Siga-nos no Twitter
Histórias em Quadrinhos e Formação de professores de Ciências: O que dizem as pesquisas?
História em quadrinhos sobre ciencia e tecnologia produzida por estudantes do 3º EM do CEBRB disponível em www.pixton.com
Este artigo é resultado de um levantamento bibliográfico que teve como propósito identificar de que forma a utilização de histórias em quadrinhos (HQs)em cursos de formação inicial e continuada de professores de ciências comparecem em publicações acadêmicas. Para estabelecer a pesquisa foram selecionados e analisados artigos publicados em eventos e revistas especializadas em ensino de ciências e HQs entre 2001 e 2016. O aporte teórico-metodológico permitiu evidenciar que os textos voltados à exploração das HQs na formação se estruturavam a partir de quatro unidades principais: 1) ações formativas; 2) função formativa das HQs; 3) construção teórica para HQs; 4) pressupostos formativos associados. Das práticas articuladas, pudemos observar que a consonância (ou a falta de consonância)entre os pressupostos formativos adotados e a construção teórica tecida para justificar a presença das HQs no contexto formativo impactaram significativamente sobre as ações formativas elaboradas e as funções atribuídas às HQs.
Vieira, Edimara Fernandes; Abib, Maria Lucia Vital dos Santos
Trabalho apresentado ao XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XI ENPEC Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC–3 a 6 de julho de 2017;
Vieira, Edimara Fernandes; Abib, Maria Lucia Vital dos Santos
Trabalho apresentado ao XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XI ENPEC Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC–3 a 6 de julho de 2017;
Texto extraído de: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R0118-1.pdf