Gêneros e Funções das Histórias em Quadrinhos nos Livros Didáticos de Física – Das Décadas de 1980 a 2010
Aqui, temos a intenção de destacar o trabalho de Edimara Fernandes Vieira & Yassuko Hosoume que foi apresentado e publicado ao X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – X ENPEC intitulado Gêneros e Funções das Histórias em Quadrinhos nos Livros Didáticos de Física – Das Décadas de1980 a 2010.
Segundo Edimara Fernandes Vieira & Yassuko Hosoume "este trabalho teve como perspectiva identificar o papel atribuído às histórias em quadrinhos (HQs) presentes nos livros didáticos de física publicados a partir de 1980, década em que começam a ser utilizados didaticamente. Para estabelecer a dimensão da pesquisa foram selecionadas duas coleções didáticas publicadas continuamente nesse período e analisadas a partir da identificação dos principais gêneros incorporados e a função didática atribuída a estes. Como resultado foi possível explicitar que as HQs exploradas pelos autores dos livros selecionados durante os 30 anos de suas publicações concentram-se nos gêneros de tirinhas, quadrinhos de ilustração, cartoons e charges. Também foi identificado que estes gêneros foram articulados nos manuais didáticos dentro de contextos que puderam ser categorizados como explicativos, motivadores, instigadores e ilustrativos, entretanto a função ilustrativa foi a mais recorrente, evidenciando que tanto autores, ilustradores e editoras de livros didáticos alimentam uma visão a respeito do papel das HQs no ensino de física centrada na ilustração dos conceitos, fenômenos ou eventos científicos."
Tirinhas e charges catalogadas pela autora para o estudo
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Tirinhas extraídas de Ramalho, Santos, Ferraro & Soares 2007 |
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Tirinhas extraídas de Ramalho, Santos, Ferraro & Soares 2007 |
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Tirinhas extraídas de Ramalho, Santos, Ferraro & Soares 2007 |
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Tirinhas extraídas de Ramalho, Santos, Ferraro & Soares 2007 |
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Tirinhas extraídas de Ramalho, Santos, Ferraro & Soares 2007 |
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Tirinhas extraídas de Máximo & Alvarenga 2005 |
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Tirinhas extraídas de Máximo & Alvarenga 2005 |
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Tirinhas extraídas de Máximo & Alvarenga 2005 |
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Tirinhas extraídas de Máximo & Alvarenga 2005 |
Conclusão das autoras"Alguns apontamentos merecem destaque, dentre os principais, está a relativa diferença apresentada na exploração das histórias em quadrinhos pelos autores das coleções selecionadas, pois a coleção Os Fundamentos da Física se apropriou das histórias em quadrinhos, ao longo de suas publicações, dentro de uma perspectiva majoritariamente ilustrativa, conforme havia sido previamente apontada por Vergueiro (2006) e por Testoni (2010). Enquanto que a coleção Curso de Física, em suas primeiras edições, traz de forma bastante expressiva as funções motivadoras e instigadoras, de tal forma que ao longo de suas publicações, esta se torna uma característica marcante da coleção, no que diz respeito às HQs, mesmo apresentando um espaço significativo para a função ilustrativa. Pôde ser evidenciado que as proposições de Londero (2014), são nitidamente verificadas na coleção os Fundamentos da Física, pois desde a articulação inicial de histórias em quadrinhos, evidencia-se a predominância de HQs veiculadas em mídias populares. O que por sua vez não Processos e materiais educativos na Educação em Ciências 7X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – X ENPEC Águas de Lindóia, SP – 24 a 27 de Novembro de 2015 pode ser atribuído à Coleção Curso de Física, visto que esta concentra-se exclusivamente na disseminação de HQs autorais. Essa diferenciação entre coleções contemporâneas entre si, pode ser atribuída a característica do livro didático de objeto cultural, pelo qual os autores reivindicam seu papel de agentes educacionais (Choppin, 2004). Evidenciando que as diferentes abordagens explicitadas nas coleções analisadas expressam as concepções ideológicas e culturais de cada autor (Wuo, 2013). Ao longo deste trabalho foi observada a predominância da atribuição da função ilustrativa às histórias em quadrinhos nos livros didáticos de física, esta predominância pode ser atribuída à não familiaridade de autores, ilustradores e editoras de manuais didáticos com as HQs e suas demandas educacionais mais atuais. Demandas estas que exigem destes agentes perspectivas educacionais mais amplas e bem planejada, visto que as HQs se constituem como um elemento cultural complexo, que como aponta Eisner (1989) se caracteriza a partir de uma linguagem sofisticada que interage diretamente com o leitor. Contudo quando observamos que coleções tão bem estabelecidas, como as selecionadas, matizam o padrão da ilustração, seja em maior ou menor grau, em detrimento a outras possibilidades, vislumbramos o que se faz presente nas demais coleções didáticas que circulam no Brasil atualmente. Que por sua vez apontam para a necessidade de uma aproximação entre os autores, ilustradores e editoras de livros didáticos e as pesquisas mais atuais sobre esta temática, a fim de superar modelos disfuncionais que se perpetuam nestes manuais, como a interpretação das HQs como elemento com potencial exclusivamente exemplificador ou de catarse e abrir margens para novos modelos que aproximem alunos e professores dos conhecimentos divulgados nestes livros em formatos mais dinâmicos e verdadeiramente contextualizados."
Artigo