APRENDENDO FÍSICA ATRAVÉS DE TIRINHAS
Janice Moreira & José Santos destacam que a ideia do projeto “Aprendendo física através de tirinhas” surgiu da leitura e discussão do artigo “Como trabalhar com ‘tirinhas’ nas aulas de física” pelo subprojeto de Física do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID – e foi aplicado à terceira série do Ensino Médio no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG – Câmpus Salinas, como método alternativo de avaliação. Trata-se de um projeto interdisciplinar, enquanto integrador de disciplinas, através do qual o estudante pode aprender conceitos de física de forma lúdica, associado ao desenvolvimento artístico e de linguagens. Percebeu-se que as tirinhas podem ser utilizadas em aulas sintetizando o que foi aprendido na apresentação de um conteúdo para iniciar a discussão do tema ou em atividades avaliativas nos anos finais do ensino fundamental, ensino médio e em cursos de graduação. Como parte da avaliação, os estudantes apresentaram as tirinhas em forma de cartaz no Simpósio de Iniciação Científica – SIC – do IFNMG. Houve um elevado aproveitamento acadêmico dos estudantes e grande aceitação de toda comunidade escolar, evidenciando a eficácia das tirinhas como ferramentas avaliativas, possibilitando a criação e ampliação de olhares lúdicos dentro da disciplina de física.
Texto extraído de: https://1drv.ms/b/s!Aopi44QQcJzxiN9nSoySBxGJEhf58A
Texto extraído de: https://1drv.ms/b/s!Aopi44QQcJzxiN9nSoySBxGJEhf58A
Tirinha: Eletrodinâmica- circuitos elétricos - disponível em: https://1drv.ms/b/s!Aopi44QQcJzxiN9nSoySBxGJEhf58A |
Tirinha: Magnetismo- ímãs- disponível em: https://1drv.ms/b/s!Aopi44QQcJzxiN9nSoySBxGJEhf58A |
Tirinha: Eletrostática- capacitores- disponível em: https://1drv.ms/b/s!Aopi44QQcJzxiN9nSoySBxGJEhf58A |
Para mais informações acesse: