A FÍSICA DO TRÂNSITO: ENSINO DE CIÊNCIAS MEDIADO POR HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
Aqui, a proposta é apresentar a dissertação apresentada por ANA PAULA MACHADO GODINHO como requisito para obtenção do título de Mestre em Ensino de Ciências e Matemática, do programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) com Orientação de Nestor Cortez Saavedra Filho intitulada A FÍSICA DO TRÂNSITO: ENSINO DE CIÊNCIAS MEDIADO POR HISTÓRIAS EM QUADRINHOS.
Segundo ANA PAULA MACHADO GODINHO "em busca de despertar uma conscientização para o trânsito em alunos do 5º ano, esta pesquisa procurou a partir do referencial teórico de Chevallard responder ao problema de pesquisa: Como a metodologia dos Três Momentos Pedagógicos mediada por histórias em quadrinhos, ancorada no referencial da transposição didática, pode contribuir para a conscientização de alunos do Ensino Fundamental I para a segurança no trânsito? Encontrou-se na Transposição Didática embasamento que nortearam todo o trabalho para abordar as três leis de Newton junto ao público-alvo da pesquisa. As atividades com os alunos foram desenvolvidas pela metodologia dos três momentos pedagógicos e visavam relacionar os conceitos das leis de Newton e a segurança no trânsito. A pesquisa é de cunho qualitativo e os instrumentos para coleta de dados foram: entrevistas, produções textuais, artísticas e protocolo de observação. Após a coleta os dados foram analisados a luz da análise textual discursiva. Como resultado observou-se o forte interesse dos alunos acerca da segurança no trânsito e sua relação com a Ciência. Pode-se destacar também como resultado desta pesquisa a apreensão dos conceitos e valores humanos que os alunos demonstraram em suas produções. Ao fim da pesquisa, a partir da abordagem problematizadora dos três momentos pedagógicos, com a temática trânsito percebeu-se que os alunos conseguiam relacionar as três leis de Newton em diferentes momentos."
Texto extraído de repositorio utfpr
![]() |
Tirinha explorada pela autora para exemplifica Leis da Dinâmica extraída de repositorio utfpr |
Conclusões da autora:
"Com o desenvolvimento desta pesquisa foi possível ponderar acerca dos resultados alcançados e apontar perspectivas futuras. Em relação aos objetivos que foram elencados inicialmente, sendo eles: analisar os documentos norteadores da Educação Básica no Brasil; realizar a transposição didática das 3 Leis de Newton, adequado para faixa etária dos público-alvo da pesquisa, por meio dos Três Momentos Pedagógicos; produzir uma história em quadrinhos (gibi) com os alunos do Ensino Fundamental I, considerando todas as etapas anteriormente citadas foram alcançados.
Em relação ao problema de pesquisa: Como a metodologia dos Três Momentos Pedagógicos mediada por histórias em quadrinhos, ancorada no referencial da transposição didática, pode contribuir para a conscientização de alunos do Ensino Fundamental I para a segurança no trânsito? Foram explorados no corpus da pesquisa e os resultados que emergiram deste problema. Estes resultados são apresentados sucintamente a seguir.
Conforme abordado no decorrer da dissertação, autores como Vasconcelos (1992), Brandão (1993), Filipouski (2002), Vilela (2006) e Martins (2004) apontam para a necessidade de um trânsito seguro e humanizado, um espaço em que a vida seja valorizada, desta forma pode-se entender a educação para o trânsito é mais que a aprendizagem de hábitos seguros e sim um campo do conhecimento. Neste sentido a BNCC propõe um currículo menos conteudista e mais abrangente que estimule os alunos a pensar, de forma interdisciplinar, nos problemas comuns na sociedade atual.
Na etapa das entrevistas foi possível delinear as ações a serem desenvolvidas em sala de aula, de acordo com a constatação de que os alunos possuíam pouco conhecimento ou quase nenhuma noção da ciência que envolve o trânsito, bem como não apresentavam uma noção mais ampla sobre esta temática.
Assim, procurou-se, com o desenvolvimento desta pesquisa, romper o mero caráter informativo sobre as leis de trânsito e trabalhar em sala de aula a educação para o trânsito à luz de fenômenos relacionados às três leis de Newton.
