PATRÍCIA PRISCILLA FERRAZ DA COSTA SOUZA: O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO: UMA PROPOSTA DE RECURSO DIDÁTICO POR MEIO DA HQ

 PATRÍCIA PRISCILLA FERRAZ DA COSTA SOUZA

O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO: UMA PROPOSTA DE RECURSO DIDÁTICO POR MEIO DA HQ

A presente postagem versa sobre a dissertação de mestrado de PATRÍCIA PRISCILLA FERRAZ DA COSTA SOUZA apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Mestre à Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Faculdade de Ciências, Campus de Bauru – Programa de Pós-graduação em Docência para a Educação Básica, sob orientação do Prof. Dr. Nelson Antônio Pirola.

Segundo PATRÍCIA PRISCILLA FERRAZ DA COSTA SOUZA "esta pesquisa teve por meta investigar os seguintes problemas: Alunos do 5º ano do EF da rede pública possuem conhecimentos adequados sobre os conteúdos de geometria? “O recurso didático de uma HQ poderá possibilitar o desenvolvimento do pensamento geométrico de alunos dos AIEF?”. O ensino da Geometria nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental enfrenta, atualmente, dificuldades em vários níveis, seja no tocante à aprendizagem e desenvolvimento do pensamento, seja na formação de professores. Sendo assim, surgiu a necessidade desta pesquisa de caráter qualitativo, tendo como objetivo geral compreender a situação atual do ensino da Geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental, refletindo sobre o desenvolvimento do pensamento geométrico e apresentando uma nova proposta de recurso didático. O instrumento utilizado para a produção de dados foi um questionário com perguntas de conhecimento geométrico destinado a 24 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Esse questionário foi fundamentado nos objetivos de aprendizagens dos PCN de 1997 e nos objetivos de conhecimentos descritos na 3ª versão da BNCC de 2017, dos anos iniciais do Ensino Fundamental, com foco nos conteúdos de figuras planas e tridimensionais. Em um primeiro momento, os alunos teriam que identificar o nome das figuras e, logo após, em uma etapa mais avançada, teriam que reconhecer as figuras por suas propriedades e utilizar seus atributos na resolução de problemas. Para análise dos dados, foram utilizados os níveis de pensamento geométrico descritos na Teoria Van Hiele. O resultado observado com a pesquisa mostrou que apenas 16,66% dos alunos investigados conseguiram chegar ao nível 1 da teoria Van Hiele, e a grande maioria ficou classificada no nível 0, ou seja, não reconhecem a figura geométrica com base em sua aparência global e, consequentemente, não utilizam o vocabulário geométrico correto e tão pouco, possuíam condições de realizar situações problemas que explorem atributos e propriedades das figuras. Com os dados desta pesquisa, foi produzida uma HQ, tendo como objetivo possibilitar avanços no desenvolvimento do pensamento geométrico."

Disponível em: REPOSITÓRIO UNESP

Trecho da História em Quadrinhos Zerometria

 

 Artigos
HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO POSSIBILIDADE DE RECURSO DIDÁTICO PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO 

AS + VISITADAS DA SEMANA

Tirinhas para o ensino de Física: Modelos Atômicos

Tirinhas para o ensino de Física: Leis da dinâmica

Tirinhas para ensino de física: Termometria

Tirinhas para ensino de física: Metodologia científica

Tirinhas para ensino de física: Calorimetria

Práticas Didáticas: Calor e Temperatura

Tirinhas para o ensino de Física: Leis da Termodinâmica

Tirinha de Física: MRU/ MRUV/ MCU