Letícia Jorge: HQ SOBRE NATUREZA DO PENSAMENTO CIENTÍFICO

NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CIENTISTAS, UMA HQ SOBRE ASPECTOS DA NATUREZA DA CIÊNCIA (NDC) E IMAGENS: ENCANTAR-SE COM OS ENTRE-(EN)LACES

A presente postagem versa divulgar a Dissertação de mestrado de Letícia Jorge submetida ao Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina para a obtenção do Grau de Mestre em Educação Científica e Tecnológica, sob a orientação do Prof. Dr. Luiz O. Q. Peduzzi. O presente trabalho contextualiza uma história em quadrinhos (HQ), no âmbito de um módulo de ensino, desenvolvida na perspectiva de explorar dois aspectos da natureza da ciência (ndc) por meio de pinturas. Para subsidiar tais discussões, embasadas no viés epistemológico de Norwood Hanson e de Paul Feyerabend, foram selecionadas as obras Newton (1795) de William Blake, A philosopher giving that lecture on the orrery (1766) e An experiment on a bird in the air pump (1768) de Joseph Wright, as quais apresentam potencial para a abordagem de questões relativas a não neutralidade na observação, bem como na construção do conhecimento, e ao papel do experimento no empreendimento científico. Para a criação da HQ, foram utilizados conceitos e técnicas apresentadas nas obras dos quadrinistas Will Eisner e Scott McCloud. De modo a guiar a organização e a apresentação do conteúdo-tema (enredo) da HQ, empregaram-se princípios básicos da teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. Objetivou-se, a partir de sua inserção em sala de aula, desencadear debates acerca das possibilidades de se pensar a ciência, bem como outros campos do saber, sob novos pontos de vista, além de fornecer subsídios para a ampliação de uma formação docente mais plural e criativa que trabalhe na contracorrente de qualquer divisar redutor, condicionado e esvaziado. Para tanto, elaborou-se um módulo de ensino, que procurou oportunizar as relações entre arte e história e filosofia da ciência (HFC), voltado a alunos de cursos que formam bacharéis e licenciados em física. O módulo comportou uma história em quadrinhos – constituída em duas partes (“As pinceladas anti-newtonianas de William Blake” [parte 1] e “Do encantamento ao horror científico: as pinceladas de Joseph Wright em The orrery e em The air pump” [parte 2]) – e textos a ela relacionados. No segundo semestre de 2017, ele foi implementado de modo definitivo em dois segmentos da disciplina Evolução dos Conceitos da Física do Departamento de Física da Universidade Federal de Santa Catarina. A coleta dos dados ocorreu por meio da transcrição das gravações em áudio e vídeo das aulas observadas, bem como pela produção escrita dos sujeitos da pesquisa. Para a análise, utilizou-se a teoria fundamentada construtivista de Kathy Charmaz. Os resultados mostraram que o módulo de ensino, em princípio, proporcionou aos alunos pensarem em uma prática pedagógica e científica mais diversificada e inventiva.
Texto extraído de: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191261
Trecho da  história em quadrinhos As pinceladas Anti-Newetonianas de William Blake - versão 1 - disponível em: https://www.4shared.com/office/c4wYQaSXea/As_pinceladas_Anti-Newtoniana-.html

Trecho da  história em quadrinhos As pinceladas Anti-Newetonianas de William Blake - versão 2 - disponível em: https://www.4shared.com/office/r4OBgtMyiq/As_pinceladas_Anti-Newtoniana-.html

Trecho da  história em quadrinhos Do encantamento ao Horror Científico - versão 2 - disponível em: https://www.4shared.com/office/AGlnQPIbea/Do_encantamento_ao_horror_cien.html

 

