Aline Kundlatscc: Histórias em quadrinhos na formação inicial de professores de química

 ENQUADRANDO AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA: POSSIBILIDADES E LIMITES

Aqui, a proposta é apresentar a dissertação de mestrado de ALINE KUNDLATSCH intitulada  ENQUADRANDO AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA: POSSIBILIDADES E LIMITES, apresentada à Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista – UNESP, Campus de Bauru - Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência como requisito para obtenção do título de Mestre em Educação para a Ciência. Sob a orientação da Prof.ª Drª. Beatriz Salemme Corrêa Cortela.

De acordo com ALINE KUNDLATSCH "o foco desta investigação é a formação inicial de professores. A partir das lacunas detectadas por meio de um levantamento bibliográfico a respeito do aproveitamento de Histórias em Quadrinhos (HQs) como recurso didático na formação inicial de professores de Ciências e Química, objetivamos responder a seguinte questão de pesquisa: Quais as possibilidades e os limites do desenvolvimento de atividades envolvendo HQs na formação inicial de professores de Química? O estudo foi desenvolvido com base na pesquisa qualitativa participante. O contexto da investigação se deu em uma disciplina de instrumentação para o Ensino de Química e Ciências e teve como participantes discentes de um curso de Licenciatura em Química de uma universidade pública. Os dados foram constituídos a partir do desenvolvimento de uma Unidade Didática, que tinha como um de seus objetivos a produção de HQs pelos licenciandos. Primeiramente, foi realizada uma análise dos quadrinhos elaborados a partir da Análise Semiólogica, proposta por Penn. Após, o estudo foi pautado na Análise de Conteúdo de Bardin, cujo corpus foi delimitado em: i) áudio das interações discursivas de um grupo de licenciandos (grupo 1) durante a produção do plano de aula utilizando uma HQ comercial; ii) vídeo sobre a apresentação do grupo 1 sobre o plano de aula envolvendo a HQ comercial; iii) áudio das interações discursivas do grupo 1 durante a produção da sua HQ; iv) a HQ e o roteiro da mesma; v) áudio das interações discursivas do grupo 1 durante a produção do plano de aula utilizando a HQ própria; vi) vídeo sobre a apresentação da HQ e do plano de aula do grupo 1; vii) as respostas à dois questionário; e viii) notas de campo. A partir dos resultados foram estabelecidas três categorias, a posteriori: 1) alfabetização quadrinhística dos professores em formação inicial, em que observamos a utilização dos elementos próprios do universo dos quadrinhos na HQ produzida pelos licenciandos e também manifestados em suas falas; 2) mobilização de saberes docentes, tais como: saberes da formação profissional, disciplinares e culturais, com expressividade durante as atividades envolvendo HQs e na própria HQ produzida pelos discentes; e mobilização de saberes experiências e curriculares; e 3) ludicidade na formação inicial de professores, em que os licenciandos demonstraram emoções positivas, tais como alegria, orgulho, satisfação pessoal e momentos de bem-estar, que foram provocadas durante as aulas. Dessa forma, defendemos a tríade: alfabetização quadrinhística, saberes docentes e ludicidade para um bom aproveitamento das HQs na formação inicial de professores e seus desdobramentos."

Texto extraído de: bdtd ibict

História em quadrinhos desenvolvida no âmbito da pesquisa - extraída de: bdtd ibict


Conclusões da autora:

