JOSÉ DA SILVA - MATEMÁTICA BÁSICA EM QUADRINHOS

MATEMÁTICA BÁSICA EM QUADRINHOS: ALGUMAS APLICAÇÕES DAS HQS EM SALA DE AULA

Esta postagem tem como propósito divulgar a dissertação de mestrado de  JOSÉ GLEISON LIMA DA SILVA, intitulada MATEMÁTICA BÁSICA EM QUADRINHOS: ALGUMAS APLICAÇÕES DAS HQS EM SALA DE AULA, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional do Centro de Ciências da Universidade Federal do Ceará, como requisito parcial à obtenção do título de mestre em Matemática. Área de Concentração: Ensino de Matemática, orientado pelo Prof. Dr. Marcelo Ferreira Melo.

Segundo relato de JOSÉ GLEISON LIMA DA SILVA "o presente trabalho versa sobre o uso das histórias em quadrinhos no ensino da matemática. Tendo como foco a aplicação de atividades de produção de quadrinhos, como os fanzines e as tirinhas, em turmas do ensino médio. Detalhamos, inicialmente, as etapas de produção de quadrinhos curtos (tirinhas) confeccionados por alunos do ensino médio numa abordagem sucinta das progressões aritméticas e da estatística, a partir da qual podemos avaliar o nível de compreensão e de dificuldades expresso pelos estudantes concernente a esses tópicos. Em seguida, apresentamos uma adaptação própria de um problema topológico para os quadrinhos revisando definições elementares de topologia, objetivando demonstrar a versatilidade dessa mídia na veiculação de qualquer tipo de conteúdo e temática. Finalizamos com uma sugestão de publicação de revista em quadrinhos abordando temas matemáticos básicos, históricos e/ou curiosos, com propostas de uso da mesma em sala aula. Agregando, assim, uma ferramenta adicional ao ensino e à divulgação da matemática."

Texto extraído de: Repositório UFC

Trecho de histórias em quadrinhos produzidas no contexto da pesquisa

Trecho HQ Os Novos Pitagóricos de JOSÉ GLEISON LIMA DA SILVA -extraída de Repositório UFC

 Histórias em quadrinhos produzidas pelo autor no contexto da pesquisa - extraídas de Repositório UFC

 

Conclusões do autor

"Os quadrinhos saíram da condição marginalizada de linguagem e ganharam o status de nona arte. Abrindo inúmeras portas a esse meio de comunicação que desde sempre esteve associada a outras estruturas similares como a literatura, o cinema, a música, entres outros. E, porque não, a matemática. Assim, as HQs passaram a divulgar uma diversidade de histórias e temáticas, alcançando de maneira natural às escolas, pois que as ditas revistinhas conquistaram bem antes as crianças e jovens. Mesclar-se com a matemática, especialmente com o ensino desta bela ciência, soa, portanto, perfeitamente plausível. Sendo, por vezes, um total desperdício não estabelecer ou aprofundar esta importante relação. Demonstramos ser possível unir o ensino da matemática com os quadrinhos ao apresentar a resolução de um problema de Topologia, tema abstrato abordado no ensino superior. Embora a maneira superficial e limitada que usamos na adaptação da resolução deste problema trivial, o nosso objetivo principal era verificar essa abordagem, sobretudo ao se trabalhar com adolescentes do ensino médio."

Texto extraído de: Repositório UFC

Dissertação

Comentários

As + visitadas da semana

Tirinhas para ensino de física: Eletrostática

Tirinhas para ensino de física: Termometria

Tirinhas para o ensino de Física: Modelos Atômicos

PROJETO QUÍMICA EM QUADRINHOS - UNEB: MUNDO DOS ÁTOMOS

Tirinhas para ensino de física: Astronomia

Tirinhas para ensino de física: Gravitação Universal

Tirinhas para ensino de física: Metodologia científica

Práticas Didáticas: Calor e Temperatura

Tirinhas para ensino de física: Energias Mecânicas

Tirinhas para o ensino de Física: Leis da dinâmica