DIONEI SANTOS: TIRINHAS DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO

LIMITES E POTENCIALIDADES DO USO DE TIRINHAS NA SIGNIFICAÇÃO DE CONCEITOS DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO

Nesta postagem buscamos apresentar a dissertação de mestrado de DIONEI RUÃ DOS SANTOS apresentada ao Programa de Pós Graduação em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ sob a orientação de Lenir Basso Zanon, intitulado LIMITES E POTENCIALIDADES DO USO DE TIRINHAS NA SIGNIFICAÇÃO DE CONCEITOS DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO.

Para DIONEI RUÃ DOS SANTOS, "a problemática em estudo diz respeito ao crescente e preocupante desinteresse dos estudantes para participar nos processos de construção dos conhecimentos escolares, em especial, nas disciplinas da Física, Química, Biologia, Matemática. Na pesquisa, a atenção foi direcionada para a participação de conhecimentos cotidianos ou científicos expressos pelos sujeitos, em tais processos, a partir do entendimento de que é a recontextualização de ambos na escola que permite os processos de (re) significação conceitual. Nesse contexto, buscou-se compreender a potencialidade e os limites do uso das Tirinhas como recurso didático em sala de aula, quanto a características e relações no desenvolvimento do ensino escolar, cientes de que a apropriação dos conceitos científicos na mente de um aprendiz aliada com significação e evolução conceitual são fatores a serem observados conscientemente pelos professores. Nesse sentido, um dos focos de estudo diz respeito aos possíveis obstáculos epistemológicos (Bachelard, 2004) ao aprendizado das ciências, a exemplo do realismo e animismo, constituindo-se em limites no uso das Tirinhas como ferramenta pedagógica. A análise dos dados levou em conta, também, o referencial histórico-cultural. Para construção dos dados a pesquisa de campo abrangeu uma turma de primeiro ano de ensino médio, na disciplina de Física, envolvendo conteúdos de Eletricidade. Foram sujeitos de pesquisa os 35 alunos, nessa disciplina, com utilização das Tirinhas nas aulas, nas quais foram abordados conteúdos e conceitos referentes aos circuitos, mais especificamente, ao circuito série. São inúmeras as potencialidades de uso dessa ferramenta que, no entanto, também apresenta alguns limites, como a formação de obstáculos epistemológicos. A pesquisa permitiu percepções sobre estratégias de uso das Tirinhas no ensino como forma de potencializar a construção conceitual por uma linguagem cognitiva que associa imagem e texto, apresentando-se como forma de interação dialógica entre sujeitos acostumados com elementos da linguagem imagética. Permitiu perceber, também, a necessidade de vigilância quanto aos cuidados ao usar as Tirinhas em sala de aula, no que se refere à formação com evolução dos significados conceituais e à formação de obstáculos epistemológicos ao aprendizados das ciências. As Tirinhas potencializam os processos de significação conceitual, nas interações em aula de física e, assim, contribuem ao desenvolvimento intelectual dos estudantes, à medida que favorecem os sistemáticos movimentos de “ir e vir”, ascendentes e descendentes (Vygotsky, 2001), entre conhecimentos cotidianos e científicos, permitindo, assim, os processos de construção do conhecimento escolar."
Texto extraído de:  Repositório bdtd.ibict

Tirinhas elaboradas por DIONEI RUÃ DOS SANTOS para a pesquisa


Tirinha de Física: Circuito série/ paralelo - extraídos de: http://tirinhasdefisica.blogspot.com/


Tirinha de física: Potencial Elétrico; Diferença de Potencial - extraídos de: http://tirinhasdefisica.blogspot.com/




Tirinha de física: Potencial Elétrico; Diferença de Potencial - extraídos de: http://tirinhasdefisica.blogspot.com/


Tirinha de física: Potencial Gaiola de Faraday; Diferença de Potencial - extraídos de: http://tirinhasdefisica.blogspot.com/


Tirinha de física: Corrente elétrica; Efeito Joule - disponível em: http://tirinhasdefisica.blogspot.com/



Tirinha de física: Leis da dinâmica; Inércia - extraídos de: http://tirinhasdefisica.blogspot.com/


Tirinha de física: Leis da dinâmica; Inércia - extraídos de: http://tirinhasdefisica.blogspot.com/


Tirinha de física: Leis da dinâmica; Inércia - extraídos de: http://tirinhasdefisica.blogspot.com/


Tirinha de física: Lentes convergentes; óptica geométrica- extraídos de: http://tirinhasdefisica.blogspot.com/

