Histórias em Quadrinhos e Formação de professores de Ciências: O que dizem as pesquisas?

Histórias em Quadrinhos e Formação de professores de Ciências: O que dizem as pesquisas?
História em quadrinhos sobre energia potencial gravitacional, energia potencial elástica, molas, altura, referencial - disponível em http://stripgenerator.com/strip/728368/energia-potencial/
  Este artigo é resultado de um levantamento bibliográfico que teve como propósito identificar de que forma a utilização de histórias em quadrinhos (HQs)em cursos de formação inicial e continuada de professores de ciências comparecem em publicações acadêmicas. Para estabelecer a pesquisa foram selecionados e analisados artigos publicados em eventos e revistas especializadas em ensino de ciências e HQs entre 2001 e 2016. O aporte teórico-metodológico permitiu evidenciar que os textos voltados à exploração das HQs na formação se estruturavam a partir de quatro unidades principais: 1) ações formativas; 2) função formativa das HQs; 3) construção teórica para HQs; 4) pressupostos formativos associados. Das práticas articuladas, pudemos observar que   a consonância (ou a falta de consonância)entre os pressupostos formativos adotados e a construção teórica tecida para justificar a presença das HQs no contexto formativo impactaram significativamente sobre as ações formativas elaboradas e as funções atribuídas às HQs.

Vieira, Edimara Fernandes; Abib, Maria Lucia Vital dos Santos
Trabalho apresentado ao XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências XI ENPEC Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC3 a 6 de julho de 2017; disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R0118-1.pdf


Comentários