O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO: UMA PROPOSTA DE RECURSO DIDÁTICO POR MEIO DA HQ
A presente postagem versa sobre a dissertação de mestrado de PATRÍCIA PRISCILLA FERRAZ DA COSTA SOUZA apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Mestre à Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Faculdade de Ciências, Campus de Bauru – Programa de Pós-graduação em Docência para a Educação Básica, sob orientação do Prof. Dr. Nelson Antônio Pirola intitulada O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO: UMA PROPOSTA DE RECURSO DIDÁTICO POR MEIO DA HQ.
Segundo PATRÍCIA PRISCILLA FERRAZ DA COSTA SOUZA "esta pesquisa teve por meta investigar os seguintes problemas: Alunos do 5º ano do EF da rede pública possuem conhecimentos adequados sobre os conteúdos de geometria? “O recurso didático de uma HQ poderá possibilitar o desenvolvimento do pensamento geométrico de alunos dos AIEF?”. O ensino da Geometria nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental enfrenta, atualmente, dificuldades em vários níveis, seja no tocante à aprendizagem e desenvolvimento do pensamento, seja na formação de professores. Sendo assim, surgiu a necessidade desta pesquisa de caráter qualitativo, tendo como objetivo geral compreender a situação atual do ensino da Geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental, refletindo sobre o desenvolvimento do pensamento geométrico e apresentando uma nova proposta de recurso didático. O instrumento utilizado para a produção de dados foi um questionário com perguntas de conhecimento geométrico destinado a 24 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Esse questionário foi fundamentado nos objetivos de aprendizagens dos PCN de 1997 e nos objetivos de conhecimentos descritos na 3ª versão da BNCC de 2017, dos anos iniciais do Ensino Fundamental, com foco nos conteúdos de figuras planas e tridimensionais. Em um primeiro momento, os alunos teriam que identificar o nome das figuras e, logo após, em uma etapa mais avançada, teriam que reconhecer as figuras por suas propriedades e utilizar seus atributos na resolução de problemas. Para análise dos dados, foram utilizados os níveis de pensamento geométrico descritos na Teoria Van Hiele. O resultado observado com a pesquisa mostrou que apenas 16,66% dos alunos investigados conseguiram chegar ao nível 1 da teoria Van Hiele, e a grande maioria ficou classificada no nível 0, ou seja, não reconhecem a figura geométrica com base em sua aparência global e, consequentemente, não utilizam o vocabulário geométrico correto e tão pouco, possuíam condições de realizar situações problemas que explorem atributos e propriedades das figuras. Com os dados desta pesquisa, foi produzida uma HQ, tendo como objetivo possibilitar avanços no desenvolvimento do pensamento geométrico."
Texto extraído de Repositório UNESP
Trecho de história em quadrinhos produzida no âmbito da pesquisa extraída de Repositório UNESP
História em quadrinhos produzida no âmbito da pesquisa
Conclusões da autora
" Essa pesquisa possibilitou oportunidades de ação e reflexão sobre a prática profissional dos seus autores. Permitiu observar a realidade no chão da sala de aula com outros olhos, mesmo presente nesta realidade há mais de dezessete anos, durante essa pesquisa tive um olhar diferente; pode-se dizer que um olhar de pesquisador, com foco na investigação e na percepção. Motivados pela necessidade de desvendar os problemas de pesquisa descritos a seguir: “Alunos do 5º ano do EF da rede pública possuem conhecimentos adequados sobre os conteúdos de Geometria?” “O recurso didático de uma HQ poderá possibilitar o desenvolvimento do pensamento geométrico de alunos dos AIEF?”.
Começamos nossa investigação planejando os seguintes objetivos: Objetivo Geral: Compreender a situação atual do ensino da Geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental, refletindo sobre o desenvolvimento do pensamento geométrico e apresentando uma nova proposta de recurso didático para o ensino da Geometria escolar. Objetivos específicos: o Analisar os aspectos cognitivos do desenvolvimento do pensamento geométrico tendo a teoria Van Hiele como destaque; o Identificar a HQ como recurso didático com potencialidades para o auxílio no ensino da Geometria escolar; o Realizar uma pesquisa de campo na qual será possível identificar os conhecimentos prévios dos alunos do 5º ano do EF em Geometria, os possíveis níveis de desenvolvimento do pensamento geométrico, segundo Van Hiele, observando as dificuldades e suas possíveis causas; o Construir um produto educacional alicerçado em uma HQ juntamente com uma sequência de atividades envolvendo conceitos geométricos, buscando superar as dificuldades observadas durante a pesquisa de campo com os alunos 5º ano do EF.
Primeiramente, sistematizamos alguns conhecimentos sobre a Geometria nos AIEF (histórico, curriculares e pedagógicos), desta forma foi possível situar-se no contexto a ser investigado, identificando suas finalidades e fragilidades. O Pensamento geométrico foi apontado como algo que permite compreender, descrever e representar de forma organizada o mundo em que vive, sendo foco principal da pesquisa baseada no conteúdo de Geometria. Para melhores condições de entendimento do pensamento geométrico, buscamos na teoria do casal Van e em seu modelo van Hiele de desenvolvimento do pensamento geométrico, que propiciou saberes sobre os níveis de pensamento geométrico e fases de aprendizagem. Com esses conhecimentos realizamos os testes da pesquisa, que permitiram identificar os possíveis níveis do desenvolvimento do pensamento geométricos que os alunos se encontravam.
