O ENSINO DE ELETRICIDADE NO QUARTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Aqui, a intenção é divulgar a dissertação de mestrado de Paulo Ricardo Cristofio Pereira-Junior apresentada ao Curso de Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e de Matemática do Centro Universitário Franciscano, como exigência parcial para obtenção do título de Mestre em Ensino de Física, com orientação do Prof. Dr. Valdir Pretto e co-orientação da Prof. Dra. Ana Marli Bulegon. Intitulada O ENSINO DE ELETRICIDADE NO QUARTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Segundo Paulo Ricardo Cristofio Pereira-Junior "Este trabalho tem como objetivo ensinar eletricidade para crianças do quarto ano do ensino fundamental. Para atingir este objetivo foram elaboradas atividades diferenciadas, reunidas em um Módulo Didático (MD), de acordo com a metodologia dos Três Momentos Pedagógicos (TMP), propostos por Delizoicov e Angotti (1991). Estas atividades foram divididas em quatro aulas, cada uma com uma atividade diferente. Estas atividades fizeram uso de materiais que os alunos possuíam em suas residências como lâmpadas, baterias, pilhas e brinquedos. Assim como foram utilizadas histórias em quadrinhos com o tema eletricidade e também um Objeto de Aprendizagem (OA) do tipo simulação. A realização das atividades se deu em uma escola da rede privada, situada em Rosário do Sul/RS. Este trabalho foi fundamentado na teoria de Vigotsky e na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. Por serem autores capazes de contribuir para a melhoria do aprendizado analisando o conhecimento prévio do indivíduo e então fazer a mescla entre novos e antigos conceitos. Este trabalho evidenciou que os alunos foram capazes de desenvolver as atividades propostas mesmo levando em consideração a sua idade (10 anos) e fazer uma correlação entre o tema abordado em sala de aula com o que vivenciam em seu cotidiano."
Texto extraído de:bdtd ibict
Tirinhas selecionada pelo autor para desenvolver a pesquisa
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Tirinha extraída de: bdtd ibict |
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Conclusões do autor:
"Ao longo desta pesquisa, procurou-se trabalhar com estratégias diferenciadas para lidar com crianças de faixa etária em torno de 10 anos de idade. Ensinar Física, uma disciplina que somente é estudada nos anos mais avançados da educação escolar, com uma abordagem voltada ao cotidiano foi o maior desafio deste trabalho. Como estratégia, este trabalho fez uso de atividades diferenciadas como uso de histórias em quadrinhos, uso de materiais elétricos como pilhas, lâmpadas e baterias e uso de um objeto de aprendizagem do tipo simulação. Tudo inserido dentro da metodologia dos três momentos pedagógicos. Não foi visada a simples transcrição de conhecimentos, mas sim, o uso de uma metodologia que despertasse no aluno um interesse pelos problemas que ocorrem em seu cotidiano envolvendo problemas físicos.
A importância destas atividades didáticas pode ser destacada pela sua facilidade na interpretação de conceitos físicos e a transcrição deles para dentro do cotidiano do aluno do quarto ano do Ensino Fundamental. Entre vários autores estudados, Ausubel e Vigotsky foram os que se mostraram mais adequados a essa proposta de ensino. Pois Vigotsky defende que a cultura molda o psicológico, que a cultura é desenvolvida de forma diferente de cada pessoa, mas que depende do intercâmbio cultural. Já Ausubel, promove a integração entre as ideias prévias e os conceitos novos fazendo a utilização de materiais que tornem o aprendizado significativo.
Ao perceber os sucessos individuais, os alunos demonstram satisfação com os conceitos abordados e com isso melhoram sua aprendizagem. Os alunos foram incentivados a não somente copiarem, mas sim criarem as suas próprias historias em quadrinhos, desenvolvendo assim sua argumentação e produção textual, ferramentas muito importantes perante a sociedade.
As atividades inseridas na problematização inicial visaram resgatar dos alunos os conhecimentos prévios que já traziam de suas experiências. Foi o ponto de partida do processo de ensino-aprendizagem realizando um elo entre os conceitos físicos e o cotidiano do aluno. A PI encaminha a próxima fase que é a Organização do conhecimento. Nesta fase são discutidas as informações científicas pertinentes ao conteúdo de ensino fazendo assim que o aluno retome o conteúdo abordado na problemática inicial e elabore novas conclusões sobre estes conceitos. A terceira etapa do processo de ensino aprendizagem é quando se faz o uso do Objeto de aprendizagem do tipo simulação. Nesta etapa procura-se verificar os indícios de aprendizagem significativa no aluno com base na criação de histórias em quadrinhos e na montagem de um circuito elétrico utilizando o OA.
As análises realizadas neste trabalho permitiram constatar que o trabalho em pequenos grupos deve ser explorado pelos professores em suas atividades didáticas. As atividades didáticas e as relações sociais são de suma importância no processo ensino- aprendizagem. Estas atividades fizeram com que todos os alunos, até mesmo os mais quietos, participassem ativamente dos exercícios propostos. A atividade foi produtiva e satisfatória, chegando em parte a surpreender em seus resultados. Em função da idade dos alunos e do nível de maturidade com que realizaram as atividades.
Diante disso, continuaremos elaborando novas estratégias de aprendizagem, atividades que deem continuidade a este trabalho, levando outros conceitos físicos a serem inseridos previamente na sala de aula. Fazendo com que cada vez mais cedo os jovens consigam enxergar a Física como a extensão da sua própria vida."
Texto extraído de:bdtd ibict
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