Para serem trabalhadas em sala de aula, as leis de Newton passaram pela transposição didática interna para que estivessem adequadas à faixa etária dos alunos. As intervenções em sala de aula foram mediadas pela metodologia dos três momentos pedagógicos no intuito de conduzir o aluno a pensar de forma contextualizada com a sua realidade.
Com isto, no primeiro momento pedagógico de cada aula foi priorizado o debate e a exposição de ideias, como forma de proporcionar um espaço para que todos os alunos expressassem seus saberes, experiências e despertassem neles o interesse sobre a problemática apresentada inicialmente.
No segundo momento pedagógico de cada aula foi optado por atividades, práticas, algumas fora da sala de aula e em grupos, quando possível, de forma que o conhecimento pudesse ser organizado e construído de forma coletiva privilegiando o protagonismo do aluno. Os Conceitos relacionados a física e trânsito puderam ser abordados de forma contextualizada e buscando sempre trabalhar no mundo do concreto, deixando de lado um pouco a abstração que esta ciência impõe, atividades como “girar o ovo, criar um vórtice de água” demonstraram eficácia ao exemplificar para os alunos o conceito da inércia, além da interação entre os alunos pode despertar neles a curiosidade e promover novos conhecimentos a partir desta prática.
Um dos aspectos a se destacar é o interesse, a participação e a curiosidade que os alunos apresentaram no decorrer das aulas em relação a segurança no trânsito e o uso do cinto de segurança, uma vez que conseguiram expor em produções orais escritas e artísticas indícios que compreenderam o conceito de inércia, ação e reação e portanto a importância do uso do cinto de segurança, desta forma o diálogo problematizador estabelecido entre pesquisador e alunos pode propiciar que conceitos iniciais, apresentados no início da pesquisa, fossem passíveis de mudanças. Com isso a dinâmica e estruturação das aulas, mediadas pelos três momentos pedagógicos, os alunos tiveram espaço para expor e discutir seus pontos de vista sobre trânsito e tirar suas dúvidas acerca do conteúdo estruturante da aula inserido em seu cotidiano.
No tocante a segunda lei de Newton e o trânsito o objetivo da aula era evidenciar a fragilidade da vida frente aos automóveis que são capazes de desenvolverem velocidades bem acima da capacidade humana. Foi observado na etapa das entrevistas a dificuldade relatada por eles em atravessar a rua e que ao mesmo tempo não eram capazes de identificar o motivo de tal dificuldade, a aula foi pensada e articulada para que compreendessem a relação entre variação da velocidade, força, massa. Neste ínterim deixa-se aqui registrado que durante esta aula uma das dificuldades apresentadas foi o fato de os alunos não terem o arcabouço matemático para fazer esta relação, o que levou a pesquisadora a pensar em dinâmicas e estratégias, descritas na dissertação, para atingir os objetivos. Outra dificuldade apresentada em particular para esta aula foi o tempo para desenvolver a atividade, desta forma a pesquisadora sugere um tempo maior ou até mesmo duas aulas para concluir. Posto isto ressalta-se que em contrapartida esta aula rendeu frutos que serão colhidos futuramente pela sociedade, visto que os alunos mobilizaram uma discussão na comunidade escolar (alunos, pais, professores, direção e coordenação) acerca da urgência da mudança do limite de velocidade na rua da escola, assim os alunos tornaram-se sujeitos ativos na escola e protagonistas no processo ensino aprendizagem.
É importante destacar que a proposta para esta pesquisa não teve como foco a assimilação dos conceitos relacionados às três leis de Newton somente, mas sim, despertar nos alunos, a partir de uma abordagem problematizadora, atitudes de consciência e respeito no trânsito.
No terceiro momento pedagógico, aplicação do conhecimento, foi possível perceber que é possível fomentar em alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I noções de respeito e segurança no trânsito à luz de conhecimentos científicos e que estes conhecimentos podem ser tácteis a eles a partir do referencial teórico adotado para esta pesquisa.
Ainda há um longo caminho a ser trilhado para que motoristas e usuários do trânsito em geral tenham o hábito de agir com segurança e educação em todos os momentos no trânsito, mas é inegável os avanços que gradativamente vem sendo alcançados a partir de 1997 com CTB. Contudo, por acreditar que a educação é um dos pilares da sociedade é de suma importância que esforços não sejam poupados para formação integral do cidadão desde os primeiros anos escolares."
Texto extraído de: repositorio utfpr
Comentários
Postar um comentário