Lessandra Marcelly - HQs COMO RECURSO PARA ENSINAR MATEMÁTICA PARA ALUNOS CEGOS E VIDENTES

Lessandra Marcelly -  AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS ADAPTADAS COMO RECURSO PARA ENSINAR MATEMÁTICA PARA ALUNOS CEGOS E VIDENTES


Esta postagem tem como propósito difundir a dissertação de mestrado de Lessandra Marcelly, elaborada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática – Área de Concentração em Ensino e Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos Filosófico- Científicos para obtenção do título de Mestre em Educação Matemática em parceria com a Orientadora: Profa. Dra. Miriam Godoy Penteado.

Segundo Lessandra Marcelly "Esta dissertação apresenta uma pesquisa de mestrado na área da Educação Matemática cujo objetivo foi analisar o processo de construção e adaptação de uma História em Quadrinhos sobre Matemática para alunos cegos e videntes. No texto a revista é denominada História em Quadrinhos Adaptada – HQ-A. Para a realização da pesquisa buscou-se suporte teórico em trabalhos sobre Educação Inclusiva com ênfase na educação de cegos e sobre o uso educacional de histórias em quadrinhos. A abordagem metodológica é a de design social, considerando-se que o processo de construção contou com a participação de possíveis usuários. A HQ-A possui 76 páginas impressas em um papel A4 (140g) adequado para escrita e leitura manual do sistema braille e adaptada em relevo. Para as adaptações foram utilizadas uma máquina de escrever braille e uma carretilha de costura, e, para garantir uma leitura pelo tato, houve a ajuda de um jovem cego. Espera-se que este material seja utilizado como recurso de ensino em sala de aula por todos os alunos. No momento, considera-se duas alternativas para esse uso: a primeira que a HQ-A seja impressa por uma impressora braille e as adaptações das imagens feitas com texturas alternativas pelos próprios alunos, videntes e cegos trabalhando juntos. Isto pode ser feito na própria sala de aula com a parceria de um professor de artes, por exemplo. A segunda alternativa é que a HQ-A seja impressa numa impressora braille para ser utilizada por um usuário cego totalmente adaptada em relevo - imagens e texto - e a HQ-A a ser utilizada pelos estudantes videntes impressa em tinta.



Trecho HQ TALES DE MILETO E AS PIRÂMIDES DO EGITO de Lessandra Marcelly - disponível em Acervo UNESP; ONEDRIVE ARTE DA FÍSICA EM QUADRINHOS;







Artigo: MATEMÁTICA EM QUADRINHOS PARA CEGOS E VIDENTES
O texto é um recorte de uma pesquisa de mestrado já incluída na área da Educação Matemática cujo objetivo foi analisar o processo de construção e adaptação de uma História em Quadrinhos sobre Matemática para alunos cegos e videntes. Na dissertação a revista é denominada História em Quadrinhos Adaptada – HQ-A. Para a realização da pesquisa buscou-se suporte teórico em trabalhos sobre Educação Inclusiva com ênfase na educação de cegos e sobre o uso educacional de histórias em quadrinhos. A abordagem metodológica foi a de design social, considerando-se que o processo de construção contou com a participação de possíveis usuários. A HQ-A tem um formato esquadrinhado, e, combina texto com figuras com objetivo de narrar uma estória relacionada com Matemática. Seu enredo é narrado quadro a quadro por meio de figuras em alto relevo e textos transcritos em Braille. A HQ-A possui 76 páginas impressas em um papel A4 (140g) adequado para escrita e leitura manual do sistema braille e adaptada em relevo. Para as adaptações foram utilizadas uma máquina de escrever braille e uma carretilha de costura, e, para garantir uma leitura pelo tato, houve a ajuda de um jovem cego.





AS + VISITADAS DA SEMANA

Tirinhas para o ensino de Física: Modelos Atômicos

Tirinhas para o ensino de Física: Leis da dinâmica

Tirinhas para ensino de física: Termometria

Tirinhas para ensino de física: Metodologia científica

Tirinhas para ensino de física: Calorimetria

Práticas Didáticas: Calor e Temperatura

Tirinhas para o ensino de Física: Leis da Termodinâmica

Tirinha de Física: MRU/ MRUV/ MCU