CLEITON OSELAME & LEONARDO MELO: QUADRINHOS NO ENSINO DE QUÍMICA

CRIAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE QUADRINHOS COMO PROPOSTA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE QUÍMICA

Neste trabalho, desenvolvido por CLEITON JOSÉ OSELAME & LEONARDO WILEZELEK SOARES DE MELO como Trabalho de conclusão de curso, apresentado à Comissão de Diplomação do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Câmpus Pato Branco, como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura Química sob a orientação do Prof. Dr. Edimir Andrade Pereira. Foi desenvolvida tendo como perspectiva que a pesquisa no ensino de química desenvolveu-se com maior destaque nos últimos trinta anos e, cada vez mais, busca-se alterar um paradigma de que o aprendizado é realizado apenas através de informação verbal, deixando as representações visuais em segundo plano. Nesse sentido, a visualização torna-se fundamental, considerando a necessidade dos alunos em visualizar modelos científicos estabelecidos. As charges, cartuns e quadrinhos podem vir ser uma importante ferramenta didática como informação visual, já que fazem parte da cultura das pessoas desde sua formação como leitores até a vida adulta. Sua utilização vai além de apenas um passatempo, vindo a ser cada vez mais utilizadas tanto nos ensinos fundamental e médio, quanto em processos seletivos. Este trabalho objetivou-se na criação de quadrinhos, utilizando a plataforma do site ToonDoo, referentes aos conteúdos de química do ensino médio e na formulação de questões com intuito de estimular nos alunos um maior questionamento crítico, curiosidade e interesse pela leitura. A utilização do humor através dos quadrinhos demonstrou ser uma ferramenta viável no processo de ensino-aprendizagem, tanto pela facilidade ao acesso à informação quanto pela aceitação dos alunos para com o trabalho.
Texto extraído de: https://docplayer.com.br/9380419-Criacao-e-utilizacao-de-quadrinhos-como-proposta-de-aprendizagem-no-ensino-de-quimica.html

Tirinhas desenvolvidas para o Trabalho de Conclusão de Curso

Eletrodinâmica: Corrente elétrica, cargas elétricas, pilha elétrica, reações químicas

Metodologia Científica: Fenômenos Químicos; Fenômenos Físicos
Ácido/ Base; soluções;

Ácido/ Base; Soluções

Misturas; Soluções; Produtos

Misturas; Soluções; Produtos;

Misturas; Soluções; Produtos;

Misturas; Soluções; Produtos;

Tabela periódica; Hidrocarbonetos;

Trabalho de Conclusão de Curso

AS + VISITADAS DA SEMANA

Tirinhas para o ensino de Física: Modelos Atômicos

Tirinhas para o ensino de Física: Leis da dinâmica

Tirinhas para ensino de física: Termometria

Tirinhas para ensino de física: Metodologia científica

Tirinhas para ensino de física: Calorimetria

Práticas Didáticas: Calor e Temperatura

Tirinhas para o ensino de Física: Leis da Termodinâmica

Tirinha de Física: MRU/ MRUV/ MCU