JOSINEIDE DA SILVA - A EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS

  Josineide Alves da Silva: A EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS

Esta postagem tem como objetivo de divulgar a dissertação de mestrado de  Josineide Alves da Silva - A construção de histórias em quadrinhos na evolução dos modelos atômicos: uma proposta de aprendizagem significativa, apresentada ao Programa de Pós-graduação de Ensino em Educação Básica, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira – CAp-Uerj, sob orientação da Prof.a Dra. Lidiane Aparecida de Almeida. 

Segundo Josineide Alves da Silva "essa Dissertação apresenta uma proposta para o ensino do tema Evolução dos Modelos Atômicos para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Tal proposta envolve o uso da linguagem das Histórias em Quadrinhos (HQs) para promover uma aprendizagem significativa, em que o aluno é sujeito do processo e o professor, mediador do conhecimento. A pesquisa foi realizada no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) em turmas do 9º ano do ensino fundamental. A metodologia da pesquisa foi qualitativa, auxiliada de mapas mentais, que foram aplicados antes e depois das atividades envolvendo as HQs. A proposta de pesquisa objetivou motivar o estudante a buscar novos conhecimentos através das HQs, as quais foram construídas coletivamente entre alunos e professor. O produto indicado é um guia para professor com caminhos que auxiliem o trabalho docente com o recurso pedagógico das HQs."


Texto extraído de: Acervo UERJ

"A seguir há uma proposta de uma HQ para apresentar o modelo atômico de Rutherford-Bohr. É uma outra forma de trabalhar, onde o professor apresenta uma história pronta. Ela pode ser um incentivo possam desenvolver uma outra HQ , para que os alunos de outro modelo atômico ou de outro conteúdo, como, por exemplo, a História da Tabela Periódica, importante para a Ciência. D esta maneira, instrumento tão é possível a ideia de que despertar no estudante o conhecimento é construído histórico e socialmente e não surge como um passe de má gica . E que o cientista pode ser alguém como ele, que buscou respostas par a as perguntas que até aquele momento não estavam respondidas, com os conhecimentos daquela época."
Texto extraído de Acervo EDUCAPES

Trecho da HQ A EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS de Josineide Alves da Silva disponível em Acervo EDUCAPESONEDRIVE Arte da Física em Quadrinhos



AS + VISITADAS DA SEMANA

Tirinhas para o ensino de Física: Modelos Atômicos

Tirinhas para o ensino de Física: Leis da dinâmica

Tirinhas para ensino de física: Termometria

Tirinhas para ensino de física: Metodologia científica

Tirinhas para ensino de física: Calorimetria

Práticas Didáticas: Calor e Temperatura

Tirinhas para o ensino de Física: Leis da Termodinâmica

Tirinha de Física: MRU/ MRUV/ MCU