EUDES DE SOUZA: CONSTRUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA

CONSTRUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: POSSIBILIDADES PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO 


Aqui, a intencionalidade é destacar a dissertação de mestrado de EUDES HENRIQUE DE SOUZA intitulada CONSTRUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: POSSIBILIDADES PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO, o apresentada à Banca Examinadora como requisito para a obtenção do título de Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. Área de concentração: Educação Matemática, sob orientação da Prof.ª. Drª. Abigail Fregni Lins (Bibi Lins).

Segundo EUDES HENRIQUE DE SOUZA "esta pesquisa objetivou investigar possibilidades de se trabalhar com Histórias em Quadrinhos em sala de aula, ao apresentar o processo de produção de Histórias em Quadrinhos para professores de Matemática em Formação, de forma analógica e digital. Nossa pesquisa está vinculada ao Programa de Consolidação das Licenciaturas PRODOCÊNCIA/CAPES/UEPB. Os sujeitos de nossa pesquisa foram dez professores de Matemática em formação, alunos do Curso de Licenciatura Plena em Matemática da UEPB, cursando o componente curricular nomeado Informática Aplicada ao Ensino II. Os professores em formação foram divididos em duplas e receberam todas as informações acerca de produção de Histórias em Quadrinhos. Para isso, trouxemos Eisner, um dos teóricos responsável pela criação e produção de HQs. Para as discussões acerca do ensino e aprendizagem por meio das tecnologias digitais, trabalhamos os doze princípios norteadores da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia de Mayer (2001). Em nossa pesquisa, de abordagem qualitativa, apresentada como estudo de caso, utilizamos como instrumentos observação participante, questionários e notas de campo. O método de triangulação de dados, proposto Yin (2001), gerou nosso estudo de caso. A primeira fase de nossa pesquisa se deu em delinear o perfil inicial dos professores em formação quanto ao uso de HQs em sala de aula. Em seguida, apresentamos o uso de aplicativos no processo de construção de HQs para professores. Após todo o processo de criação e produção de HQs por eles, discutimos o perfil final dos professores de Matemática em formação. Concluímos, a partir dos dados analisados, que é possível se trabalhar com HQs em sala de aula, de forma que o ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos possam vir a ser entendidos mais facilmente pelos alunos. Pudemos notar, ao longo de nossa pesquisa, contribuições no processo de formação de cada um dos sujeitos envolvidos, isto é, futuros professores de Matemática."

Texto extraído de tede uepb

Trechos de histórias em quadrinhos produzidos pelos professores no âmbito da pesquisa

Trecho extraído de tede uepb


Trecho extraído de tede uepb

Trecho extraído de tede uepb

Histórias em quadrinhos produzidos pelos professores no âmbito da pesquisa - extraídas de tede uepb

Conclusões do autor:

