Juliana Hidalgo et. al. - HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E FILOSOFIA DA CIÊNCIA

  Siga-nos no Twitter

História da Ciência e Natureza da Ciência em Quadrinhos: complementação a lacunas em livros didáticos de Física

Juliana Hidalgo, Mykaell Silva, José Nicácio & Deyzianne Fonseca propõem que as discussões sobre a inserção da História e Filosofia da Ciência (HFC) na Educação Básica permanecem atuais. Costuma-se defender uma abordagem que possibilite articular conteúdos científicos a aspectos relacionados à natureza do conhecimento científico. Nesse contexto, diversos obstáculos e desafios inerentes à transposição didática da HFC vêm sendo relatados pela literatura. No caso da elaboração de narrativashistóricas para uso em sala de aula entrariam em jogo decisões a respeito da extensão e profundidade dos textos, recortes históricos, formulação discursiva, etc. Todos esses fatores demandam reflexão tendo em vista a necessidade de elaborar atividades pedagógicas interessantes e adequadas ao nível de escolaridade visado. Há ainda um obstáculo importante que vem sendo citado pela literatura: a dificuldade dos alunos em relação à leitura. À luz desses referenciais, o presente trabalho propõe refletir sobre o potencial das Histórias em Quadrinhos como alternativa para a inserção da HFC em sala de aula. Particularmente, discute-se como exemplo uma sequência de tirinhas que contempla recortes da História da Astronomia e a temática Natureza da Ciência. As Histórias em Quadrinhos constituem-se como narrativas ilustradas curtas, agradáveis, de caráter estimulador da leitura. A possibilidade de uso de recursos visuais vem em auxilio à compreensão das falas das personagens, caracterizando a fluidez de leitura desse tipo de material. A familiaridade e interesse pelo universo das Histórias em Quadrinhos fazem com que sejam um recurso propício à elaboração de propostas receptíveis e adequadas aos jovens. Dessa forma, refletir sobre como explorar a utilização desse tipo de suporte pode ser um caminho interessante.
Texto extraído de: https://1drv.ms/b/s!Aopi44QQcJzxiN9KZ5HTgQBUW_s_dQ

Em defesa da inserção da História e Filosofia da Ciência (HFC) na educação básica, Juliana Hidalgo, Mykaell Silva, José Nicácio & Deyzianne Fonseca vêm enfatizando a possibilidade de articular conteúdos de física a aspectos relacionados à natureza do conhecimento científico. Traz-se à tona a relevância de uma compreensão aprofundada dos conteúdos de ciência, na qual o conhecimento científico seja contextualizado como tentativa de resolução de problemas em contraposição a uma visão a problemática e a histórica da ciência. Contudo, diversos obstáculos inerentes à transposição didática da HFC vêm sendo relatados, entre os quais se situa a dificuldade dos alunos em relação à leitura. Nesse contexto, propõe-se no presente trabalho refletir sobre potencialidades e possibilidades das Histórias em Quadrinhos como alternativa para a inserção da HFC em sala de aula em colaboração com livros didáticos usuais. Particularmente, discute-se como exemplo uma sequência de tirinhas que contempla recortes da História da Astronomia e a temática Natureza da Ciência. As Histórias em Quadrinhos constituem-se como narrativas ilustradas curtas, agradáveis, de leitura fluida. A familiaridade e interesse pelo universo dos quadrinhos fazem com que sejam um recurso propício à elaboração de propostas receptíveis e adequadas ao público jovem. A articulação com o livro didático, por sua vez, pode ser bem recebida pelos próprios professores.
Texto extraído de: http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxi/sys/resumos/T0715-1.pdf

Juliana Hidalgo, Mykaell Silva, José Nicácio & Deyzianne Fonseca também pontuam que uma perspectiva interessante seria a elaboração de materiais complementares aos livros didáticos, que pudessem colaborar para a inserção didática da HFC. Esses materiais permitiriam o aprofundamento de aspectos ainda pouco contemplados nos livros usuais, que demonstram lacunas no que diz respeito a abordar conteúdos científicos de forma integrada ao seu processo de construção histórica. (Particularmente, a utilização de narrativas histórico--pedagógicas para discutir sobre NdC vem sendo recorrente e recomendada pela literatura . Em sua elaboração, diversos aspectos precisam ser avaliados, como a extensão e a profundidade dos textos, a quantidade de informações contempladas e a adequação da formulação discursiva. É preciso, ainda, atentar para a falta de pré-requisitos dos alunos em relação aos conhecimentos físicos, históricos, epistemológicos e filosóficos, bem como dificuldades quanto à leitura. À luz dessas considerações, o presente trabalho apresenta exemplares de história em quadrinhos (HQ), visando à abordagem de questões relativas à NdC. Discutem-se, por meio desses exemplos, as potencialidades da HQ, gênero narrativo apreciado pelos alunos, como porta “confortável” de entrada para a HFC em sala de aula, e, em especial, como forma de lidar com lacunas usuais em livros didáticos de Física. As HQ elaboradas se inserem na perspectiva de abordar o conhecimento científico como atividade humana, socialmente construída em um contexto cultural. A proposta apresentada é pautada pela intenção de mostrar uma “ciência viva”, enfatizando o empenho dos personagens em resolver problemas. Busca-se, assim, uma compreensão ampla da ciência na sociedade.Texto extraído de: https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/26047/1/Pesquisa%20e%20educacao%20em%20Ciencias%20Naturais%20e%20Matematica.pdf
Trecho da história em Quadrinhos Observando o Céu- disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/26047/1/Pesquisa%20e%20educacao%20em%20Ciencias%20Naturais%20e%20Matematica.pdf

História em Quadrinhos Observando o Céu 

Capítulo de Livro


                    

AS + VISITADAS DA SEMANA

Tirinhas para o ensino de Física: Modelos Atômicos

Tirinhas para o ensino de Física: Leis da dinâmica

Tirinhas para ensino de física: Termometria

Tirinhas para ensino de física: Metodologia científica

Tirinhas para ensino de física: Calorimetria

Práticas Didáticas: Calor e Temperatura

Tirinhas para o ensino de Física: Leis da Termodinâmica

Tirinha de Física: MRU/ MRUV/ MCU