CLEITON OSELAME & LEONARDO MELO: QUADRINHOS NO ENSINO DE QUÍMICA

CRIAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE QUADRINHOS COMO PROPOSTA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE QUÍMICA

Aqui a proposta é a apresentar, o Trabalho de conclusão de curso, apresentado à Comissão de Diplomação do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Câmpus Pato Branco, como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura Química sob a orientação do Prof. Dr. Edimir Andrade Pereira, desenvolvido por CLEITON JOSÉ OSELAME & LEONARDO WILEZELEK SOARES DE MELO intitulado CRIAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE QUADRINHOS COMO PROPOSTA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE QUÍMICA.

CLEITON JOSÉ OSELAME & LEONARDO WILEZELEK SOARES DE MELO descrevem que "a pesquisa no ensino de química desenvolveu-se com maior destaque nos últimos trinta anos e, cada vez mais, busca-se alterar um paradigma de que o aprendizado é realizado apenas através de informação verbal, deixando as representações visuais em segundo plano. Nesse sentido, a visualização torna-se fundamental, considerando a necessidade dos alunos em visualizar modelos científicos estabelecidos. As charges, cartuns e quadrinhos podem vir ser uma importante ferramenta didática como informação visual, já que fazem parte da cultura das pessoas desde sua formação como leitores até a vida adulta. Sua utilização vai além de apenas um passatempo, vindo a ser cada vez mais utilizadas tanto nos ensinos fundamental e médio, quanto em processos seletivos. Este trabalho objetivou-se na criação de quadrinhos, utilizando a plataforma do site ToonDoo, referentes aos conteúdos de química do ensino médio e na formulação de questões com intuito de estimular nos alunos um maior questionamento crítico, curiosidade e interesse pela leitura. A utilização do humor através dos quadrinhos demonstrou ser uma ferramenta viável no processo de ensino-aprendizagem, tanto pela facilidade ao acesso à informação quanto pela aceitação dos alunos para com o trabalho."
Texto extraído de: repositório utfpr

Tirinhas desenvolvidas para o Trabalho de Conclusão de Curso

Eletrodinâmica: Corrente elétrica, cargas elétricas, pilha elétrica, reações químicas - extraída de: repositório utfpr

Metodologia Científica: Fenômenos Químicos; Fenômenos Físicos- extraída de: repositório utfpr

Ácido/ Base; soluções; extraída de: repositório utfpr


Ácido/ Base; Soluções extraída de: repositório utfpr

Misturas; Soluções; Produtos extraída de: repositório utfpr

Misturas; Soluções; Produtos; extraída de: repositório utfpr

Misturas; Soluções; Produtos; extraída de: repositório utfpr

Misturas; Soluções; Produtos; extraída de: repositório utfpr

Tabela periódica; Hidrocarbonetos; extraída de: repositório utfpr

Conclusões dos autores

"Elaborar uma história em quadrinhos (HQ) pressupõe um diferencial do pensar e do escrever um artigo. Mesmo considerando a criatividade um potencial inerente ao homem, a realização de um trabalho como este tem que estar associada aos conhecimentos químicos do licenciando, que até pode trabalhar com as ferramentas disponíveis no site, mas deve levar sua originalidade para criação bem sucedida do problema.
A criação de quadrinhos demonstrou-se totalmente viável como ferramenta didática, pela facilidade de relacionar conceitos complexos com conteúdos do cotidiano do aluno do ensino médio, favorecendo o envolvimento do mesmo ao longo do processo, gerando mais oportunidades de aprendizagem. Como em um quadrinho a imagem e o texto estão normalmente dispostos em apenas uma cena, uma análise de caráter mais crítico é necessária para o entendimento e isso estimula um raciocínio mais apurado do leitor, no caso, o aluno.
Foi importante oferecer aos estudantes esta metodologia, visto que a leitura interpretativa de charges, cartuns e quadrinhos é uma habilidade cada vez mais cobrada em provas de vestibulares e de concursos em geral, e a aplicação deste projeto torna-se essencial para o treinamento desta ferramenta, visando ampliar o nível de compreensão dos alunos e evitar que os mesmos sejam surpreendidos nestes exames. O caráter lúdico, associado ao fato de proporcionar aos alunos um maior nível de autonomia que aquele verificado nas aulas tradicionais de química, foi um aspecto que contribuiu significativamente na aceitação, com consequentes benefícios para a aprendizagem.
A criação de quadrinhos como proposta de ensino-aprendizagem, segundo a bibliografia nacional encontrada, é algo pouco mencionada, ficando limitada à utilização de quadrinhos já existentes ou mesmo a criação dos mesmos pelos próprios alunos. Um trabalho nos moldes deste pode então ser considerado inovador."
Texto extraído de: repositório utfpr

Trabalho de Conclusão de Curso

As + visitadas da semana

Tirinhas para ensino de física: Termometria

Tirinhas para o ensino de Física: Modelos Atômicos

Tirinhas para ensino de física: Eletrostática

Tirinhas para ensino de física: Astronomia

Tirinhas para ensino de física: Gravitação Universal

Tirinhas para ensino de física: Energias Mecânicas

Tirinhas para ensino de física: Metodologia científica

Tirinhas para ensino de física: Magnetismo

Práticas Didáticas: Calor e Temperatura

Tirinhas para ensino de física: Ondas eletromagnéticas