VALÉRIA ALVARES: FÍSICA EM QUADRINHOS

 FÍSICA EM QUADRINHOS: Material de apoio ao professor utilizando Histórias em Quadrinhos no ensino

Aqui, a intencionalidade é apresentar a dissertação de mestrado de VALÉRIA ALVARES intitulada FÍSICA EM QUADRINHOS: Material de apoio ao professor utilizando Histórias em Quadrinhos no ensino e apresentada ao Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física (PROFIS-So) da Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba, no Curso de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), para obtenção do título de Mestre em Ensino de Física. Área de concentração: Ensino de Física. Sob orientação da Profa. Dra.Fernanda Keila M. da Silva.

Segundo VALÉRIA ALVARES "os alunos, em geral, não se sentem muito próximos da Física e a consideram algo além de suas realidades e capacidades. Professores de Física podem usar diversas técnicas de ensino para tentar desmistificar isso e apresentar os conhecimentos científicos de modo mais palatável e acessível aos alunos. Em um mundo com tanta tecnologia, proveniente dos estudos científicos e que está cada vez mais inserida nas vidas cotidianas, é útil aprender os princípios da Física envolvidos nesses assuntos e torná-los algo natural. O produto que se descreve aqui é de uso simples e pode ser aplicado para maior envolvimento dos alunos nos assuntos abordados, bem como para promover a interação entre os pares, o que pode ser muito proveitoso no Ensino. As Histórias em Quadrinhos podem ser uma ferramenta didática, disponibilizando recursos interessantes de aprendizagem, de acordo com as teorias de Vigotski, o teórico escolhido para orientar o tema em questão. A aplicação do produto pode ser feita em todas as séries do Ensino básico, desde os anos iniciais até os finais. Descreve-se um processo de ensino que valoriza o desenvolvimento dos processos mentais superiores pela utilização da linguagem pensada ou do pensamento escrito, materializado nas histórias em quadrinhos que expressam os conceitos ou signos internalizados. Valoriza-se a interação entre pares durante o processo de criação, o que pode aprimorar os aspectos sociais dos envolvidos e promover o ensino científico utilizando ferramentas populares que aproximam as pessoas comuns"

Texto extraído de: repositorio ufscar

Trecho de história em quadrinhos desenvolvida no âmbito da pesquisa

Trecho extraído de: repositorio ufscar

Trecho extraído de: repositorio ufscar

Trecho extraído de: repositorio ufscar

Trecho extraído de: repositorio ufscar

Produto educacional desenvolvido no âmbito da pesquisa - extraída de repositorio ufscar


Conclusões da autora:

