MAXWELL FILHO - “USS FREEDOM” PARA O ENSINO DE FÍSICA

 USO DA HISTÓRIA EM QUADRINHO “USS FREEDOM” PARA O ENSINO DE FÍSICA

Esta postagem tem como propósito divulgar e destaca a Dissertação de Mestrado apresentada por Maxwell Lima Maciel Filho ao Programa de Pós-Graduação na Universidade Federal Rural do Semi-Árido no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), como parte dos requisitos necessários à obtenção do título de Mestre em Ensino de Física. Para tal, contou com a orientação da Profa. Dra. Erlania Lima de Oliveira e do Prof. Dr. Rafael Castelo Guedes Martins.

As Histórias em Quadrinhos (HQs) surgiram entre o final do século XIX e o começo do século XX. Usadas inicialmente para o entretenimento do público infanto-juvenil, atualmente vêm ganhando destaque no cenário educacional. Com sua linguagem simples e ilustrações que chamam a atenção do público jovem, as HQs são boas alternativas na busca de novos métodos de ensino e aprendizagem. Dentro desse cenário, o presente trabalho tem como objetivo estimular o interesse dos discentes pela Física utilizando como ferramenta pedagógica uma HQ, sobre uma viagem que retrata uma aventura de quatro tripulantes em uma nave espacial tentando salvar a humanidade. Ao longo da história, podemos observar situações cujos tripulantes estabelecem diálogos entre si a respeito de fenômenos físicos, e desenvolvem várias discussões e indagações, aguçando a curiosidade e causando envolvimento do leitor com a temática. A aplicação do produto foi realizada com a turma do primeiro ano do Ensino Médio na escola pública Governador Adauto Bezerra localizado em Fortaleza - CE. Os resultados foram coletados a partir de problemáticas e questionamentos sobre os temas envolvidos na história. Essa problemática possibilita que os alunos expressem suas ideias, interagindo com os colegas e com o professor na construção do conhecimento. Sendo assim, este trabalho visa auxiliar o aluno a entender conceitos de maneira dinâmica e eficaz e julgamos que este material servirá como ferramenta catalisadora na construção do conhecimento através de discussão sobre as situações retratadas no quadrinho. Os elementos dos quadrinhos são partes importantes nesse processo, pois estimula a criatividade dos alunos e ajuda na problematizarão dos assuntos em sala de aula. 
Palavras-chave: História em quadrinhos no ensino de Física. Parâmetros Curriculares Nacionais. Aprendizagem significativa. 
Texto extraído de 

Trecho da HQ USS FREEDOM - produzida por Maxwell Lima Maciel Filho para sua dissertação de mestrado - disponível em Acervo Universidade Federal Rural do Semi-Árido; disponível em: OneDrive Arte da Física em Quadrinhos

 

Em sua dissertação Maxwell Lima Maciel Filho  relata que "durante a construção do quadrinho “USS Freedom” experimentamos uma série de desafios que vão desde desenvolvimento de seu enredo, permeando as ilustrações, às adversidades de representar, através de figuras, situações que pudessem representar de maneira lúdica e compreensível, conceitos físicos, ajustes na linguagem para facilitar a leitura e captação dos preceitos descritos nos quadrinhos. O enredo se baseia em um planeta Terra em ruínas que depende dos 'atos heróicos' por meio de façanhas desempenhadas pelos personagens para que a humanidade tenha chance de sobreviver. Esse clamor dá ao quadrinho ares de histórias épicas vistas nos grandes filmes de ficção, chamando a atenção inicial do leitor O significado do nome da nave provém de algumas citações da ficção científica. A sigla “USS” é bastante conhecida por ser o prefixo dos nomes das naves estelares da clássica franquia norte-americana Star Trek (1966), famosa por seus desdobramentos épicos e aclamados em todo globo. Já o segundo nome “Freedom”, é uma palavra da língua inglesa que significa “liberdade”, o que dá todo o sentido ao 50 objetivo final da história que é libertar a humanidade do cenário apocalíptico em que o planeta se encontra. Ao longo da história os personagens fazem diálogos entre si, trazendo questionamentos originados por determinados acontecimentos e/ou decisões realizadas pelos personagens, culminando na discussão sobre determinados conceitos físicos. O enredo do quadrinho teve bastante preocupação em trazer personagens com características diferentes, desde o gênero até sua personalidade, visando promover a igualdade entre as diferenças e superação de preconceitos." (p.48, 49, 50)

AS + VISITADAS DA SEMANA

Tirinhas para o ensino de Física: Modelos Atômicos

Tirinhas para o ensino de Física: Leis da dinâmica

Tirinhas para ensino de física: Termometria

Tirinhas para ensino de física: Metodologia científica

Tirinhas para ensino de física: Calorimetria

Práticas Didáticas: Calor e Temperatura

Tirinhas para o ensino de Física: Leis da Termodinâmica

Tirinha de Física: MRU/ MRUV/ MCU