Conclusão do autor

"A pesquisa permitiu percepções sobre alguns elementos favoráveis à utilização de estratégias que possibilitem utilizar as Histórias em Quadrinhos e Tirinhas no ensino de física. Sua forma de construção traz elementos de uma linguagem cognitiva que associa imagem e texto, apresentando-se de uma forma mais familiar ao aluno, acostumado com a linguagem imagética. Contudo, permitiu perceber, também, que são necessários cuidados ao usar as Tirinhas em sala de aula, no que se refere à formação e evolução dos significados conceituais e a formação dos obstáculos epistemológicos ao aprendizados das ciências. Ao trabalharmos com as Tirinhas é muito importante identificarmos os obstáculos epistemológicos que podem ser criados a partir do contato do estudante com essa estratégia de ensino. Os obstáculos depois de identificados necessitam ser superados, sendo esta uma função importante do professor, subsidiando conhecimentos necessários para tal. Com todas estas constatações, queremos dar ênfase ao papel mediador imprescindível do professor nas salas de aula. Não é o uso das Tirinhas, ele em si, que assegurará o desenvolvimento de aprendizados escolares significativos e relevantes aos estudantes; nenhuma estratégia de ensino reduzirá o grau de complexidade do ensino dos conteúdos/conceitos escolares, por isso, reitera-se a função imprescindível do professor, a de mediar o acesso pedagógico aos conhecimentos científicos na escola.
As análises e discussões apresentadas neste trabalho corroboram a defesa da potencialidade da utilização dessa ferramenta pedagógica em diversos momentos de uma aula: introdução a um conteúdo/assunto, desenvolvimento e aprofundamento, avaliação de aprendizagem, sínteses, entre outros. Pois a análise da aula e dos dados permitiu perceber que a motivação proporcionada pelo uso das Tirinhas exerce uma influência benéfica nos processos da aprendizagem, contribuindo para processos de conhecimento pelo viés do significação conceitual, importantes nessa era permeada de tecnologias e imagens em que vivemos.
Aos professores que gostariam de utilizar este recurso em suas aulas mas não têm aptidão ao desenho, e, depois de ler as análises deste trabalho, querem produzir suas próprias HQ especificamente, direcionada a sua disciplina e aos conceitos ensinados, ou seja, não utilizar histórias prontas, deixo a sugestão do programa gratuito HagáQuê, que permite a construção de Tirinhas digitalizadas. O Software, disponível para download, na internet e apresenta um arsenal de personagens e cenários que proporciona boas ferramentas para criação de uma Tirinha e posterior impressão para uso em aula. O site também pode ser utilizado em sala de aula com os próprios alunos, desafiando-os a produzirem as suas próprias Tirinhas. Este estudo não finaliza a abordagem investigativa sobre o tema complexo sobre o qual já há uma continuidade anunciada, em busca do necessário aprofundamento e ampliação das acepções acerca desta importante ferramenta de ensino-aprendizagem. Permanecem inúmeros desafios, aos professores e pesquisadores que optam por romper com velhos paradigmas, sujeitos a um constante construir e desconstruir de acepções aceitas, tanto acerca da ciência quando dos processos do ensinar e do aprender. Também aponto certo limite deste trabalho referente à análise ter sido realizada apenas sobre uma Tirinha. No entanto, em minha prática diária como professor, o uso desta ferramenta é constante, além de incluir também os estudantes no processo de produção.
Paralelamente à dissertação de mestrado estou desenvolvendo no Instituto Federal Farroupilha - Campus Panambi, onde atuo como professor de física, um projeto intitulado: “Produção de Material Didático – Tirinhas de Física para Alunos Surdos”. Esse projeto surgiu da necessidade e carência de materiais pedagógicos direcionados ao ensino de ciências aos alunos surdos, que cada vez mais ingressam no Instituto e apresentavam inúmeras dificuldades de aprendizado, principalmente na área das ciências. Com auxílio dos bolsistas e voluntários, produzimos Tirinhas acerca de diversos conceitos e a continuidade deste presente trabalho já é uma realidade que muito desafia. A partir das reflexões e observações nas vivências do projeto e no relacionamento com os próprios alunos surdos (que são bolsistas do projeto), buscarei dar sequência a esta pesquisa de mestrado, também, como projeto para pleitear o ingresso no doutorado.
A interligação de texto com a imagem, existente na estrutura de uma Tirinha, pode potencializar o ensino com compreensão e entendimento de conhecimentos escolares de forma que os códigos sejam socialmente significados, pois, isoladamente, os estudantes teriam dificuldades para isso alcançar. Também no caso específico dos surdos, a imagem contribui como um meio para facilitar a interação entre professor e alunos surdos, na medida em que permite formas mais fecundas de interlocução. A imagem pode se tornar um importante meio potencializador da compreensão textual, possibilitando a ampliação do conhecimento de mundo pela inter-relação de informações sob diferentes meios semióticos.
Com esses pressupostos, buscarei dar continuidade a este trabalho, adentrando, sob novo estágio de entendimento, na problemática já discutida neste presente trabalho e, também, em novas problemáticas e objetivos, tendo em vista aos necessários aprofundamentos teóricos."
Texto extraído de: 
Repositório bdtd.ibict

Dissertação de mestrado de DIONEI RUÃ DOS SANTOS 


Artigos

 
Mais informações acesse: 

Leia:


"Ensino de Ciências da Natureza aos alunos surdos: as histórias em quadrinhos como recurso pedagógico traz uma investigação sobre os processos de ensino e aprendizagem de acordo com a teoria histórico-cultural de Vygotsky, relacionando-a com a especificidade do ensino aos alunos surdos. Aponta-se, aqui, como estratégia viável e com potencialidade de promover resultados positivos nos processos de construção de conhecimento pelos alunos surdos, o uso de Histórias em Quadrinhos e Tirinhas. O leitor ainda contará com um arsenal de Tirinhas ilustradas com estratégias e objetivos abordando diferentes temas e conceitos da área das Ciências da Natureza." DIONEI RUÃ DOS SANTOS.

As + visitadas da semana

Tirinhas para ensino de física: Eletrostática

Tirinhas para ensino de física: Termometria

Tirinhas para o ensino de Física: Modelos Atômicos

PROJETO QUÍMICA EM QUADRINHOS - UNEB: MUNDO DOS ÁTOMOS

Tirinhas para ensino de física: Astronomia

Tirinhas para ensino de física: Gravitação Universal

Tirinhas para ensino de física: Metodologia científica

Tirinhas para ensino de física: Energias Mecânicas

Práticas Didáticas: Calor e Temperatura

Tirinhas para o ensino de Física: Leis da dinâmica