JOSÉ DA SILVA - MATEMÁTICA BÁSICA EM QUADRINHOS

 JOSÉ GLEISON LIMA DA SILVA - MATEMÁTICA BÁSICA EM QUADRINHOS: ALGUMAS APLICAÇÕES DAS HQS EM SALA DE AULA

Esta postagem tem como propósito divulgar a dissertação de mestrado de  JOSÉ GLEISON LIMA DA SILVA, intitulada MATEMÁTICA BÁSICA EM QUADRINHOS: ALGUMAS APLICAÇÕES DAS HQS EM SALA DE AULA, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional do Centro de Ciências da Universidade Federal do Ceará, como requisito parcial à obtenção do título de mestre em Matemática. Área de Concentração: Ensino de Matemática, orientado pelo Prof. Dr. Marcelo Ferreira Melo.

Segundo relato de JOSÉ GLEISON LIMA DA SILVA "o presente trabalho versa sobre o uso das histórias em quadrinhos no ensino da matemática. Tendo como foco a aplicação de atividades de produção de quadrinhos, como os fanzines e as tirinhas, em turmas do ensino médio. Detalhamos, inicialmente, as etapas de produção de quadrinhos curtos (tirinhas) confeccionados por alunos do ensino médio numa abordagem sucinta das progressões aritméticas e da estatística, a partir da qual podemos avaliar o nível de compreensão e de dificuldades expresso pelos estudantes concernente a esses tópicos. Em seguida, apresentamos uma adaptação própria de um problema topológico para os quadrinhos revisando definições elementares de topologia, objetivando demonstrar a versatilidade dessa mídia na veiculação de qualquer tipo de conteúdo e temática. Finalizamos com uma sugestão de publicação de revista em quadrinhos abordando temas matemáticos básicos, históricos e/ou curiosos, com propostas de uso da mesma em sala aula. Agregando, assim, uma ferramenta adicional ao ensino e à divulgação da matemática.
Palavras-chave: Histórias em quadrinhos. Ensino de matemática. Topologia. Progressão aritmética. Estatística."
Texto extraído de: Repositório UFC

JOSÉ GLEISON LIMA DA SILVA descreve que "para apresentar a solução do problema elementar de Topologia, após o uso de técnicas pedagógicas tradicionais (com as quais estávamos habituados e nos facilitaria a exposição) para a solução dos outros dois problemas geométricos, escolhemos o formato de fanzine. Assim, propusemos um convite a um aluno, que à época cursava a terceira série do ensino médio e detinha melhores conhecimentos de desenho, para que auxiliasse na produção do material a ser apresentado. Roteirizamos, então, uma pequena história em quadrinhos na qual foi desenvolvida a solução desejada pelo professor" (p. 37). " A escolha do título aliada à arte da capa visa dar um tom ficcional e descontraído ao conteúdo apresentado, o que contrasta, intencionalmente, com a possível complexidade do assunto. Destaca-se daí o fato da concordância empregada não seguir precisamente a definição matemática de fronteira nem de conjunto fechado, pois temos que a fronteira de um conjunto é também um conjunto, logo, o correto seria para o título, como exige o enunciado do problema, a fronteira é um conjunto fechado. Como a matemática, porém, os quadrinhos também são uma linguagem. Existe, portanto, uma justificativa para tal escolha, sendo estas as múltiplas interpretações que o texto irá gerar na associação entre essas linguagens como veremos mais à frente. As personagens indagam se a fronteira de pontos do espaço é um conjunto fechado, enunciando o problema ao leitor e reforçam a necessidade de lembrar o conceito de fronteira como também o de bola aberta. O quadro maior à direita busca ilustrar superficialmente as definições" (p. 38).
Texto extraído de Texto extraído de: Repositório UFC

Trecho HQ Os Novos Pitagóricos de JOSÉ GLEISON LIMA DA SILVA - disponível em Repositório UFC



AS + VISITADAS DA SEMANA

Tirinhas para o ensino de Física: Modelos Atômicos

Tirinhas para o ensino de Física: Leis da dinâmica

Tirinhas para ensino de física: Termometria

Tirinhas para ensino de física: Metodologia científica

Tirinhas para ensino de física: Calorimetria

Práticas Didáticas: Calor e Temperatura

Tirinhas para o ensino de Física: Leis da Termodinâmica

Tirinha de Física: MRU/ MRUV/ MCU