ANA DIAS: DUALIDADE ONDA-PARTÍCULA EM QUADRINHOS

 DUALIDADE ONDA-PARTÍCULA: uma sequência didática para o ensino médio utilizando histórias em quadrinhos

O presente versa sobre a Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Física IF/Macaé no Curso de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física por Ana Caroline da Silveira Dias, como parte dos requisitos necessários à obtenção do título de Mestre em Ensino de Física sob a orientação do Dr. Raphael Nunes Púpio Maia a da Dra. Irina Nasteva, intitulado DUALIDADE ONDA-PARTÍCULA: uma sequência didática para o ensino médio utilizando histórias em quadrinhos

Ana Caroline da Silveira Dias destaca em sua dissertação que "o presente trabalho versa sobre uma sequência didática para tratar de alguns tópicos de física quântica no ensino médio, tendo sido desenvolvida com o intuito de mediar a construção de conceitos como efeito fotoelétrico e dualidade onda-partícula e para tal, utilizou uma história em quadrinhos (HQ) que descreve experimentos com o eletroscópio de dupla folha e o interferômetro de Mach-Zehnder, a partir de diálogos entre um professor e dois alunos. A HQ foi organizada para ser aplicada em 4 aulas e as avaliações foram principalmente de cunho teórico. Os resultados revelam que parte dos alunos apresentam defasagem em matemática básica, mas se mostraram capazes de imitar a HQ e extrapolar o que foi aprendido à outras situações-problemas. Para além disso, sugerem que o uso de materiais alternativos pode se mostrar satisfatório no sentido de apresentar tópicos de física considerados como de difícil compreensão tornando o ensino de física mais atrativo e prazeroso."
Texto extraído de: página ppgef macae

Trecho da história em quadrinhos produzida para a pesquisa

TRECHO DA HISTÓRIA EM QUADRINHOS - A NATUREZA DA LUZ PRODUZIDA DOR ANA CAROLINE DA SILVEIRA DIAS extraída de página ppgef macae

 História em quadrinhos produzida para a pesquisa extraída de página ppgef macae



Conclusões da autora

"Apresentamos no capítulo 2 um levantamento dos livros didáticos utilizados no ensino de tópicos referentes à natureza da luz e, apoiados no livro do Pietrocola (2016), desenvolvemos uma HQ e uma sequência didática que pudesse inserir o tema proposto de modo mais atraente aos alunos concluintes do ensino médio. Os aspectos de física moderna apresentados na HQ foram discutidos no capítulo 3, enquanto que a metodologia adotada no desenvolvimento do objeto educacional, bem como, as ideias essenciais da teoria sócio-interacionista de Vigotski, foram explicitados no capítulo 4.
O objeto educacional se mostrou satisfatório no sentido de apresentar aos alunos um material não tradicional, que pudesse tornar a aprendizagem do tema mais atraente e que os levasse a debater sobre o comportamento da luz, conhecendo o efeito fotoelétrico e o conceito de dualidade onda-partícula.
A avaliação 2 mostrou haver uma defasagem em conhecimentos de matemática básica. O irônico neste resultado é que muitas vezes os saberes de física trabalhados nas escolas ficam atrelados quase que exclusivamente à resolução de problemas numéricos, o que nos leva a compreender o porquê desta disciplina causar ojeriza a certos alunos: estes não são bons em resolver problemas, mas talvez possam pensar os fenômenos a partir de uma análise conceitual. É claro que não propomos aqui extinguir o tratamento matemático. O que se sugere é que nestes espaços onde há uma defasagem muito grande, talvez a disciplina possa ser mais bem aproveitada se forem discutidos os porquês dos fenômenos, como mostramos ser possível para os tópicos do último bimestre.
Sobre o conceito onda-partícula, a sequência didática apresenta onda e partícula como fenômenos complementares e excludentes, e nesse sentido, pudemos notar que parte dos alunos conseguiu atingir a este objetivo, uma vez que se mostraram capazes de reproduzir a HQ e extrapolar o uso do IMZ a outras situações-problema, como mostrado na avaliação 3. Mesmo acreditando ser ilusória a proposta de que todos os alunos consigam atingir aos objetivos propostos, sabemos que aprender requer tempo e que 4 encontros não são suficientes para que os estudantes sejam capazes de “digerir” tudo o que é necessário para compreender o conceito de dualidade. Nesse sentido ratificamos que havendo possibilidade de se trabalhar estes tópicos num período maior de tempo, que assim o faça, pois tal medida poderá levar a resultados positivos mais expressivos do que este trabalho encerra.
Por fim, destacamos que a atividade foi muito bem recebida pelos alunos que participaram das aulas, fato que foi verificado na segunda parte da avaliação 4, onde todos os alunos indicaram ter gostado de trabalhar com HQs e sugeriram extrapolar a metodologia para outros tópicos da física. Isto indica que novas abordagens para ensinar física podem ser bem recebidas pela classe, além de proporcionar um ambiente de sala de aula que possa de fato ser significativo na construção dos saberes escolares." 
Texto extraído de: página ppgef macae 

Dissertação de mestrado de ANA CAROLINE DA SILVEIRA DIAS

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