Elaboração, Aplicação e Avaliação de uma HQ Sobre Conteúdo de História dos Modelos Atômicos para o Ensino de Química
Aqui vamos apresentar o artigo publicado por Flávio Aquino, Antonio Fiorucci, Edemar Benedetti-Filho & Luzia Benedetti intitulado Elaboração, Aplicação e Avaliação de uma HQ Sobre Conteúdo de História dos Modelos Atômicos para o Ensino de Química e publicado na revista Orbital: The Electronic Journal of Chemistry.
Flávio Aquino, Antonio Fiorucci, Edemar Benedetti-Filho & Luzia Benedetti defendem que "as HQs podem contribuir para criar e/ou manter concepções errôneas que interferem na aprendizagem de conceitos científicos. Um exemplo a destacar é a visão de “Raios-X” do personagem “Super Homem” que na utilização de tal poder os olhos são o órgão emissor de luz (e não o receptor). Levando em conta esses aspectos, é importante uma análise prévia criteriosa pelo professor das HQs disponíveis antes de seu uso para fins didáticos. Como para qualquer gênero textual usado em sala de aula, o professor deve verificar se os autores elaboraram a HQ com rigor na apresentação de conceitos científicos evitando a veiculação de concepções errôneas e imagens distorcidas de Ciência. Podemos dizer que as histórias em quadrinhos são atividades lúdicas atraentes tanto para as crianças e jovens com também para os adultos. É muito comum encontrar pessoas adultas que gostam de ler HQs, que se divertem com o seu conteúdo. Atualmente, as HQs são consideradas pelos linguistas um gênero textual como os tradicionais, as quais merecem igual tratamento quanto ao seu uso no ensino."
Texto extraído de: orbital.ufms.br
Trecho de história em quadrinhos produzida pelos autores para a pesquisa
Trecho da história em quadrinhos História dos modelos atômicos - extraído de orbital.ufms.br |
História em quadrinhos produzida pelos autores para a pesquisa
Conclusões dos autores:
"Foi constatado que a utilização das Histórias em Quadrinhos relacionadas com o conteúdo de evolução histórica dos modelos atômicos mostrou ser um instrumento versátil e facilitador do processo de ensino-aprendizagem, com a promoção da motivação, melhora na relação aluno-professor e do desempenho nas avaliações. Com a aplicação dessa metodologia, o professor passa a ter um recurso que lhe possibilita uma ação diferenciada em sala de aula, oportunizando o aprendizado e a produção de conhecimentos de uma maneira mais prazerosa, promovendo uma quebra na rotina em sala de aula. Um ponto a destacar é que o professor pode propor como atividade que os próprios alunos criem suas Histórias em Quadrinhos envolvendo o conteúdo de Química, possibilitando que os alunos estudem os conteúdos teóricos previamente antes da exposição de sua HQ em sala de aula, como relatado pelos professores. E na possibilidade do uso das HQs, atividades de caráter interdisciplinar podem ser planejadas, inter-relacionando as disciplinas de Química e Arte, por exemplo.
O emprego da HQ como sequencia didática foi importante para despertar o interesse pela leitura como atividade multidisciplinar e ilustrar os conceitos químicos através de uma atividade mais lúdica. O enredo da HQ foi importante para que os alunos realizassem suas interpretações sobre a evolução dos modelos atômicos, demonstrando que realizar o hábito de estudar é importante para adquirir conhecimento. Sua inserção na prática didática do professor foi importante para descrever uma introdução com abordagem histórica antes das discussões envolvendo a aplicação dos modelos atômicos nas resoluções de exercícios sobre teoria atômica, sendo assim, uma importante ferramenta de apoio didático ao professor."
Texto extraído de orbital.ufms.br