"Buscamos identificar, nessa pesquisa, as possibilidades e os limites do desenvolvimento de atividades envolvendo Histórias em Quadrinhos na formação inicial de professores de Química a partir de uma Unidade Didática em uma disciplina de caráter didático-pedagógico de um curso de Licenciatura em Química de uma universidade pública. Participaram desta disciplina 18 licenciandos, que realizaram atividades envolvendo as HQs em quatro grupos.
A partir dos dados obtidos por meio de diferentes instrumentos, realizamos a análise enfocando apenas um dos grupos de trabalho, formado por quatro licenciandos. A vista disso, tendo como foco a questão de pesquisa elencada, destacamos três perspectivas de análise que se estabeleceram como categorias: alfabetização quadrinhística dos professores em formação inicial; mobilização de saberes docentes; e ludicidade na formação inicial de professores.
Num primeiro momento, tendo em vista o perfil dos licenciandos que foram analisados, observamos uma homogeneidade em relação ao sexo dos sujeitos, sendo dois do sexo masculino e dois do sexo feminino. O intervalo de idade dos sujeitos ficou entre 20 e 23 anos. Em relação as experiências profissionais docentes, ambos tiveram contato com a sala de aula ainda enquanto graduandos, em escolas públicas e privadas; cursinho pré-vestibular; estágio supervisionado e PIBID, além disso, lecionaram tanto para Ensino Fundamental quanto para Ensino Médio. Dos quatro licenciandos, três já tiveram contato com HQs em atividades de ensino.
A partir do desenvolvimento das atividades, os licenciandos produziram a HQ Variáveis Sociais, a qual abordou conceitos relacionados à teoria dos gases com a articulação de contextos sociais e políticos, com vários elementos próprios do universo dos quadrinhos. Além disso, o processo de produção da HQ de maneira conjunta entre os licenciados nos fez entender como foram escolhidos determinados personagens, ambientações, conceitos, e como foram realizadas tais relações.
Isto posto, na primeira categoria de análise: alfabetização quadrinhística dos professores em formação inicial, observamos a utilização dos elementos que compõe e estruturam os quadrinhos, e como se esses se articularam com o conceito gases.
Nesse sentido, percebemos que além dos constituintes das HQs apresentados pela pesquisadora durante o desenvolvimento da Unidade Didática para serem utilizados pelos licenciandos para a produção das narrativas, uma familiaridade com outros elementos foi exaltada, se mostrando presentes na HQ e também nas falas durante a elaboração do quadrinho. Dentre os que foram explorados, podemos citar as figuras cinéticas, metáforas visuais, quatro tipos de balões e expressões corporais. A onomatopeia e a legenda apenas foram citadas durante a interação entre os licenciandos, não sendo aproveitada para a confecção da HQ.
Mesmo que vários elementos e um rico grau de detalhamento tenham sido exteriorizados por meio da HQ, os licenciandos apontaram como dificuldade o ato de desenhar, principalmente sobre as repetições de desenhos iguais que foram necessárias na HQ. A partir disso, uma sugestão para esta limitação é a utilização de softwares para a produção de HQs, como aponta Leite (2017).
Na categoria mobilização de saberes docentes foram considerados aspectos em que as atividades com as HQs possibilitaram nos licenciandos o desenvolvimento e a mobilização de saberes docentes, contemplando a perspectiva de Tardif (2014) articulada com autores que enfocam alguns outros aspectos de maneira mais aprofundada, principalmente no que tange os saberes disciplinares e culturais.
Os dados nos levaram a perceber diferentes nuances envolvendo os saberes da formação profissional. Tendo em vista os saberes pedagógicos, uma das contribuições fornecidas às HQs pelos licenciados foi o papel de recurso didático, no sentido de ser um material que pode auxiliar o professor de Química em sala de aula, tanto em aspectos de ensino e aprendizagem dos conceitos científicos, quanto de um recurso para motivar, atrair e divertir os estudantes da Educação Básica.
Ainda, no que diz respeito à aspectos referentes aos saberes da prática pedagógica no que tange à diferentes metodologias de ensino que, normalmente, são aprendidos pelos professores em formação nos cursos de Licenciatura, se manifestaram nas falas dos graduandos durante a produção dos seus planos de aulas. Contudo, deficiências envolvendo a estruturação de um plano de ensino, no que diz respeitos aos objetivos da aula também emanaram nos mesmos momentos. Apontamos, de modo que essas falhas possam ser superadas, é de que os formadores de professores realizem atividades que detectem essas falhas e discutam com os discentes, de forma que possam ser realizadas correções, não prejudicando os futuros professores e seus alunos.
