NUMA FOLHA QUALQUER EU DESENHO UMA EDUCAÇÃO DIFERENTE! AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Aqui, a intencionalidade é destacar a monografia NUMA FOLHA QUALQUER EU DESENHO UMA EDUCAÇÃO DIFERENTE! AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS de LUCAS FREITAS PEREIRA CARNEIRO apresentada à Banca Examinadora, como exigência parcial para a obtenção de título de Licenciado do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais, da Faculdade UnB Planaltina, sob a orientação da Profª. Drª. Jeane Cristina Gomes Rotta.
De acordo com LUCAS FREITAS PEREIRA CARNEIRO, "O paradigma que rege a sociedade atual considera muito importante o conhecimento científico. É necessário, portanto, a existência de um Ensino de Ciências que promova uma formação para a cidadania. O Ensino Tradicional, conteudista, que considera o aluno como ser passivo e mero receptor de conhecimentos, tem se mostrado pouco adequado para atender essa demanda. Nesta perspectiva, surge a Educação Lúdica, que visa a total entrega do aluno às atividades propostas, dando-lhe protagonismo e proporcionando momentos prazerosos, criando um ambiente favorável para uma aprendizagem significativa. Dentre as várias ferramentas potencialmente lúdicas que podem ser utilizadas, as Histórias em Quadrinhos são o foco deste trabalho, pois possuem várias características positivas para o alcance da ludicidade em sala de aula, dentre as quais podemos destacar seu caráter motivador e divertido, capaz de promover a aprendizagem de várias habilidades além dos conteúdos abordados, como a escrita ou a leitura, etc. O objetivo desse trabalho é a elaboração e análise de Histórias em Quadrinho acerca do tema “Evolução Biológica”, a fim de dar bases epistemológicas para as discussões e ações de professores e pesquisadores."
Histórias em quadrinhos produzidas no âmbito da pesquisa - extraídas de: bdm unb
Histórias em quadrinhos utilizada no âmbito da pesquisa - extraídas de: bdm unb
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Conclusões do autor"A Educação Tradicional tem se revelado menos adequado de capacitar os indivíduos para o exercício da cidadania. A Educação Lúdica surge como alternativa, pois entende o aluno como ser integral, possuidor de interesses que não podem ser desprezados pelo docente e que devem ser estimulado pela atividade. A Educação deve permitir que o aluno se entregue a experiência, permitindo assim um ambiente propício para a aprendizagem significativa. As Histórias em Quadrinhos são ferramentas potencialmente lúdicas. Dentre seus atributos positivos, destacam-se: estão presentes no contexto sociocultural dos alunos brasileiros; podem permitir o exercício da escrita, da leitura e do desenho; possuem várias aplicações pedagógicas, como a utilização de histórias prontas, a fabricação de histórias por parte do professor e/ou dos alunos para utilização em aula, por exemplo. Consideramos que as Histórias em Quadrinhos são elementos de fácil acesso aos professores, pois tanto sua aquisição (seja de revistas vendidas em bancas de jornal ou material impresso da internet, por exemplo) quanto sua produção, podem ser realizadas com baixo custo financeiro. Assim, esperamos que este trabalho contribua para estimular os professores à utilização de recursos potencialmente lúdicos em suas aulas, abrindo espaço para a realização de uma educação mais prazerosa, motivadora e significativa para os alunos."
Monografia |