Dissertação               

"Não se faz necessário preparar o jovem para a vida como verdadeiramente ela é?” (FEYERABEND, 1977, p. 71). “O ensino há de basear-se na curiosidade [...]” (ibid., p. 291) para que se possa “[...] descobrir e, talvez, alterar os traços do mundo que nos rodeia” (ibid., p. 71). Efetivamente, uma educação científica condizente com as atuais reflexões histórico-filosóficas pode proporcionar subsídios relevantes para que tanto professores em formação (BRASIL, 2002) quanto seus futuros alunos (BRASIL, 2016) desenvolvam uma cidadania mais humana, consciente e atuante. A história e a filosofia da ciência (HFC), bem como sua relação com a esfera da arte podem contribuir para que isso ocorra; as primeiras, ao favorecerem uma melhor compreensão sobre a natureza da ciência (ndc) e sobre a construção do conhecimento científico. Já a segunda, ao colocar-se como forma de conhecimento da realidade que, ao lado da ciência e de outros olhares, avança na forma de falar e na compreensão, interpretação e transformação do mundo. Conjectura-se que as relações entre essas áreas do saber no ensino são diversas e podem tornar-se uma maneira de buscar novos rumos na educação, precipuamente, no que concerne a criação de estratégias pedagógicas: "[...] que mobilizem pelo prazer, pela emoção e que valorizem a imaginação, a intuição e a criatividade. Que criem mecanismos de conexão dos alunos com o seu próprio desejo, fazendo-os perceber que tanto o trabalho artístico quanto o científico são formas de expressar a criatividade, de inventar novas possibilidades, de ampliar a percepção da realidade e de conceber novas leituras do mundo." Surge, então, a necessidade de inovar as práticas e de desenvolver distintas metodologias para que professores, bem como pesquisadores – que inevitavelmente também atuarão como docentes –, não necessitem perpetuar, em reincidência, frente aos ritmos do cotidiano e às exigências impostas pelo sistema, os mesmos saberes com as mesmas. Na práticas, ao longo de anos, para os mais diversos grupos de sujeitos, cujo aprendizado expressa-se por multifacetárias maneiras. O uso de histórias em quadrinhos, a título de exemplo, pode apresentar-se como uma promissora estratégia educacional, proporcionadora da construção de significados como resultado do acesso e da compreensão de diversas situações, assuntos e áreas do conhecimento. É, pontualmente, nesse sentido que a presente dissertação elabora uma HQ, como parte de um módulo de ensino, e avalia – a partir de sua implementação na disciplina Evolução dos Conceitos da Física (ECF), que faz parte do currículo do curso de física, nas modalidades bacharelado e licenciatura, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – em que medida a mesma proporciona (ou não) discussões e debates sobre as possibilidades de se pensar a ciência, bem como outros campos do saber, sob novas perspectivas e de se refletir sobre o desenvolvimento de uma prática pedagógica e científica mais diversificada. À luz de tais argumentos, indaga-se: Que contribuições educacionais uma história em quadrinhos, frente a um módulo de ensino e a partir de um exercício particular de pensamento e argumentação entre certos aspectos da natureza da ciência (ndc) e algumas pinturas, pode propiciar ao contexto da formação de professores e de bacharéis em física? É na tentativa de responder a tal questionamento que o objetivo geral da investigação se instaura: desenvolver e avaliar uma história em quadrinhos, como pertencente a um módulo de ensino, que explore determinados aspectos da natureza da ciência por meio de pinturas, em vista de desencadear, a partir de sua inserção em sala de aula, discussões e debates acerca das possibilidades de se pensar a ciência, bem como outros campos do saber, sob novas perspectivas. Do objetivo geral, então, desdobraram-se cinco objetivos específicos, a saber:
(i) Promover, em licenciandos e bacharelandos da área da física, uma aproximação entre as esferas da arte e da história e filosofia da ciência (HFC);
(ii) Discutir, sob o viés epistemológico de Norwood Hanson e de Paul Feyerabend, questões histórico-filosóficas por meio de imagens;
(iii) Viabilizar debates entre pinturas e certos aspectos da natureza da ciência (ndc), através do desenvolvimento de um módulo de ensino que comporte uma HQ e textos a ela relacionados;
(iv) Elaborar, com referência nos trabalhos dos quadrinistas Will Eisner e Scott McCloud, uma HQ que verse sobre a não neutralidade da observação, bem como na produção do conhecimento, e o papel do experimento no empreendimento científico, mediante a subsequente análise de uma pintura de William Blake e duas de Joseph Wright;
