A linguagem dos quadrinhos no Ensino de Geo-história: uma HQ sobre o Césio-137
Aqui, a proposição é destacar a dissertação de mestrado apresentada por RICARDO DE OLIVEIRA SILVA ao Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica – PPGEEB/UFG, nível Mestrado Profissional, do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação – CEPAE da Universidade Federal de Goiás – UFG, na área de Concentração: Ensino na Educação Básica - Linha de Pesquisa: Práticas Escolares e Aplicação do conhecimento, sob a supervisão do orientador: Dr. Glauco Roberto Gonçalves intitulada A linguagem dos quadrinhos no Ensino de Geo-história: uma HQ sobre o Césio-137.
RICARDO DE OLIVEIRA SILVA destaca que "esta pesquisa foi desenvolvida durante o Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do CEPAE/UFG, com o objetivo de analisar e promover a utilização dos quadrinhos, dentre as suas várias possibilidades, como recursos metodológicos nos conteúdos escolares na Educação Básica. A linguagem dos quadrinhos, dentre os seus diversos formatos: histórias em quadrinhos (HQs), gibis, revistinhas, tirinhas, charges, cartuns, literatura de cordel, graphicnovels, zines, mangás; possibilita o desenvolvimento de múltiplas habilidades ao leitor como a interpretação de imagens, compreensão da linguagem verbal e não verbal, análise de fatos (históricos e cotidianos) e notícias. Os quadrinhos contribuem para o hábito de leitura, e exigem do leitor uma análise crítica, principalmente nas imagens que carregam diversas informações; têm um potencial multidisciplinar e transdisciplinar, podendo ser utilizados em variadas disciplinas escolares bem como em projetos integrados, entre outros. Para o produto educacional, foi desenvolvida uma HQ com o título: Césio-137 em quadrinhos: a geo-história da tragédia radiológica em Goiânia; como uma forma de aplicação dos quadrinhos no Ensino. A partir da pesquisa bibliográfica e de entrevistas aplicadas aos alunos do Colégio Estadual Manoel Libânio da Silva no ano de 2019; foi constatado que a maioria dos alunos desconhece este fato histórico, ou sabem muito pouco a respeito, mesmo morando nas cidades de Goiânia, Abadia de Goiás e região. Nos livros didáticos pouco é encontrado sobre o Césio-137, também são poucas pesquisas acadêmicas desenvolvidas sobre o assunto, com a temática de Ensino na Educação Básica, desta forma esta pesquisa busca contribuir como um material paradidático a ser utilizado por professores de Educação Básica no Ensino Fundamental e Médio."
Texto extraído de: repositorio ufg
História em quadrinhos produzida no âmbito da pesquisa extraída de editora alta performance gratuitamente
Conclusões do autor:
"No ano de 2022, chegamos a 35 anos da tragédia com o Césio-137, atualmente as partículas radioativas, que causaram 6.000 toneladas de lixo radiológico, marcam meia vida da radiação pelo Césio, que ainda irradiarão por volta de 300 anos o depósito da cidade de Abadia de Goiás. Após todo esse tempo, o acidente com o Césio-137 (como comumente é denominado) aparentemente cada ano fica mais esquecido pela população, tanto pelo tempo que passou, quanto pelo esforço velado para manter a memória desta tragédia que tanto impactou na história da cidade de Goiânia e região.
Como mencionado nesta pesquisa, o que aconteceu em Goiânia em 1987 não foi apenas um acidente, talvez seja assim mencionado para amenizar os impactos deste drama que afetou a vida milhares de pessoas, dos quais os sobreviventes carregam cicatrizes irreversíveis, bem como seus descendentes. Todas as vítimas, sejam as que tiveram contato direto com o material radioativo, quanto as que participaram do processo de descontaminação, vivenciaram na pele o drama do medo, da dor, das doenças, das incertezas, da discriminação, do desamparo; vítimas do descaso e da incompetência.
Conforme aponta a pesquisadora Vasconcelos (2019), a tragédia sofreu um silenciamento por parte da mídia e dos governantes, desde a época em que ocorreu, o que acarretou no esquecimento das pessoas, principalmente as que não viveram na época. Esse silenciamento é percebido atualmente, pois são encontradas poucas informações desta tragédia em livros didáticos, aparecendo alguns parágrafos de maneira vaga, geralmente nos livros da disciplina de Ciências (por ser a única que traz esse componente nos currículos), e em alguns livros de História, Geografia, Química e Física nos livros de Ensino Médio. A tragédia com o Césio-137 por mais que esteja no imaginário popular, seja pelas lembranças de ouvir alguém falar, ou das reportagens que surgiram aos longos dos 10, 20, 25, 30 anos que sucederam a este acontecimento, postagens na internet, etc., aparentemente está caindo no esquecimento da população em geral. Como afirma Vasconcelos (2017), no geral, boa parte da população desconhece ou conhece pouco a respeito do assunto, principalmente os mais jovens que nasceram bem depois desta tragédia.
