USO DA HISTÓRIA EM QUADRINHO “USS FREEDOM” PARA O ENSINO DE FÍSICA
Esta postagem tem como propósito divulgar e destaca a Dissertação de Mestrado apresentada por Maxwell Lima Maciel Filho ao
Programa de Pós-Graduação na
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
no Mestrado Nacional Profissional em
Ensino de Física (MNPEF), como parte dos
requisitos necessários à obtenção do título
de Mestre em Ensino de Física. Para tal, contou com a orientação da Profa. Dra. Erlania Lima de Oliveira e do Prof. Dr. Rafael Castelo Guedes Martins.
As Histórias em Quadrinhos (HQs) surgiram entre o final do século XIX e
o começo do século XX. Usadas inicialmente para o entretenimento do público
infanto-juvenil, atualmente vêm ganhando destaque no cenário educacional.
Com sua linguagem simples e ilustrações que chamam a atenção do público
jovem, as HQs são boas alternativas na busca de novos métodos de ensino e
aprendizagem. Dentro desse cenário, o presente trabalho tem como objetivo
estimular o interesse dos discentes pela Física utilizando como ferramenta
pedagógica uma HQ, sobre uma viagem que retrata uma aventura de quatro
tripulantes em uma nave espacial tentando salvar a humanidade. Ao longo da
história, podemos observar situações cujos tripulantes estabelecem diálogos
entre si a respeito de fenômenos físicos, e desenvolvem várias discussões e
indagações, aguçando a curiosidade e causando envolvimento do leitor com a
temática. A aplicação do produto foi realizada com a turma do primeiro ano do
Ensino Médio na escola pública Governador Adauto Bezerra localizado em
Fortaleza - CE. Os resultados foram coletados a partir de problemáticas e
questionamentos sobre os temas envolvidos na história. Essa problemática
possibilita que os alunos expressem suas ideias, interagindo com os colegas e
com o professor na construção do conhecimento. Sendo assim, este trabalho
visa auxiliar o aluno a entender conceitos de maneira dinâmica e eficaz e
julgamos que este material servirá como ferramenta catalisadora na construção
do conhecimento através de discussão sobre as situações retratadas no
quadrinho. Os elementos dos quadrinhos são partes importantes nesse
processo, pois estimula a criatividade dos alunos e ajuda na problematizarão dos
assuntos em sala de aula.
Palavras-chave: História em quadrinhos no ensino de Física. Parâmetros
Curriculares Nacionais. Aprendizagem significativa.
Texto extraído de
Trecho da HQ USS FREEDOM - produzida por Maxwell Lima Maciel Filho para sua dissertação de mestrado - disponível em Acervo Universidade Federal Rural do Semi-Árido; disponível em: OneDrive Arte da Física em Quadrinhos |
Em sua dissertação Maxwell Lima Maciel Filho relata que "durante a construção do quadrinho “USS Freedom” experimentamos uma
série de desafios que vão desde desenvolvimento de seu enredo, permeando as
ilustrações, às adversidades de representar, através de figuras, situações que
pudessem representar de maneira lúdica e compreensível, conceitos físicos, ajustes
na linguagem para facilitar a leitura e captação dos preceitos descritos nos
quadrinhos. O enredo se baseia em um planeta Terra em ruínas que depende dos 'atos
heróicos' por meio de façanhas desempenhadas pelos personagens para que a
humanidade tenha chance de sobreviver. Esse clamor dá ao quadrinho ares de histórias épicas vistas nos grandes filmes de ficção, chamando a atenção inicial do
leitor O significado do nome da nave provém de algumas citações da ficção
científica. A sigla “USS” é bastante conhecida por ser o prefixo dos nomes das naves
estelares da clássica franquia norte-americana Star Trek (1966), famosa por seus
desdobramentos épicos e aclamados em todo globo. Já o segundo nome “Freedom”,
é uma palavra da língua inglesa que significa “liberdade”, o que dá todo o sentido ao
50
objetivo final da história que é libertar a humanidade do cenário apocalíptico em que
o planeta se encontra.
Ao longo da história os personagens fazem diálogos entre si, trazendo
questionamentos originados por determinados acontecimentos e/ou decisões
realizadas pelos personagens, culminando na discussão sobre determinados
conceitos físicos.
O enredo do quadrinho teve bastante preocupação em trazer personagens
com características diferentes, desde o gênero até sua personalidade, visando
promover a igualdade entre as diferenças e superação de preconceitos." (p.48, 49, 50)
Texto extraído de