ROBERT DE MELO: QUADRINIZAÇÃO COMO DEMONSTRAÇÃO PRÁTICA PARA O ENSINO DE FÍSICA

 O INTERIOR DA QUADRINIZAÇÃO COMO DEMONSTRAÇÃO PRÁTICA PARA O ENSINO DE FÍSICA

Aqui, a intenção é apresentar a monografia de ROBERT FERNANDES DE MELO intitulada O INTERIOR DA QUADRINIZAÇÃO COMO DEMONSTRAÇÃO PRÁTICA PARA O ENSINO DE FÍSICA apresentado como exigência parcial para obtenção do diploma do Curso de Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - Campus Teresina-Central. Orientador: Prof. Msc. Francisca de Fátima de Lima Sousa.

Segundo ROBERT FERNANDES DE MELO "Esse texto aborda a utilização das Histórias em Quadrinhos (HQs), tendo como viés o interior da quadrinização como empoderamento para o ensino de Física, uma vez que o uso de imagens para facilitar a compreensão dos leitores os aproxima de diversos domínios conceituais, aliados à didatização e o entretenimento como vetores funcionais de releituras fora do convencional, proporcionando uma dinâmica na construção e percepção do conhecimento. Esse trabalho se apropria de alguns aspectos que configuram as HQs, uma vez que eles constituem-se como ferramentas que englobam várias funcionalidades. Palavras e imagens juntas ensinam de forma mais eficiente e a linguagem quadrinística incita os alunos a pensarem e imaginarem. O trabalho foi desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFPI – Campus Teresina Central, com 115 alunos do Ensino Médio. A pesquisa é descritiva e de abordagem quali-quantitativa e tem como lupa teórica autores como Testoni (2004), Scott Mcloud (2008), dentre outros. Foram observadas respostas positivas no uso de quadrinhos refletindo em um aumento considerável no interesse de aprender e nas discussões propostas, deixando a aula mais rica, interessante e prazerosa e, especialmente, gerando conhecimento científico."

Texto extraído de: repositório ifpi

Histórias em quadrinhos selecionadas pelo autor para desenvolvimento da pesquisa

Tiras extraída de: repositório ifpi

Tiras extraída de: repositório ifpi

Tiras extraída de: repositório ifpi

Tiras extraída de: repositório ifpi

Tiras extraída de: repositório ifpi

Tiras extraída de: repositório ifpi

Tiras extraída de: repositório ifpi

Tiras extraída de: repositório ifpi

Conclusões do autor

"Durante as atividades, percebeu-se que o uso das Histórias em Quadrinhos foi muito bem aceito pelos discentes, mostrando interesse dos mesmos durante todo o processo. Assim, analisando os materiais aplicados, foi possível observar que os alunos tiveram um melhor rendimento na apreensão e internalização dos conceitos das Leis de Newton e Termodinâmica, revelando um aumento na capacidade de relacionar o conteúdo com o dia a dia, culminando em uma aprendizagem significativa na quebra das abstrações com o auxílio dos quadrinhos na construção do conhecimento.
Desse modo, as ferramentas usadas nessa pesquisa contribui positivamente no processo de ensino-aprendizagem, ampliando as formas de aplicação das HQs no ensino de Física, onde o binômio imaginação x criatividade, se interpõem para compor conexões exponenciais no desenvolvimento e construção do conhecimento. Logo, fica impresso a importância dessa ferramenta como recurso auxiliar, permitindo variáveis módulo operante do docente, ampliando, inclusive, não apenas a busca de apreensão de conceitos de Física, mas também do mundo."

Texto extraído de: repositório ifpi

Monografia


As + visitadas da semana

Tirinhas para o ensino de Física: Modelos Atômicos

Tirinhas para ensino de física: Eletrostática

Tirinhas para ensino de física: Termometria

PROJETO QUÍMICA EM QUADRINHOS - UNEB: MUNDO DOS ÁTOMOS

Tirinhas para ensino de física: Gravitação Universal

Tirinhas para ensino de física: Astronomia

Práticas Didáticas: Calor e Temperatura

Tirinhas para ensino de física: Metodologia científica

Tirinhas para o ensino de Física: Leis da dinâmica

Tirinhas para ensino de física: Energias Mecânicas