JOSINEIDE DA SILVA - A EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS

  Josineide Alves da Silva: A EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS

Esta postagem tem como objetivo de divulgar a dissertação de mestrado de  Josineide Alves da Silva - A construção de histórias em quadrinhos na evolução dos modelos atômicos: uma proposta de aprendizagem significativa, apresentada ao Programa de Pós-graduação de Ensino em Educação Básica, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira – CAp-Uerj, sob orientação da Prof.a Dra. Lidiane Aparecida de Almeida. 

Segundo Josineide Alves da Silva "essa Dissertação apresenta uma proposta para o ensino do tema Evolução dos Modelos Atômicos para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Tal proposta envolve o uso da linguagem das Histórias em Quadrinhos (HQs) para promover uma aprendizagem significativa, em que o aluno é sujeito do processo e o professor, mediador do conhecimento. A pesquisa foi realizada no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) em turmas do 9º ano do ensino fundamental. A metodologia da pesquisa foi qualitativa, auxiliada de mapas mentais, que foram aplicados antes e depois das atividades envolvendo as HQs. A proposta de pesquisa objetivou motivar o estudante a buscar novos conhecimentos através das HQs, as quais foram construídas coletivamente entre alunos e professor. O produto indicado é um guia para professor com caminhos que auxiliem o trabalho docente com o recurso pedagógico das HQs."
Texto extraído de: Acervo UERJ
 
"A seguir há uma proposta de uma HQ para apresentar o modelo atômico de Rutherford-Bohr. É uma outra forma de trabalhar, onde o professor apresenta uma história pronta. Ela pode ser um incentivo possam desenvolver uma outra HQ , para que os alunos de outro modelo atômico ou de outro conteúdo, como, por exemplo, a História da Tabela Periódica, importante para a Ciência. D esta maneira, instrumento tão é possível a ideia de que despertar no estudante o conhecimento é construído histórico e socialmente e não surge como um passe de má gica . E que o cientista pode ser alguém como ele, que buscou respostas par a as perguntas que até aquele momento não estavam respondidas, com os conhecimentos daquela época."
Texto extraído de Acervo EDUCAPES

Trecho da história em quadrinhos produzida pela autora para a pesquisa

Trecho da HQ A EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS de Josineide Alves da Silva disponível em Acervo EDUCAPESONEDRIVE Arte da Física em Quadrinhos

História em quadrinhos produzida pela autora para a pesquisa


Conclusões da autora

"Essa Dissertação de Mestrado buscou integrar, no processo de construção de Histórias em Quadrinhos, uma metodologia ativa, onde o estudante é incentivado a aprofundar conhecimentos, promovendo uma aprendizagem significativa e a incorporação de um discurso particular da Química. A pesquisa desenvolvida com os alunos do 9º ano do ensino fundamental usou uma linguagem que a maioria dos alunos conhece, trazendo a memória do lúdico e partindo das premissas essenciais da Teoria da Aprendizagem Significativa: a vontade do aluno de aprender e a valorização dos conhecimentos que ele traz para a escola. Frente ao desafio de aulas mais atrativas, a pesquisa envolveu os alunos em trabalhos de grupo onde foi exigido organização, diálogo, abstração, imaginação, negociação, uma conexão texto-imagem e a incorporação de uma linguagem científica aos aspectos socioculturais do grupo. A maneira como as etapas foram planejadas foi essencial para a construção de histórias que possibilitaram uma aprendizagem significativa. A identificação das ideias iniciais que os alunos já traziam sobre os assuntos, os subsunçores, identificadas no mapa mental inicial; a construção coletiva do conceito de modelo e da analogia com o modelo científico; as perguntas norteadoras que direcionavam os alunos à pesquisa e a possibilidade de disponibilizar algumas aulas para a discussão em grupo, com a presença da professora e da pesquisadora, atuando como mediadoras. A socialização das HQs e a construção do Mapa Mental final possibilitaram as verificações dos conceitos que precisam ser revistos e os novos conceitos incorporados. É possível perceber como o trabalho imagem-texto, ao mesmo tempo que resgata memórias dos alunos, desperta uma vontade de trabalhar, desenvolve o diálogo, exige reflexões e questionamentos, acomoda conceitos novos e a lembrança deste aprendizado, sendo, portanto, significativo. 115 Ao buscar uma linguagem mais acessível os grupos usaram as suas experiências cotidianas para interpretar os assuntos, tornando mais acessível e particular um conhecimento abstrato. As Histórias em Quadrinhos deram voz aos alunos, que ao se ouvirem puderam partilhar dúvidas, experiências, conhecimentos, tendo a mediação da professora e da pesquisadora. Essa Dissertação buscou valorizar os conhecimentos prévios dos alunos, além de associar a prática docente, a pesquisa e a proposta de caminhos alternativos ao ensino onde apenas o professor fala na sala de aula, renovando ideias e métodos numa tentativa de superar a visão distorcida que os estudantes chegam ao 9º ano do ensino fundamental sobre a Química. Os resultados mostraram que as HQs são bem aceitas no contexto escolar e que funcionam como ferramenta lúdica e facilitadora para o processo de aprendizagem, já que elas estão na memória de longo prazo, que leva à aprendizagem significativa. Embora não tenha sido o foco da pesquisa possibilita o trabalho interdisciplinar. O produto é um guia para o professor que enfrenta dificuldades em encontrar uma atividade que, ao mesmo tempo, possibilita a participação do aluno, estimulando-o, e começa a construir um pensamento químico necessário ao desenvolvimento de conteúdos futuros."
Texto extraído de: Acervo UERJ

Dissertação


Capítulo de Livro:  Ensino de Química em Revista – Vol. 4 -  Construção de Múltiplos Caminhos para Ensino e Pesquisa



Comentários

As + visitadas da semana

Tirinhas para ensino de física: Eletrostática

Tirinhas para ensino de física: Termometria

Tirinhas para o ensino de Física: Modelos Atômicos

PROJETO QUÍMICA EM QUADRINHOS - UNEB: MUNDO DOS ÁTOMOS

Tirinhas para ensino de física: Astronomia

Tirinhas para ensino de física: Gravitação Universal

Tirinhas para ensino de física: Metodologia científica

Práticas Didáticas: Calor e Temperatura

Tirinhas para ensino de física: Energias Mecânicas

Tirinhas para o ensino de Física: Leis da dinâmica