O PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA NA LINGUAGEM DA HISTÓRIA EM QUADRINHOS EM PROL DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
Aqui, temos como proposta divulgar o trabalho de Sandra Regina do Amaral; Fabiana da Silva Kauark; Janice Queiroz Pinho Gonçalves intitulado O PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA NA LINGUAGEM DA HISTÓRIA EM QUADRINHOS EM PROL DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA e publicado nos Anais CIET: Horizonte, São Carlos;
Segundo as autoras "O estudo tomou como problemática o fato de o antigo modelo tradicional não ser mais
suficiente para atender as demandas da atual sociedade do conhecimento, tornando-se
premente a necessidade de reconfigurar a forma de pensar e fazer educação, em lugar da
memorização e domesticação, o desenvolvimento de um pensamento crítico e criativo,
possibilitando a construção de um conhecimento útil, que contribua para a melhoria da
qualidade de vida, vindo assim ao encontro dos princípios da etnomatemática e da
alfabetização científica. Neste cenário, firmou-se como objetivo: Analisar o uso da
linguagem da HQ no processo de ensino, em consonância com o programa
etnomatemática, em prol da alfabetização científica. Estabeleceu-se uma abordagem
qualitativa dos dados e, como sujeitos participantes, alunos do curso de licenciatura em
matemática, do IFMG, campus São João Evangelista. Institui-se assim, com vista a
consolidar uma prática educativa que transcendesse a fragmentação, uma proposta de
conciliação entre ciência, arte e tecnologia, que nos permitiu, se apropriar da linguagem
das histórias em quadrinhos em prol da reeducação da imaginação, produção do
conhecimento científico e fomento à capacidade de inovação. Os resultados indicam que
este é um dos caminhos para se estabelecer um diálogo com o programa etnomatemática
em prol da alfabetização científica"
Texto extraído de: Repositório CIET
Tiras produzidas no âmbito do estudo
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Tira produzida no âmbito do estudo pelos participantes - extraído de Repositório CIET |
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Tiras produzidas no âmbito do estudo pelos participantes - extraído de Repositório CIET |
Conclusão das autoras
"No que tange a produção de HQ’s, trabalhadas com licenciandos em matemática, podemos considerar que tanto a abordagem Etnomatemática de conceitos matemáticos, quanto o uso das histórias em quadrinhos, podem ser mais amplamente explorados em salas de aulas. Apesar de uma linguagem mais descontraída e interessante, que facilita o conhecimento a respeito do Programa Etnomatemática, quando se fala em produção há um certo grau de desafio, tanto no uso dos recursos tecnológicos para expressar as ideias por meio da HQ, quanto do estabelecimento de uma relação respeitosa entre os saberes da vida cotidiana, em seus diferentes contextos, e os conhecimentos científicos, tornando-se assim uma atividade problematizadora, o que torna mais positivo o trabalho realizado. Espera-se com este relato de trabalho, contribuir para o estudo e promoção da AC, ao popularizar o conhecimento e tornar mais explicita a necessidade de relacionar a matemática com o cotidiano, sendo este um dos pilares do Programa Etnomatemática. Cabe evidenciar que o conhecimento pode ser socializado por meio de diferentes linguagens, o que impacta positivamente na práxis dos professores que ensinam matemática, levando-os às construções de novas formas de ver e fazer educação, explorar as qualidades comunicativas das histórias em quadrinhos, é uma delas. Propõe-se então, ao considerar a importância e relevância do uso da linguagem da HQ no processo de ensino em consonância com o programa Etnomatemática, em prol da AC, que 10 a utilização de ferramentas e metodologias estejam engajadas com a promoção de saberes que considerem o ambiente e vivencia do aluno, caracterizando assim a matemática como um conhecimento vivo, útil e necessário, que fornece saberes que auxiliam na tomada de decisões em prol da melhoria na qualidade de vida, tanto do professor quanto do aluno, através de um diálogo que os aproxime e os faça perceber que o aprendizado pode ser prazeroso, desde que tenha um significado para a prática cotidiana."
Texto extraído de: Repositório CIET
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