Josineide Alves da Silva: A EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS
Esta postagem tem como objetivo de divulgar a dissertação de mestrado de Josineide Alves da Silva - A construção de histórias em quadrinhos na evolução dos modelos atômicos: uma proposta de aprendizagem significativa, apresentada ao Programa de Pós-graduação de Ensino em Educação Básica, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira – CAp-Uerj, sob orientação da Prof.a Dra. Lidiane Aparecida de Almeida.
Segundo Josineide Alves da Silva "essa Dissertação apresenta uma proposta para o ensino do tema Evolução
dos Modelos Atômicos para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Tal
proposta envolve o uso da linguagem das Histórias em Quadrinhos (HQs) para
promover uma aprendizagem significativa, em que o aluno é sujeito do processo e o
professor, mediador do conhecimento. A pesquisa foi realizada no Instituto de
Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) em turmas do 9º ano do
ensino fundamental. A metodologia da pesquisa foi qualitativa, auxiliada de mapas
mentais, que foram aplicados antes e depois das atividades envolvendo as HQs. A
proposta de pesquisa objetivou motivar o estudante a buscar novos conhecimentos
através das HQs, as quais foram construídas coletivamente entre alunos e
professor. O produto indicado é um guia para professor com caminhos que auxiliem
o trabalho docente com o recurso pedagógico das HQs."
"A seguir há uma proposta de uma HQ para apresentar o modelo atômico de Rutherford-Bohr. É uma outra forma de trabalhar, onde o professor apresenta uma história pronta. Ela pode ser um incentivo possam desenvolver uma outra HQ , para que os alunos de outro modelo atômico ou de outro conteúdo, como, por exemplo, a História da Tabela Periódica, importante para a Ciência. D esta maneira, instrumento tão é possível a ideia de que despertar no estudante o conhecimento é construído histórico e socialmente e não surge como um passe de má gica . E que o cientista pode ser alguém como ele, que buscou respostas par a as perguntas que até aquele momento não estavam respondidas, com os conhecimentos daquela época."
Trecho da história em quadrinhos produzida pela autora para a pesquisa
Conclusões da autora
"Essa Dissertação de Mestrado buscou integrar, no processo de construção de
Histórias em Quadrinhos, uma metodologia ativa, onde o estudante é incentivado a
aprofundar conhecimentos, promovendo uma aprendizagem significativa e a
incorporação de um discurso particular da Química.
A pesquisa desenvolvida com os alunos do 9º ano do ensino fundamental
usou uma linguagem que a maioria dos alunos conhece, trazendo a memória do
lúdico e partindo das premissas essenciais da Teoria da Aprendizagem Significativa:
a vontade do aluno de aprender e a valorização dos conhecimentos que ele traz
para a escola.
Frente ao desafio de aulas mais atrativas, a pesquisa envolveu os alunos em
trabalhos de grupo onde foi exigido organização, diálogo, abstração, imaginação,
negociação, uma conexão texto-imagem e a incorporação de uma linguagem
científica aos aspectos socioculturais do grupo.
A maneira como as etapas foram planejadas foi essencial para a construção
de histórias que possibilitaram uma aprendizagem significativa. A identificação das
ideias iniciais que os alunos já traziam sobre os assuntos, os subsunçores,
identificadas no mapa mental inicial; a construção coletiva do conceito de modelo e
da analogia com o modelo científico; as perguntas norteadoras que direcionavam os
alunos à pesquisa e a possibilidade de disponibilizar algumas aulas para a
discussão em grupo, com a presença da professora e da pesquisadora, atuando
como mediadoras. A socialização das HQs e a construção do Mapa Mental final
possibilitaram as verificações dos conceitos que precisam ser revistos e os novos
conceitos incorporados.
É possível perceber como o trabalho imagem-texto, ao mesmo tempo que
resgata memórias dos alunos, desperta uma vontade de trabalhar, desenvolve o
diálogo, exige reflexões e questionamentos, acomoda conceitos novos e a
lembrança deste aprendizado, sendo, portanto, significativo.
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Ao buscar uma linguagem mais acessível os grupos usaram as suas
experiências cotidianas para interpretar os assuntos, tornando mais acessível e
particular um conhecimento abstrato. As Histórias em Quadrinhos deram voz aos
alunos, que ao se ouvirem puderam partilhar dúvidas, experiências, conhecimentos,
tendo a mediação da professora e da pesquisadora.
Essa Dissertação buscou valorizar os conhecimentos prévios dos alunos,
além de associar a prática docente, a pesquisa e a proposta de caminhos
alternativos ao ensino onde apenas o professor fala na sala de aula, renovando
ideias e métodos numa tentativa de superar a visão distorcida que os estudantes
chegam ao 9º ano do ensino fundamental sobre a Química.
Os resultados mostraram que as HQs são bem aceitas no contexto escolar e
que funcionam como ferramenta lúdica e facilitadora para o processo de
aprendizagem, já que elas estão na memória de longo prazo, que leva à
aprendizagem significativa. Embora não tenha sido o foco da pesquisa possibilita o
trabalho interdisciplinar.
O produto é um guia para o professor que enfrenta dificuldades em encontrar
uma atividade que, ao mesmo tempo, possibilita a participação do aluno,
estimulando-o, e começa a construir um pensamento químico necessário ao
desenvolvimento de conteúdos futuros."
Dissertação
Capítulo de Livro: Ensino de Química em Revista – Vol. 4 - Construção de Múltiplos Caminhos para Ensino e Pesquisa
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