PERCEPÇÃO DO USO DE TIRINHAS COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO MOBILIZADOR NO PROCESSO DE ENSINO DE FÍSICA EM UMA TURMA DO NONO ANO DE UMA ESCOLA DA REDE PRIVADA DE ENSINO DE TAQUARALTO, PALMAS-TO
Aqui, a ideia central é divulgar o trabalho de conclusão de curso de HELEN CRISTINA PEREIRA LIMA, orientado pelo PROF. ME. HUMBERTO JOSÉ GAMA DA SILVA apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, Campus Palmas, como parte das exigências para a conclusão do curso de Licenciatura em Física. Intitulado: PERCEPÇÃO DO USO DE TIRINHAS COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO MOBILIZADOR NO PROCESSO DE ENSINO DE FÍSICA EM UMA TURMA DO NONO ANO DE UMA ESCOLA DA REDE PRIVADA DE ENSINO DE TAQUARALTO, PALMAS-TO.
De acordo com HELEN CRISTINA PEREIRA LIMA "O ensino de Física é desafiador quando se preocupa com uma aprendizagem de maneira significativa, que alia os conhecimentos prévios dos estudantes com os novos saberes que ele precisa ter, evitando a mecanização do ensino matematizada em detrimento da parte teórica e conceitual. A educação hoje em dia está voltada para a testagem, na qual os professores buscam “treinar” os alunos para passar em testes, como vestibulares e ENEM, valorizando uma aprendizagem mecânica. Na busca por uma metodologia eficaz para que o aluno desenvolva sua criticidade e aplique seus conhecimentos e criatividade, buscamos avaliar a viabilidade da utilização de tirinhas de humor no ensino. Este trabalho teve como objetivo testar o uso prático do recurso metodológico de tirinhas em sala de aula, com enfoque na metodologia de produção de tirinhas pelos estudantes, como material potencialmente significativo baseado na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. O trabalho foi aplicado em uma turma de nono ano de uma escola particular de Palmas, e foi destinado ao ensino de física no ensino fundamental. Utilizando o referido recurso foram elaboradas duas intervenções. Na primeira, foi possível destacar a dificuldade que os alunos apresentam em compreender e articular conceitos físicos. Na segunda, após o processo de identificação dos subsunçores na estrutura cognitiva dos sujeitos da pesquisa a utilização de organizadores prévios visando ressignificar tais subsunçores, foi colocada em prática a estratégia de confecção de tirinhas de humor por parte dos alunos. De acordo com os resultados obtidos através dos instrumentos de coleta de dados (questionários com perguntas objetivas) foi constatado que a utilização desse recurso didático e a linguagem por este utilizada promove a aprendizagem significativa, sendo, portanto, parte integrante de um material potencialmente significativo que foi desenvolvido em uma ação conjunta entre alunos e pesquisadora."
Tirinhas exploradas pela autora para desenvolver a pesquisa
Conclusões da autora:
"Metodologias alternativas de ensino são pouco utilizadas pelos professores, seja por medo de ousar em algo diferente, falta de conhecimento ou tempo para planejamentos; apesar de ser um tema que vem sendo debatido por muitos estudiosos (SILVA et al., 2016; NICOLA; PANIZ, 2016 apud NASCIMENTO; ALENCAR, 2019). Os diferentes aparatos metodológicos são capazes de auxiliar o docente no desenvolvimento de suas práticas pedagógicas, facilitando a construção dos conhecimentos (BRIGHENTI et al., 2015 apud NASCIMENTO; ALENCAR, 2019) Baseado no que foi observado e quantificado, é possível afirmar que mesmo que a metodologia aplicada tenha sido do agrado e tenha ajudado no aprendizado, exercitando a criatividade e os conhecimentos dos alunos, e tenha contribuído para que os estudantes tivessem notas melhores no bimestre em questão (4º bimestre), uma parte dos alunos acredita que a utilização de metodologias alternativas prejudica o andamento das aulas tradicionais e nas preparações para os vestibulares e ENEM. Apontando que o ensino voltado para a testagem impede que professores e alunos tenham a vivência da utilização de metodologias alternativas, que por muitas vezes é o que chama a atenção dos estudantes para algum conteúdo que precisa ser desenvolvido em sala de aula, e sem uma diferente motivação para aprender, muitos alunos optam por recorrer a estratégia da memorização. O uso de quadrinhos e tirinhas como recurso metodológico não deve ser visto como um substituto de outros recursos, mas sim como mais uma ferramenta que visa auxiliar o entendimento dos conteúdos de física, focando na aprendizagem a longo prazo, para que o aluno leve esse conhecimento para a vida. Metodologias que envolvem memorização de fórmulas e até mesmo de conceitos físicos divergem do conceito de aprendizagem significativa. A criação de tirinhas de humor relacionadas aos conteúdos de física estudados previamente como parte integrante de um material potencialmente significativo permitiu que os alunos pudessem criar pontes entre seus conhecimentos e sua criatividade, utilizando liberdade artística na produção de suas próprias histórias. De modo que eles tiveram a liberdade de expressão em suas interpretações e conclusões, baseados em fatos científicos,69 que muitas vezes são difíceis de serem visualizados em uma aula com método tradicional. Conforme já discutido no texto, o estudo da física por muitas vezes é abstrato e muitos dos fenômenos não são possíveis de serem realizados experimentalmente em um laboratório ou com materiais de baixo custo, é necessário outros tipos de metodologias para exemplificar determinadas situações e, o uso de tirinhas em quadrinhos é uma delas. Podendo assim ser considerada eficiente para o processo de ensino aprendizagem."
Trabalho de conclusão de curso
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