MAXWELL FILHO: “USS FREEDOM” PARA O ENSINO DE FÍSICA

 USO DA HISTÓRIA EM QUADRINHO “USS FREEDOM” PARA O ENSINO DE FÍSICA

Esta postagem tem como propósito divulgar e destacar a Dissertação de Mestrado USO DA HISTÓRIA EM QUADRINHO “USS FREEDOM” PARA O ENSINO DE FÍSICA, apresentada por Maxwell Lima Maciel Filho ao Programa de Pós-Graduação na Universidade Federal Rural do Semi-Árido no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), como parte dos requisitos necessários à obtenção do título de Mestre em Ensino de Física. Para tal, contou com a orientação da Profa. Dra. Erlania Lima de Oliveira e do Prof. Dr. Rafael Castelo Guedes Martins.

Na perspectiva de Maxwell Lima Maciel Filho destaca que "as Histórias em Quadrinhos (HQs) surgiram que entre o final do século XIX e o começo do século XX, usadas inicialmente para o entretenimento do público infanto-juvenil, atualmente vêm ganhando destaque no cenário educacional. Com sua linguagem simples e ilustrações que chamam a atenção do público jovem, as HQs são boas alternativas na busca de novos métodos de ensino e aprendizagem. Dentro desse cenário, o presente trabalho tem como objetivo estimular o interesse dos discentes pela Física utilizando como ferramenta pedagógica uma HQ, sobre uma viagem que retrata uma aventura de quatro tripulantes em uma nave espacial tentando salvar a humanidade. Ao longo da história, podemos observar situações cujos tripulantes estabelecem diálogos entre si a respeito de fenômenos físicos, e desenvolvem várias discussões e indagações, aguçando a curiosidade e causando envolvimento do leitor com a temática. A aplicação do produto foi realizada com a turma do primeiro ano do Ensino Médio na escola pública Governador Adauto Bezerra localizado em Fortaleza-CE. Os resultados foram coletados a partir de problemáticas e questionamentos sobre os temas envolvidos na história. Essa problemática possibilita que os alunos expressem suas ideias, interagindo com os colegas e com o professor na construção do conhecimento. Sendo assim, este trabalho visa auxiliar o aluno a entender conceitos de maneira dinâmica e eficaz e julgamos que este material servirá como ferramenta catalisadora na construção do conhecimento através de discussão sobre as situações retratadas no quadrinho. Os elementos dos quadrinhos são partes importantes nesse processo, pois estimula a criatividade dos alunos e ajuda na problematizarão dos assuntos em sala de aula."

Trecho da história em quadrinhos produzida pelo autor para a pesquisa

Trecho da HQ USS FREEDOM - extraída de Acervo Universidade Federal Rural

História em quadrinhos produzida pelo autor para a pesquisa - extraída de Acervo Universidade Federal Rural

 

Conclusões do autor: 

"Este trabalho contribui para sugerir modificações na rotina escolar no ensino de Física, que normalmente é ministrado apenas com os recursos didáticos tradicionais com aulas expositivas, mostrando um caminho para a suplementação desses métodos. Nesta narrativa, o estudante é protagonista do seu aprendizado rompendo paradigmas clássicos na forma de aprender.
Nesse processo foi possível desenvolver a construção do conhecimento, a partir da problematização dos conceitos abordados a fim de consolidar a Aprendizagem Significativa no ato da aplicação do produto educacional, integrando os conhecimentos prévios ao conhecimento que pretende ser introduzido.
O produto educacional foi bem acolhido pelos alunos, o que gerou uma participação satisfatória durante toda a aplicação do produto. Muitos dos estudantes relataram que foi a primeira vez em que tiveram contato com quadrinhos para o ensino, e que desconheciam esse tipo de gênero para integrar o processo de aprendizagem em Física.
O Quadrinho “USS Freedom” retrata uma fictícia viagem espacial que ao longo da jornada se depara com situações representadas por conceitos físicos, em que os personagens discutem a respeito desses conceitos a fim de estabelecer explicações e comentários pertinentes, possibilitando a imersão do leitor na história e promovendo uma curiosidade sobre o assunto.
Em certos momentos de conflitos na HQ, paradigmas conceituais são quebrados, e no debate em sala é construído um conhecimento real através da roda de conversa promovida pelo professor, que tem como papel fundamental por ser o mediador e detentor do conhecimento real, induzindo através da Aprendizagem Significativa a construção com conhecimento juntamente com os estudantes.
Durante a construção do produto educacional em si, sempre houve uma preocupação de deixá-lo atrativo no que diz respeito às ilustrações. Sem dúvidas, essa seria a porta de entrada para chamar a atenção do aluno no primeiro momento.
Outro ponto importante foi tornar a linguagem simples e acessível, aproximando o vocábulo do visto no quadrinho ao do estudante permitindo uma melhor compreensão dos assuntos abordados, e por fim, o cuidado na construção do Os resultados obtidos mostram que as HQs podem desempenhar um papel muito importante para o primeiro contato do estudante no tópico a ser abordado, entretanto existe uma necessidade de aprofundamento posterior no assunto com aulas expositivas, caracterizando o uso de HQs no ensino como uma ferramenta auxiliar.
As respostas dos questionários feitos antes e após a aplicação do produto serviram para diagnosticar e detectar onde existem as maiores deficiências conceituais dos estudantes, podendo assim melhor direcionar os conceitos que podem ser abordados em aulas posteriores e garantir o aprendizado."

Dissertação

Comentários

As + visitadas da semana

Tirinhas para ensino de física: Eletrostática

Tirinhas para ensino de física: Termometria

Tirinhas para o ensino de Física: Modelos Atômicos

PROJETO QUÍMICA EM QUADRINHOS - UNEB: MUNDO DOS ÁTOMOS

Tirinhas para ensino de física: Astronomia

Tirinhas para ensino de física: Gravitação Universal

Tirinhas para ensino de física: Metodologia científica

Práticas Didáticas: Calor e Temperatura

Tirinhas para ensino de física: Energias Mecânicas

Tirinhas para o ensino de Física: Leis da dinâmica