"O produto Física em Quadrinhos como material de apoio ao professor no Ensino de Física é muito útil e pode ser aplicado extensamente, para qualquer conteúdo e em diversos momentos do processo de Ensino. Não necessita de logística complexa e nem de ambientes diferentes das salas de aulas atuais. Na preparação das aulas, é importante que o professor considere basicamente três momentos principais, a saber: levantar as concepções prévias dos alunos. Isso pode ser feito por uma atividade investigativa, na qual eles explicam um fenômeno utilizando seus conhecimentos. Em seguida, deve-se promover uma discussão e apresentação dessas concepções para a classe, sempre com a interação do professor, de modo a que se equalizem os entendimentos e se estabeleça uma base comum, para a construção do conhecimento. E, a etapa seguinte, muito importante, quando os alunos entrarão em contato com os conceitos científicos. Nesse momento, a atuação do professor é mais intensa e, ele pode utilizar diversas técnicas que estiverem disponíveis na sua estrutura educacional. Hoje em dia, muitas escolas disponibilizam equipamentos de multimídia, o que facilita a apresentação dos conceitos, utilizando-se vídeos, filmes, imagens etc. Experimentos e simulações em ambientes virtuais, são também muito bem-vindos, caso estejam disponíveis. No produto apresentado, as HQ são elaboradas para concluir um assunto ou conceito apresentado, podendo ser utilizada até mesmo como atividade de avaliação. Entretanto, conforme a literatura revisada, as HQ podem ser utilizadas em qualquer momento e, inclusive, nas atividades iniciais de levantamento dos conhecimentos prévios. Apesar do alcance amplo da aplicação de HQ, a adesão ao processo não conseguiu envolver a totalidade dos alunos. Há aqueles que não acham vantagem em fazer desenhos, não gostam ou não se sentem à vontade em expressar-se por meio dessa linguagem. Mesmo sendo incentivados a trabalharem em grupos onde poderiam dividir as tarefas, para que cada um fizesse a parte que lhe fosse mais interessante, alguns (eu diria poucos em relação aos métodos convencionais de ensino) simplesmente não fazem. Outra observação, do ponto de vista pedagógico, que não chega a ser um problema, mas pode talvez não corresponder às expectativas do professor, é que as HQ criadas não se aprofundam nos assuntos para envolver equações ou exemplos numéricos. Os alunos simplesmente parecem ignorar isso, buscando apenas abordar e apresentar conceitos de modo mais simples e superficial. Acredito que isso se deve ao fato de termos pouco tempo para desenvolver os conceitos com maior profundidade, mostrando exemplos e exercícios de aplicação das leis e equações. Mas, apesar dessas observações, o produto mostrou-se muito útil para promover maior interação entre os alunos. Por exemplo, em uma das ocasiões observando um grupo na classe discutindo sobre a questão do referencial para fazer seu trabalho, pode-se avaliar o alcance dessa interação. Eles escolheram fazer uma história sobre um passeio de barco onde um casal observava as árvores. Um dos componentes do grupo explicou ao que desenhava como deveria fazer e como escrever que o movimento é relativo, dependendo do referencial. É esse tipo de interação que buscamos entre os estudantes. É muito desejável que compartilhem entre si seus aprendizados, pois além de fixarem seus próprios, caso já os tenham adquirido, podem ajudar a expandir a aprendizagem dos que se encontram no limiar desse processo. Outro aspecto muito positivo observado durante as aplicações do produto foi fazer os alunos pensarem em situações cotidianas nas quais os conceitos físicos estavam inseridos e, assim, buscaram evidenciá-los. Vemos histórias de pessoas indo para o trabalho, outros namorando outros tocando em banda, indo ao médico, cuidando de um bebê. Há até uma que abordou um aspecto social do personagem ter que escolher entre usar seu dinheiro para pegar um ônibus ou matar a fome comprando algumas goiabas, que acabaram sendo roubadas, o que fez o personagem ir a uma delegacia fazer a denúncia. Enfim, esse aspecto do projeto é muito rico em diversos detalhes e uma oportunidade enorme de fazer os alunos trazerem conceitos de Física para perto deles, nas suas realidades sociais culturais e comuns do dia a dia Não podemos deixar de mencionar uma vantagem clara do produto que é incentivar a criatividade e, eles sempre nos surpreendem. Podem ir muito mais longe do que meramente pensamos. Algumas HQ foram apresentadas com purpurina, brilhos para representar superheróis, outros mostraram desenhos muito bem elaborados e enredos realmente chamativos. Por último podemos destacar a vantagem do desenvolvimento de outras formas de expressão e linguagem numa área complexa como a científica. Saímos daquele universo de se apresentar o conteúdo, fazer exercícios e fazer uma avaliação escrita. Pode não ser um objetivo explícito, mas intrinsicamente o produto tem um caráter interdisciplinar, abrangendo, no mínimo, diversas habilidades das disciplinas de artes e linguagem e códigos. Em uma das aplicações, conseguimos o envolvimento dos professores dessas disciplinas. O professor de língua portuguesa abordou com a turma em que estávamos aplicando o produto, os discursos e maneiras usadas na escrita em quadrinhos. A professora de artes também deu dicas de desenhos de quadrinhos para ajudá-los. É sempre bom interagir com a equipe de professores da escola e, quando se consegue esse apoio, todos lucram, em especial os alunos. As reuniões de planejamento podem ser uma boa oportunidade para falarmos e tentarmos um envolvimento maior de outras disciplinas no projeto. Lembro-me de uma dessas ocasiões, em que obtive autorização da diretora para aplicar o produto e apresentá-lo aos professores e, diversos deles interagiram trazendo suas experiências em projetos semelhantes, usando quadrinhos que, inclusive, me auxiliaram nas minhas pesquisas. "

Texto extraído de: repositorio ufscar

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