Vasconcelos (2019) relata em sua dissertação de mestrado que, desde o início do drama radiológico, houve por parte do poder público uma tentativa de silenciamento a respeito da gravidade e da abrangência que a tragédia com o Césio-137, trouxe para a vida da população de Goiânia e região; silenciamento que abrange a falta de acesso à informação e esclarecimento da população. Esse silenciamento segue após os mais de 30 anos da tragédia, quando observamos o desconhecimento sobre o assunto por grande parte dos alunos do Colégio Estadual Manoel Libânio da Silva, mesmo estudando bem próximo do Parque Estadual Telma Ortegal, local onde abriga os rejeitos radiológicos do Césio-137.
Infere-se que o esquecimento, provocado pelo silenciamento tem uma certa temporalidade, na medida em que o tempo passa, cada vez mais é esquecido pelas pessoas, e as novas gerações, conforme pode ser notado nos questionários respondidos pelos alunos mais novos, tendem a cada vez mais apagar as memórias sobre a tragédia com o Césio-137. Mesmo que este fato histórico tenha sido marcante para a cidade de Goiânia e região, e principalmente para a cidade de Abadia de Goiás, que teve sua emancipação política impulsionada pela criação do depósito radiológico no município; podemos notar que há um progressivo silenciamento desta tragédia em nossa história.
Podemos compreender que esse processo se dá por diversos aspectos: a falta de material didático disponível nas bibliotecas escolares, pois em várias escolas que já trabalhei ou visitei, em sua maioria, não são encontrados livros sobre o fato histórico; nos livros didáticos e nos currículos escolares, quando apresentam informações sobre a tragédia com o Césio-137, geralmente são pequenos trechos que descrevem este fato histórico; não é feita uma abordagem regional nos livros e materiais didáticos, dificultando o estudo dos alunos dos aspectos geo-históricos de Goiás; e principalmente a própria conjuntura geopolítica do Brasil durante as décadas de 1980 e 1990, em que o país passava por um processo de redemocratização, onde ainda predominava o obscurantismo na divulgação e acesso das informações importantes para a população, impactando no desconhecimento da maioria da população nas décadas seguintes.
Desta forma, o objetivo deste estudo foi trazer uma contribuição com um material didático que possa ser utilizado por estudantes, professores, e pela população em geral. Uma tragédia deve ser relembrada não apenas para gerar comoção, mas para evitar que novas tragédias aconteçam, para que de alguma forma possamos aprender com o nosso passado. Peter Burke nos afirma que “A função do historiador é lembrar a sociedade daquilo que ela quer esquecer”, portanto é necessário, embora incômodo, rememorar o Césio-137, pelo seu grande impacto em nossa história.
Para atingir o propósito principal da pesquisa, o “produto educacional”, foi escolhida a Linguagem dos Quadrinhos, pelo seu grande potencial didático enquanto forma de Arte e de Literatura, por ser uma forma de leitura bastante atrativa e popular há décadas, e atualmente com a internet tem se diversificado e amplificado o seu acesso. Esta pesquisa aponta alguns caminhos que podem ser explorados e vivenciados por educadores e pesquisadores: as charges, as tirinhas, os quadrinhos, músicas, pinturas, filmes, produções audiovisuais e até mesmo os memes, que podem auxiliar professores em percursos didáticos para ensinar e aprender sobre o Césio-137, bem como outros eventos históricos.
A linguagem dos quadrinhos (textuais/imagéticas) instigam o letramento e ampliação da leitura de forma criativa e a reflexão crítica. Juntamente com outras linguagens como as linguagens musicais, fotográficas, cinematográficas ampliam para além da memória do evento do Césio-137, possibilitam construir conceitos sobre o funcionamento das atividades que envolvem a radioatividade.
O estudo sobre a tragédia com o Césio-137 traz a possibilidade de fixação sobre um evento que marcou profundamente a história do impacto radioativo no Brasil, Goiás, Goiânia e Abadia de Goiás. Além das possibilidades didáticas apresentadas nesta pesquisa, o professor/pesquisador poderá trabalhar questões como a Usina Nuclear (escala global e territorial/nacional), radioatividade, os usos e tipos de elementos radioativos na sociedade, medidas de segurança e proteção quanto à radioatividade, a geopolítica da radioatividade, o lixo radiológico e suas implicações socioambientais."
Dissertação: