FÍSICA EM QUADRINHOS: Material de apoio ao professor utilizando Histórias em Quadrinhos no ensino
Aqui, a intencionalidade é apresentar a dissertação de mestrado de VALÉRIA ALVARES intitulada FÍSICA EM QUADRINHOS: Material de apoio ao professor utilizando Histórias em Quadrinhos no ensino e apresentada ao Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física (PROFIS-So) da Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba, no Curso de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), para obtenção do título de Mestre em Ensino de Física. Área de concentração: Ensino de Física. Sob orientação da Profa. Dra.Fernanda Keila M. da Silva.
Segundo VALÉRIA ALVARES "os alunos, em geral, não se sentem muito próximos da Física e a consideram algo além
de suas realidades e capacidades. Professores de Física podem usar diversas técnicas de ensino
para tentar desmistificar isso e apresentar os conhecimentos científicos de modo mais palatável
e acessível aos alunos. Em um mundo com tanta tecnologia, proveniente dos estudos científicos
e que está cada vez mais inserida nas vidas cotidianas, é útil aprender os princípios da Física
envolvidos nesses assuntos e torná-los algo natural. O produto que se descreve aqui é de uso
simples e pode ser aplicado para maior envolvimento dos alunos nos assuntos abordados, bem
como para promover a interação entre os pares, o que pode ser muito proveitoso no Ensino. As
Histórias em Quadrinhos podem ser uma ferramenta didática, disponibilizando recursos
interessantes de aprendizagem, de acordo com as teorias de Vigotski, o teórico escolhido para
orientar o tema em questão. A aplicação do produto pode ser feita em todas as séries do Ensino
básico, desde os anos iniciais até os finais. Descreve-se um processo de ensino que valoriza o
desenvolvimento dos processos mentais superiores pela utilização da linguagem pensada ou do
pensamento escrito, materializado nas histórias em quadrinhos que expressam os conceitos ou
signos internalizados. Valoriza-se a interação entre pares durante o processo de criação, o que
pode aprimorar os aspectos sociais dos envolvidos e promover o ensino científico utilizando
ferramentas populares que aproximam as pessoas comuns"
Texto extraído de: repositorio ufscar
Trecho de história em quadrinhos desenvolvida no âmbito da pesquisa
![]() |
Trecho extraído de: repositorio ufscar |
![]() |
Trecho extraído de: repositorio ufscar |
![]() |
Trecho extraído de: repositorio ufscar |
![]() |
Trecho extraído de: repositorio ufscar |
Produto educacional desenvolvido no âmbito da pesquisa - extraída de repositorio ufscar
Conclusões da autora:
"O produto Física em Quadrinhos como material de apoio ao professor no Ensino de
Física é muito útil e pode ser aplicado extensamente, para qualquer conteúdo e em diversos
momentos do processo de Ensino. Não necessita de logística complexa e nem de ambientes
diferentes das salas de aulas atuais. Na preparação das aulas, é importante que o professor
considere basicamente três momentos principais, a saber: levantar as concepções prévias dos
alunos. Isso pode ser feito por uma atividade investigativa, na qual eles explicam um fenômeno
utilizando seus conhecimentos. Em seguida, deve-se promover uma discussão e apresentação
dessas concepções para a classe, sempre com a interação do professor, de modo a que se
equalizem os entendimentos e se estabeleça uma base comum, para a construção do
conhecimento. E, a etapa seguinte, muito importante, quando os alunos entrarão em contato
com os conceitos científicos. Nesse momento, a atuação do professor é mais intensa e, ele pode
utilizar diversas técnicas que estiverem disponíveis na sua estrutura educacional. Hoje em dia,
muitas escolas disponibilizam equipamentos de multimídia, o que facilita a apresentação dos
conceitos, utilizando-se vídeos, filmes, imagens etc. Experimentos e simulações em ambientes
virtuais, são também muito bem-vindos, caso estejam disponíveis. No produto apresentado, as
HQ são elaboradas para concluir um assunto ou conceito apresentado, podendo ser utilizada até
mesmo como atividade de avaliação. Entretanto, conforme a literatura revisada, as HQ podem
ser utilizadas em qualquer momento e, inclusive, nas atividades iniciais de levantamento dos
conhecimentos prévios.
