HQS E MATEMÁTICA
Esta postagem tem como objetivo divulgar o Trabalho de Conclusão de Curso de PRISCILA MORAES sob título HQS E MATEMÁTICA apresentado ao Departamento de Matemática Pura e Aplicada do Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, como parte dos requisitos para obtenção do título de Licenciada em Matemática, orientado pelo Prof. Dr. Marcus Vinícius de A. Basso.
Segundo relato de PRISCILA MORAES, "Através deste trabalho, mostro a possibilidade de aliar histórias em quadrinhos (HQs)
à aprendizagem de matemática, uma vez que este gênero literário, além de divertir, pode
servir de base para que os estudantes desenvolvam o senso de análise, a criticidade e o
raciocínio lógico-matemático através de conceitos matemáticos abordados.
Por este motivo, elaborei uma proposta didática baseada em histórias em quadrinhos,
de minha autoria, e voltada para o ensino de matemática em duas turmas de 7ª série do
Colégio de Aplicação da UFRGS. Através das HQs criadas trabalhei com conteúdos
matemáticos envolvendo o pensamento lógico e as operações aritméticas, além de incentivar a
produção escrita e a organização do pensamento matemático. Também trabalhei com a
possibilidade dos estudantes criarem suas próprias histórias em quadrinhos a partir das
relações matemáticas trabalhadas. O objetivo desta pesquisa foi analisar as reações e
interpretações dos estudantes sobre as histórias em quadrinhos, bem como o papel que estas
desempenharam para a construção da aprendizagem dos estudantes. A partir do estudo
realizado, a utilização de histórias em quadrinhos com o objetivo de ensinar matemática
mostrou ser uma ferramenta importante que aproxima a vida escolar da vida diária dos
estudantes. Além disso, os estudantes se mostraram encorajados no estudo da matemática o
que possibilita a criação de um relacionamento agradável que facilita a compreensão dos
conteúdos. A utilização dos quadrinhos em sala de aula não pretende ser uma metodologia
única, mas sim uma opção para auxiliar na aprendizagem matemática."
Tirinhas produzidas por PRISCILA MORAES no âmbito da pesquisa
 |
Tirinha produzida por PRISCILA MORAES - disponível em ACERVO UFRGS |
 |
Tirinha produzida por PRISCILA MORAES - disponível em ACERVO UFRGS |
 |
Tirinha produzida por PRISCILA MORAES - disponível em ACERVO UFRGS |
 |
Tirinha produzida por PRISCILA MORAES - disponível em ACERVO UFRGS |
 |
Tirinha produzida por PRISCILA MORAES - disponível em ACERVO UFRGS |
 |
Tirinha produzida por PRISCILA MORAES - disponível em ACERVO UFRGS |
 |
Tirinha produzida por PRISCILA MORAES - disponível em ACERVO UFRGS |
Conclusões da autora:
"A partir do estudo realizado, percebe-se que o trabalho com histórias em quadrinhos é uma possibilidade em sala de aula, pois, pode funcionar como instrumento que auxilia a aprendizagem de matemática. Com a aplicação desta proposta em sala de aula, os estudantes se mostraram animados e motivados com a atividade, o ambiente favorável que se criou em sala de aula possibilitou que os estudantes sentissem segurança para questionarem e conversarem com os professores para esclarecer suas dúvidas, além de argumentarem em favor de suas conclusões sobre os conceitos com os colegas. Desta forma, eles não só compreenderam os conteúdos trabalhados como também se sentiram incentivados e satisfeitos com os resultados que obtiveram. O trabalho em grupo foi muito favorecido com a utilização de HQs como proposta didática, pois, acredito que a troca de idéias e as discussões entre os estudantes sobre as histórias em quadrinhos e, conseqüentemente, sobre os conteúdos matemáticos podem fortalecer o aprendizado. Neste contexto, também são trabalhados o senso crítico, a capacidade de fazer análise, identificar relações e conteúdos, além de saber demonstrar através da escrita o pensamento que desenvolveram e de que forma compreenderam as definições e aplicações dos conceitos matemáticos, todas estas questões puderam ser abordadas e trabalhadas com os estudantes em sala de aula. Por estes motivos, a utilização de histórias em quadrinhos como proposta didática em sala de aula pode proporcionar uma melhor compreensão dos conteúdos matemáticos, além de desenvolver a criatividade por conterem imagens, que são muito mais interativas e auxiliam o desempenho da memória e da capacidade de interpretação, podendo contribuir para a resolução de problemas matemáticos (Frizzo e Bernardi, 2001). E agora? – Bom, a partir de agora pretendo prosseguir com estudos teórico-metodológicos no sentido de oferecer suporte para profissionais ligados à Educação Matemática que tenham interesse em utilizar histórias em quadrinhos como recurso didático para o ensino-aprendizagem de conceitos de matemática. Além de aprofundar a discussão sobre possibilidades com HQs valorizando maneiras de representação de diferentes pontos de vista (personagens) através de textos e imagens. "
Trabalho de conclusão de curso
Comentários
Postar um comentário