Ainda, as HQs fomentaram o trabalho coletivo entre os licenciandos, revelando um longo processo argumentativo entre os pares envolvendo discussões de caráter sócio-políticas e culturais.
Também, em meio a esse panorama, uma das questões discutidas por Tardif (2014) para diminuir as problemáticas relacionadas a formação profissional do professor diz respeito à quebra do caráter monodisciplinar dos cursos de licenciatura, dessa forma as HQs podem ser uma ponte para articulação disciplinar, uma vez observamos resultados positivos envolvendo Ciência e Arte.
Na dimensão dos saberes disciplinares, destacamos, a partir das atividades envolvendo a HQ comercial, e o processo de produção da HQ e ela em si, fragilidades e erros conceituais por parte dos licenciandos.
Os saberes experiências e curriculares se manifestaram nas atividades, mas com pouca intensidade. Acreditamos que isso decorreu pelo modo como as HQs foram aproveitadas, enfocando a formação do licenciando em contato com o material no âmbito da sala de aula do curso de graduação, uma vez que esses saberes são, na maioria das vezes, característicos de professores que estão atuando em sala de aula. Ou ainda, porque não tínhamos pretensão de enfocar em nossos instrumentos de constituição de dados algum saber docente em específico e por isso, não conseguimos identificar, mesmo acreditando que esses estavam latentes nas atividades, uma vez que os licenciandos tinham experiências como professores. Dessa forma, sugestionamos duas ações: atividades com HQs em outros contextos, como por exemplo, nos estágios supervisionados, para que possam propiciar a mobilização dos saberes experiências e curriculares com mais expressividade; e instrumentos de constituição de dados que possam reconhecer esses saberes na formação inicial de professores com o aproveitamento das HQs.
O saber cultural dos professores, ainda pouco presente na literatura, também se manifestou nos dados, quando os licenciandos mencionaram que tinham contato com HQs em outros ambientes e como foi o contato com Mangás envolvendo conceitos de Química levados pela professora/pesquisadora para a sala de aula. Além disso, aspectos relativos à criticidade durante a produção das HQ também foi considerada, uma vez que a formação cultural dos professores a partir do contato com as artes, tem como alguns princípios: proporcionar reflexões e novos olhares sobre a sociedade e fomentar práticas docentes mais críticas.
No que tange à categoria: ludicidade na formação inicial de professores, destacamos as experiências lúdicas vivenciadas pelos licenciandos a partir das menções e expressões exteriorizadas por eles no que diz respeito ao bem-estar, alegria, orgulho e satisfação pessoal no desenvolvimento das atividades com HQs.
A maioria das pesquisas, levantadas e estudadas no Capítulo 1, que versam sobre a inserção de HQs na formação de professores, preveem o uso de HQs para instrumentalizar o licenciando, de forma que ele faça uso desse material na condição de futuro professor, e nesse caso, nossa pesquisa também se soma a elas. Contudo, nossa pretensão é afirmar que, além do fator recurso didático, as HQs podem ser inseridas visando uma para uma formação crítica, lúdica, cultural e artística desse professor, aliadas à aprendizagem de conceitos científicos das Ciências da Natureza.
Sendo assim, defendemos, a partir das três categorias estabelecidas para essa pesquisa, uma tríade (Figura 40) necessária para o aproveitamento de HQs na formação de professores, uma vez que os três aspectos se articulam e complementam para que os quadrinhos científicos sejam aproveitados pelos licenciandos de forma a não descaracterizar as HQs propriamente ditas, os objetivos educacionais da formação de professores e os fatores lúdicos associados ao sujeito e às atividades. Assim, observamos que as atividades com os quadrinhos nos permitiram identificar algumas falhas na formação inicial de professores, envolvendo os saberes disciplinares e pedagógicos, se mostrando também como um instrumento de avalição, que possa ser utilizado em ações futuras por formadores de professores.
Ainda há um árduo caminho para a inserção de recursos didáticos como as HQs na formação de professores de um modo geral, principalmente devido a resistências e preconceitos com esse tipo de material, como ainda é observado nas pesquisas. Contudo, acreditamos que esforços como os que foram feitos nessa pesquisa, indicando as potencialidades das HQs, mostrando materiais diversos e pesquisas sobre o recurso, podem render frutos que poderão ser colhidos futuramente, tanto em relação aos licenciandos quanto ao formador que acompanhou todo o desenvolvimento da Unidade Didática, uma vez que também se vislumbrou com as HQs e com as possibilidades que a mesma possui."

Texto extraído de: bdtd ibict

Dissertação

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