(v) Aplicar o módulo, que comporta a HQ, em uma situação de ensino que valorize discussões epistemológicas acerca da história da física, como a disciplina Evolução dos Conceitos da Física da Universidade Federal de Santa Catarina, e avaliá-lo quanto ao seu potencial educacional.
A dissertação está estruturada na forma de artigos (Papers). Conquanto não seja corrente o seu uso, é possível encontrar trabalhos desenvolvidos sob este formato em Programas de Pós-Graduação no Brasil, tais como; o PPG em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina; o PPG em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; o PPG em Ensino, Filosofia e Hitsória das Ciências, da Universidade Federal da Bahia , dentre outros. Morris e Tipples mencionam que escrever uma tese ou uma dissertação em formato de artigos é uma excelente experiência de aprendizagem por si só. “[...] A produção de artigos contempla interação entre os participantes envolvidos e os pares que, de certa forma, analisam o trabalho”. Em síntese, é notória a série de vantagens – tanto para o escritor como para o leitor – intrínsecas à estruturação de uma tese ou de uma dissertação em forma de artigos. Do mesmo modo, há uma gama de desvantagens para aqueles que fazem uso de seu formato. Como exemplo, cita-se que um maior tempo é destinado à parte dissertativa, sendo que o aluno deve aprender a adaptar seu estilo de escrita se quiser realizar publicações em periódicos e revistas da área, uma vez que cada meio de divulgação possui templates, condições e especificações distintas. Outra desvantagem, desta vez para o leitor, é o potencial de repetição. Em contrapartida, algumas informações, por se fazerem indispensáveis, resultam repetidas para que cada artigo tenha consistência teórica e, concomitantemente, independência, para fins de publicação. Diante do exposto, ressalta-se, ainda, que se buscou minimizar o efeito repetitivo sobre a escrita dissertativa. As considerações finais, ademais, se não resolvem, contornam tal limitação, proporcionando uma visão geral da investigação e minimizando a decorrente “fragmentação” A dissertação é composta por seis artigos. No primeiro artigo – Rabiscando aspectos da ndc através de imagens relativas à história da ciência – ilustram-se dois aspectos da natureza da ciência por meio de dois breves e seletivos episódios históricos da ciência retratados em imagens, com intuito de ressaltar que, tanto questões teóricas quanto técnicas exercem influência no modo de produção do conhecimento. Em um primeiro momento, enfatiza-se a não neutralidade da observação ao se evidenciar a influência que teorias e técnicas artísticas exerceram sob a maneira como Thomas Harriot, Galileo Galilei e Lodovico Cardi representaram a superfície lunar. Posteriormente, discute-se a ideia de que a experimentação é impregnada de pressupostos e convicções teóricas, ao se mencionar as diversas áreas pelas quais Otto von Guericke perpassou e que influenciaram no modo como ilustrou e desenvolveu o experimento dos “Hemisférios de Magdeburgo”. No segundo artigo – A concepção observativa-interpretativa de Norwood Hanson, o relativismo de Paul Feyerabend e as imagens: projeções para a formação docente e científica – explora-se o potencial de imagens a partir de uma abordagem epistemológica, centrada em Norwood Hanson (1958, 1979) e em Paul Feyerabend (1977, 2010), com o objetivo de proporcionar um meio pelo qual professores e bacharéis de física em formação possam (re)pensar sobre os múltiplos processos que se fazem presentes em suas práticas; sejam elas pedagógicas ou científicas. Com este tipo de reflexão busca-se mostrar, nesse caso em específico, que é possível e viável se valer de outras abordagens didático-pedagógicas, bem como científicas, para se desenvolver um pensamento mais flexível e inventivo. No terceiro artigo – Do casamento entre arte e ciência aos enlaces da palavra e imagem nas histórias em quadrinhos – busca-se fornecer discussões, embasadas nos trabalhos dos quadrinhistas Will Eisner (2001a-b, 2005) e Scott McCloud (1995, 2006, 2008), acerca do processo de elaboração de HQs a futuros professores e pesquisadores da área da física, com o intuito de que possam se conscientizar acerca dos elementos constitutivos desse recurso para a construção de materiais pedagógicos voltados às questões contemporâneas e educacionais. No quarto