"A presente pesquisa teve por objetivo investigar possibilidades de se trabalhar com Histórias em Quadrinhos em sala de aula e também apresentar o processo de produção das Histórias em Quadrinhos a professores de Matemática em formação. Para isso, seguimos com a proposta didática, de Etapas I e II, apresentada no quarto capítulo dessa pesquisa. A pergunta que nos norteou foi: Que contribuições construções de Histórias em Quadrinhos na forma digital podem trazer para os professores de Matemática em formação? Nossa pesquisa está vinculada ao Programa de Consolidação das Licenciaturas PRODOCENCIA/CAPES/UEPB, que tem finalidade apresentar projetos que venham a contribuir com a melhoria dos cursos de licenciatura da Universidade UEPB, como construção de Histórias em Quadrinhos. A pesquisa foi realizada com uma turma de alunos do terceiro período do Curso de Licenciatura Plena em Matemática da UEPB, nas aulas do componente curricular Informática Aplicada ao Ensino II. Contamos com a participação de10 alunos, professores de Matemática em formação. Trouxemos em cada um dos capítulos informações que norteassem nossas discussões com relação à nossa pesquisa. No primeiro capítulo, intitulado PRODOCENCIA, discutimos a importância de se trabalhar com as plataformas digitais, do tipo Moodle. Além disso, apresentamos crescimento dos ambientes virtuais. Acreditamos que esse capítulo traduz um pouco a importância do processo de formação, que aumenta devido o avanço das TIC. Nesse ainda, destacamos a importância do Programa PRODOCENCIA, como sendo o meio onde a pesquisa pode ser colocada em prática por outros profissionais da Educação. No segundo capítulo apresentamos, por meio dos aspectos históricos das Histórias em Quadrinhos, os elementos essenciais presentes em uma boa HQ. Para que isso fosse possível, apresentamos os principais responsáveis por propagar as Histórias em Quadrinhos pelo mundo. Ainda trouxemos o primeiro teórico, que combina palavras e imagens em HQs, Will Eisner, que fundamentou as discussões acerca da criação e produção das HQs desenvolvidas pelas duplas, professores em formação. Cada um dos Quadrinhos desenvolvidos foi baseado nas instruções de Eisner. Elementos como diversão, atenção, história, roteiro e transmissão de sentimentos podem ser observados nas HQs das duplas. No terceiro capitulo discutimos as Histórias em Quadrinhos em um meio digital, e para o universo dos Quadrinhos a TCAM, teoria fundamentada em doze princípios que tratam da aprendizagem multimídia, que de uma forma simples pode ser entendida como a forma que as pessoas aprendem por meio da combinação de imagens e palavras. A teoria, desenvolvida e criada pelo psicólogo Richard E. Meyer, norteou as discussões dessa pesquisa no que tange a utilização das mídias pelos professores em formação. Por meio da teoria concluímos que ocorreram contribuições na formação dos professores de Matemática com as HQs, uma vez que tiveram que selecionar e entender o funcionamento dos aplicativos. Fizeram uso dos recursos multimídia afim de promover a aprendizagem e produziram Histórias em Quadrinhos em um meio digital. No quarto capitulo apresentamos a estrutura metodológica de nossa pesquisa, inclusive instrumentos utilizados. Optamos por uma abordagem qualitativa, apresentado por Bogdan e Biklen 1994). Trouxemos, para efeitos de análise, a triangulação no modelo proposto por Yin (2001). Optamos por adotar também a estrutura de Lins (2003) por acreditar que nos fornece uma visão mais ampla do estudo de caso. No quinto apresentamos nossa análise, tendo como base para as discussões quatro grandes categorias. A primeira, perfil inicial dos professores de Matemática em formação, foi possível percebermos que os professores em formação desconheciam a grandiosidade e as múltiplas utilizações para Histórias em Quadrinhos. Ainda observamos que boa parte dos professores em formação desconhecia os elementos estruturais de Histórias em Quadrinhos. A segunda categoria tratou da utilização dos aplicativos pelas duplas. Foi possível constatar que os professores em formação não apresentaram problemas relacionados à utilização dos aplicativos, a não ser pelo fato de não terem instalado a versão mais recente do aplicativo ComicLife. A terceira categoria, construção das Histórias em Quadrinhos pelas duplas, os professores em formação desenvolveram bem suas HQs. Foi possível notar que se os professores em formação não se empenharem para melhor transmitir uma informação por meio de HQs, eles podem passar aos alunos conceitos errados, como foi o caso apresentado no Quadrinho produzido pela Dupla II. Se não forem tomados os devidos cuidados na hora de transmitir uma mensagem, que combine palavra e imagem, a mensagem não terá fim educacional. Por fim, a última categoria, perfil final dos professores de Matemática em formação, notamos contribuições na formação dos professores de Matemática. Após produzidas as Histórias em Quadrinhos pelas duplas, notamos mudança de pensamento por parte dos professores em formação frente à utilização das HQs para fins educacionais. Notamos que perceberam que ensinar não é tarefa fácil, nem tão pouco o processo de construção de HQs voltadas para o ensino da Matemática. São muitas as possibilidades de ensino que podem ser abordadas por meio das Histórias em Quadrinhos. Nesse estudo apresentamos algumas formas para tratamento de conteúdos matemáticos em sala de aula. Embora o estudo tenha revelado que é possível tratar temas diversos que envolvem o universo da Matemática, ele não tratou de conteúdos mais complexos, como frações, porcentagens, Trigonometria, entre outros. Estudos mais aprofundados desses conteúdos por meios de HQs poderão ser realizados em futuras pesquisas."

Texto extraído de tede uepb


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