Apesar do alcance amplo da aplicação de HQ, a adesão ao processo não conseguiu
envolver a totalidade dos alunos. Há aqueles que não acham vantagem em fazer desenhos, não
gostam ou não se sentem à vontade em expressar-se por meio dessa linguagem. Mesmo sendo incentivados a trabalharem em grupos onde poderiam dividir as tarefas, para que cada um
fizesse a parte que lhe fosse mais interessante, alguns (eu diria poucos em relação aos métodos
convencionais de ensino) simplesmente não fazem. Outra observação, do ponto de vista
pedagógico, que não chega a ser um problema, mas pode talvez não corresponder às
expectativas do professor, é que as HQ criadas não se aprofundam nos assuntos para envolver
equações ou exemplos numéricos. Os alunos simplesmente parecem ignorar isso, buscando
apenas abordar e apresentar conceitos de modo mais simples e superficial. Acredito que isso se
deve ao fato de termos pouco tempo para desenvolver os conceitos com maior profundidade,
mostrando exemplos e exercícios de aplicação das leis e equações.
Mas, apesar dessas observações, o produto mostrou-se muito útil para promover maior
interação entre os alunos. Por exemplo, em uma das ocasiões observando um grupo na classe
discutindo sobre a questão do referencial para fazer seu trabalho, pode-se avaliar o alcance
dessa interação. Eles escolheram fazer uma história sobre um passeio de barco onde um casal
observava as árvores. Um dos componentes do grupo explicou ao que desenhava como deveria
fazer e como escrever que o movimento é relativo, dependendo do referencial. É esse tipo de
interação que buscamos entre os estudantes. É muito desejável que compartilhem entre si seus
aprendizados, pois além de fixarem seus próprios, caso já os tenham adquirido, podem ajudar
a expandir a aprendizagem dos que se encontram no limiar desse processo.
Outro aspecto muito positivo observado durante as aplicações do produto foi fazer os
alunos pensarem em situações cotidianas nas quais os conceitos físicos estavam inseridos e,
assim, buscaram evidenciá-los. Vemos histórias de pessoas indo para o trabalho, outros
namorando outros tocando em banda, indo ao médico, cuidando de um bebê. Há até uma que
abordou um aspecto social do personagem ter que escolher entre usar seu dinheiro para pegar
um ônibus ou matar a fome comprando algumas goiabas, que acabaram sendo roubadas, o que
fez o personagem ir a uma delegacia fazer a denúncia. Enfim, esse aspecto do projeto é muito
rico em diversos detalhes e uma oportunidade enorme de fazer os alunos trazerem conceitos de
Física para perto deles, nas suas realidades sociais culturais e comuns do dia a dia
Não podemos deixar de mencionar uma vantagem clara do produto que é incentivar a
criatividade e, eles sempre nos surpreendem. Podem ir muito mais longe do que meramente
pensamos. Algumas HQ foram apresentadas com purpurina, brilhos para representar superheróis, outros mostraram desenhos muito bem elaborados e enredos realmente chamativos.
Por último podemos destacar a vantagem do desenvolvimento de outras formas de
expressão e linguagem numa área complexa como a científica. Saímos daquele universo de se
apresentar o conteúdo, fazer exercícios e fazer uma avaliação escrita. Pode não ser um objetivo explícito, mas intrinsicamente o produto tem um caráter interdisciplinar, abrangendo, no
mínimo, diversas habilidades das disciplinas de artes e linguagem e códigos. Em uma das
aplicações, conseguimos o envolvimento dos professores dessas disciplinas. O professor de
língua portuguesa abordou com a turma em que estávamos aplicando o produto, os discursos e
maneiras usadas na escrita em quadrinhos. A professora de artes também deu dicas de desenhos
de quadrinhos para ajudá-los. É sempre bom interagir com a equipe de professores da escola e,
quando se consegue esse apoio, todos lucram, em especial os alunos. As reuniões de
planejamento podem ser uma boa oportunidade para falarmos e tentarmos um envolvimento
maior de outras disciplinas no projeto. Lembro-me de uma dessas ocasiões, em que obtive
autorização da diretora para aplicar o produto e apresentá-lo aos professores e, diversos deles
interagiram trazendo suas experiências em projetos semelhantes, usando quadrinhos que,
inclusive, me auxiliaram nas minhas pesquisas.
"
Texto extraído de: repositorio ufscar