Buscando atender às necessidades de proporcionar o desenvolvimento do pensamento geométrico, encontramos a HQ como um recurso didático facilitador do processo de ensino-aprendizagem, que atende as características de ser um material de fácil acesso para o professor e para o aluno, no qual se trabalha com habilidades visuais (essenciais para a Geometria), propicia a aquisição de conceito em um cenário contextualizado e significativo. Durante a revisão bibliográfica, foi possível compreender a realidade a ser investigada e perceber que a defasagem com a Geometria está presente em outros Estados, Municípios e níveis ensino, apontando como possíveis razões deste problema a má formação dos professores que resultam em aulas reduzidas e metodologias frágeis. A pesquisa de campo, realizada com alunos do 5º ano do EF, permitiu conhecer de forma real o conhecimento geométrico dos alunos dos AIEF: Os resultados apontaram que 83,34% dos alunos investigados no momento da aplicação do questionário, estavam no nível 0 da teoria Van Hiele, ou seja, não reconhecem a figura geométrica com base em sua aparência global e, consequentemente, não têm condições de utilizar o vocabulário geométrico, sendo quase impossível a resolução de problemas explorando os conceitos de atributos e propriedades das figuras.
Foi possível observar uma grande defasagem com o conteúdo de Geometria nos AIEF, perceber que o que está previsto em documentos nacionais como o PCN (1997) e BNCC (2017) não fazem parte da realidade da escola dos AIEF. Diante desta situação, foi possível responder ao primeiro problema de pesquisa: “Alunos do 5º ano do EF da rede pública possuem conhecimentos adequados sobre os conteúdos de Geometria?” e partimos para o segundo: “O recurso didático de uma HQ poderá possibilitar o desenvolvimento do pensamento geométrico de alunos dos AIEF?”.
O segundo problema de pesquisa está articulado ao primeiro, sendo assim, utilizamos de todos os dados e observações da pesquisa de campo. Construímos uma HQ, intitulada de “Zerometria”, possuindo em seu enredo conceitos geométricos de figuras planas e tridimensionais, com a base na teórica do modelo Van Hiele e, os conteúdos geométricos previsto nos PCN (BRASIL, 1997) e nos novos estudos da BNCC (BRASIL, 2017). Esse recurso didático possui uma linguagem acessível ao aluno e com estratégias de ensino-aprendizagem significativas, sendo uma proposta para um possível avanço no desenvolvimento do pensamento geométrico.
O produto desta dissertação (HQ) será aplicado futuramente para sua avaliação com alunos dos AIEF, no entanto, a HQ criada tem possibilidades de intervir no processo de ensino-aprendizagem, permitindo melhores condições para o desenvolvimento do pensamento geométrico de alunos dos AIEF, considerando o fato de ser um recurso didático elaborado seguindo as fases de aprendizagem previstas no modelo Van Hiele do desenvolvimento do pensamento geométrico, a qual já foi testada e comprovada sua eficácia por outros autores, como Souza e Barbosa (2016); Oliveira (2012), descrito no capítulo 4. Levando, também, em consideração, que esse material didático buscou atender as dificuldades apontadas durante a pesquisa com alunos dos AIEF, de forma contextualizada, rica em conceitos geométricos, com vocabulário correto da Geometria e com atividades desafiadoras. Além das características facilitadoras do processo didático contidas nas HQ e também prestes na “Zerometria”: recurso motivador, linguagem acessível ao aluno, um meio de comunicação que permite melhor aquisição de conceitos unindo recursos visuais e linguísticos. A HQ enquanto recurso didático de sucesso foi foco de pesquisa de vários autores, como: Pizzaro (2009), Silva e Victer (2016), entre outros, também descritos no capítulo 4.
E por fim, fechando as considerações finais desta dissertação que teve como uma de suas metas a articulação entre a teoria e a prática, na qual foi investigado um problema encontrado na realidade dos autores da pesquisa, foi possível detectar uma fragilidade educacional no campo da Geometria dos AIEF, na qual as possíveis causas podem decorrem da má formação dos professores, desencadeando outros fatores: aulas reduzidas, metodologias não contextualizadas, a falta da exploração de habilidades de racionar e o desrespeito ao desenvolvimento do pensamento geométrico. Percebe-se dessa forma a necessidades de mais estudos sobre o desenvolvimento do pensamento geométrico nos AIEF e novas propostas de recursos didáticos que amparem o professor na tarefa de ensinar, caminhando assim, para uma educação de qualidade na área da Geometria, que permite o desenvolvimento de competências e habilidades múltiplas utilizadas não só na Geometria ou na Matemática, mas, presentes em áreas diversas de conhecimentos e na vida cotidiana."
Dissertação de Mestrado
Artigo:
HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO POSSIBILIDADE DE RECURSO DIDÁTICO PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO
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