artigo – Desbravando os sete mares! Ops, ... Desbravando três pinturas através de uma história em quadrinhos: possíveis relações entre arte e história e filosofia da ciência – desenvolve-se um módulo de ensino1, com intuito de discutir os aspectos da ndc correspondentes a não neutralidade na observação, bem como na construção do conhecimento, e ao papel dos experimentos no empreendimento científico, à luz de Hanson, através das telas Newton (1795) de William Blake, e A philosopher giving that lecture on the orrery (1766) e An experiment on a bird in the air pump (1768) de Joseph Wright, as quais apresentam potencial para discussões histórico-filosóficas. A HQ, voltada ao estudante de física em formação, foi estruturada a partir dos princípios básicos da teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel (1963, 1968) e dos conceitos para a arte sequencial de Will Eisner (2001a-b, 2005) e Scott McCloud (1995, 2006, 2008). Nos enredos relacionados à HQ debatem-se acerca das possíveis mensagens sobre ciência, dentre muitas, que as pinturas intentam comunicar ao contemplador. No quinto artigo – Agora é a vez “deles”! A fala de alunos de um curso de física acerca das relações entre arte e HFC por meio de uma história em quadrinhos – avalia-se, preliminarmente, em que medida o módulo de ensino, a partir de sua implementação na disciplina Evolução dos Conceitos da Física (ECF), que faz parte do currículo do curso de Física, nas modalidades bacharelado e licenciatura, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), proporciona ou não discussões e debates sobre as possibilidades de se pensar a ciência, bem como outros campos do saber, sob novas perspectivas e de se refletir sobre o desenvolvimento de uma prática pedagógica e científica mais diversificada. Neste capítulo ainda são descritos a natureza metodológica da pesquisa e os instrumentos de coleta e análise de dados. Da interpretação dos dados verifica-se que o módulo proporciona aos alunos, em parte, pensarem em uma prática pedagógica e científica mais diversificada e inventiva. Contudo, o módulo de ensino, inspirado em Raicik (2015), comporta uma HQ (“As pinceladas anti-newtonianas de William Blake” [parte 1] e “Do encantamento ao horror científico: as pinceladas de Joseph Wright em The orrery e em The air pump” [parte 2]) e textos a ela relacionados (“As pinceladas anti-newtonianas de William Blake” [texto 1] e “Do encantamento ao horror científico: as pinceladas de Joseph Wright em The orrery e em The air pump” [texto 2]); também, observa-se a necessidade de melhorias e aprimoramentos tanto nos componentes constitutivos do módulo quanto em seus procedimentos metodológicos. No sexto artigo – Uma HQ e seus textos correlatos sobre arte e HFC: o que dizem os alunos de um curso de física acerca dessas intersecções? – (re)estrutura-se o módulo de ensino mencionado no quinto artigo, mantendo a sua estrutura básica, o qual é constituído por uma HQ e por textos a ela relacionados, com intuito de discutir dois aspectos da natureza da ciência (ndc) através de pinturas. A partir da (re)implementação do módulo no âmbito da disciplina ECF, tendo como público alvo estudantes de um curso de física, objetiva-se analisar, com base na teoria fundamentada construtivista (TFC) de Kathy Charmaz (2006, 2008), se módulo fornece subsídios para que os alunos (re)pensem a prática pedagógica e científica de modo mais crítico e diversificado ao utilizar como subsídio as relações entre arte e HFC. À vista da diversidade de saberes que engloba esta dissertação – fato que, também, possibilita a sua configuração com capítulos na forma de papers –, e do problema de pesquisa proposto, tece-se nas considerações finais algumas perspectivas acerca de como e em que medida o trabalho pode fornecer subsídios aos professores e pesquisadores de física em formação para que possam vir a desenvolver uma visão e uma postura mais plural e inventiva em sua práxis, na expectativa de que as levem aos seus futuros alunos ou para a vida. Neste espaço, ainda, discorrem-se sobre os limites revelados e as possibilidades vislumbradas desta dissertação no panorama geral da educação científica. Também se descreve a relevância que pesquisas de natureza empírica acerca da história e filosofia da ciência junto ao campo da arte, como o desenvolvido no presente estudo, possuem na formação dos sujeitos da pesquisa.
Texto extraído de: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191261


 
 




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