que a História em Quadrinhos e a Poesia foi um importante instrumento de inserção da arte como um instrumento auxiliar no Ensino de Física. Os resultados animadores para o Ensino de Física podem ser constatados a partir do envolvimento dos alunos na leitura do Quadrinho, nas discussões teóricas e na elaboração dos materiais. A História em Quadrinhos Astronauta Magnetar figura-se como um material que pode ser aplicada em turmas do Ensino Médio, como sendo um importante instrumento para instigar os alunos a buscarem compreender um pouco mais a Física."
O formato de minicurso em horários inversos ao de aula com duração de oito horas, onde trabalhamos as diversas etapas do Estudo de Texto, permitiu liberdade metodológica e um trabalho com diversidade interessante de alunos, das 3 séries do Ensino Médio. Interessante salientar as ricas discussões que surgiram entre os alunos durante todo o processo, partindo de temas e conceitos físicos pouco ou jamais vistos por eles, como a Astrofísica mesmo.
Texto extraído de: repositório unesp

Monografia


Artigo:

Capítulo de Livro:
ENSINO DE FÍSICA COM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: O ASTRONAUTA EM MAGNETAR 

Gustavo Ferraz de Barros
Eugenio Maria de França Ramos
João Eduardo Fernandes Ramos
   

As + visitadas da semana

Tirinhas para o ensino de Física: Modelos Atômicos

Tirinhas para ensino de física: Eletrostática

Tirinhas para ensino de física: Termometria

PROJETO QUÍMICA EM QUADRINHOS - UNEB: MUNDO DOS ÁTOMOS

Tirinhas para ensino de física: Gravitação Universal

Tirinhas para ensino de física: Astronomia

Práticas Didáticas: Calor e Temperatura

Tirinhas para o ensino de Física: Leis da dinâmica

Tirinhas para ensino de física: Energias Mecânicas

Tirinhas para ensino de física: Metodologia científica