HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA OS PROCESSOS DE ENSINAR
Aqui, a proposta é destacar a monografia HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA OS PROCESSOS DE ENSINAR de SONIA TANINO apresentado apresentado ao Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina, orientado pela Profª. Claúdia Chueire de Oliveira.
Segundo SONIA TANINO, "este trabalho apresenta as histórias em quadrinhos no contexto da escola. Tem por objetivos: caracterizar as histórias em quadrinhos como recurso de ensino e reconhecer na literatura pedagógica aspectos favorecedores à utilização das histórias em quadrinhos na escola. A metodologia para a investigação pautou-se em levantamento bibliográfico sobre a temática. Entre os resultados encontrados estão: a utilização das histórias em quadrinhos nos espaços escolares requer do professor compromisso com o fazer pedagógico e o domínio do conteúdo a ser trabalhado, além da criatividade em utilizar os quadrinhos para auxiliar na aprendizagem."
Texto extraído de: repositório uel
![]() |
extraído de: repositório uel |
![]() |
extraído de: repositório uel |
![]() |
extraído de: repositório uel |
![]() |
extraído de: repositório uel |
![]() |
extraído de: repositório uel |
![]() |
extraído de: repositório uel |
Conclusões da autora
"O presente trabalho buscou informações relevantes sobre as histórias em quadrinhos na educação escolar, através de autores da área especifica. A temática proposta para este estudo pautou-se em compreender como as histórias em quadrinhos podem auxiliar no desenvolvimento escolar e ainda caracterizar este recurso reconhecendo seu benefício para o ensino.
Em relação ao tema abordado optou-se pela pesquisa bibliográfica, através de análises da literatura específica, procurando refletir aspectos das histórias em quadrinhos, bem como seu aproveitamento na escola. Por meio desta pesquisa foi possível ver que a exploração das histórias em quadrinhos começou lenta, pois temiam que pudesse haver rejeição na utilização nas escolas. Educadores e pais consideravam este recurso como inadequado para a educação. Tais pontos de vistas foram superados com pesquisas que comprovaram seu benefício na escola.
É possível definir as HQs como arte sequencial, pois a história é narrada quadro a quadro através de sequência de acontecimentos ilustrados.
Convém destacar que os objetivos do trabalho foram atingidos, pois de uma dúvida que eu tinha, retirada do meu cotidiano de auxiliar de professora em um Centro de Educação Infantil, percorrendo o caminho do estudo mais aprofundado e com sentido de investigação, posso afirmar que as HQs na escola requerem dos professores empenho e criatividade para auxiliar a aprendizagem dos alunos
Posso concluir que, trabalhar este material em sala de aula, pode explora a leitura, a escrita e a pesquisas. Exercitando a criatividade de forma prazerosa e divertida. Neste sentido as pesquisas em torno do assunto estão cada vez mostrando os benefícios das HQs.
Porém e importante o conhecimento do professor sobre o assunto, pois ao selecionar HQs para trabalhar em sala de aula, deve considerar as características da faixa etária, adequando este material ao desenvolvimento intelectual do aluno.
Atualmente os quadrinhos não estão mais presentes em revistas especializadas, mas ganhou espaço em outros segmentos como concurso e vestibulares, fazendo que o candidato reflita sobre o assunto proposto, pois muitas somos condicionadas a memorizar sem refletir sobre o conteúdo estudado. Além disso posso dizer que escrever sobre as HQs foi de suma importância para minha formação, com este estudo pude compreender melhor através dos questionamentos e estudos realizados e assim quebrando certos preconceitos sobre o material."
Texto extraído de: repositório uel