Letícia Carvalho: Histórias em Quadrinhos de ciências na formação continuada

Quadrinhos nas aulas de ciências: narrando uma história de formação continuada


Aqui, a intencionalidade é dar destaque para a dissertação de mestrado de LETÍCIA DOS SANTOS CARVALHO, intitulada Quadrinhos nas aulas de ciências: narrando uma história de formação continuada apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, orientada por André Ferrer Pinto Martins.

Segundo LETÍCIA DOS SANTOS CARVALHO, "Situado na interseção entre o Ensino de Ciências, a Formação Docente e a utilização didática das Histórias em Quadrinhos (HQ), o texto tem como finalidade discutir a problemática que assim se configura: Qual a contribuição da incorporação dos quadrinhos na formação continuada dos professores de Ciências Naturais dos anos iniciais do Ensino Fundamental? Podem ser as histórias em quadrinhos viabilizadoras do ensino de Ciências? Como contribuir para uma formação reflexiva de professores dos anos iniciais? Visando responder estas questões, realizou-seuma pesquisa-ação colaborativa em uma escola localizada na cidade do Natal/RN, com três professoras que lecionam Ciências Naturais nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O estudo envolveu a realização de 13 encontros de formação continuada em serviço, sob o enfoque reflexivo sobre a prática, com a finalidade de se discutir a respeito de tópicos subjacentes ao ensino de Ciências e à utilização dos quadrinhos como estratégia metodológica. Todos os encontros foram gravados em áudio e transcritos. As professoras, por último, registraram os encontros através da escrita de um portfolio. As docentes fizeram uso de 10 sessões de leitura com histórias em quadrinhos nas aulas de Ciências, que foram videogravadas e assistidas posteriormente pelas educadoras, em sessões de autoscopia, seguida de entrevista individual. Dos dados coletados, emergiram diversos aspectos que podem ser agrupados em 3 categorias: o difícil conceito de Ciência, o trabalho docente e os obstáculos e possibilidades da utilização dos quadrinhos como estratégia de ensino. Neste sentido, são tecidas apreciações tendo como eixo fundante, o olhar reflexivo e dialógico para as práticas exercidas em sala de aula. Nas análises dos dados, percebe-se as dificuldades conceituais, metodológicas e epistemológicas das professoras para o ensino de Ciências, como também as limitações das histórias em quadrinhos para o ensino. A aprendizagem mais relevante apontada pelas professoras está relacionada com a importância do trabalho coletivo para se atenuar as necessidades formativas da docência. Para finalizar, sinaliza-se que a HQ tem grande potencial para ser utilizada nas aulas de Ciências, desde que o professor realize um planejamento cuidadoso para tal, como também que os encontros de formação continuada promovem momentos de reflexão sobre a prática docente que são capazes de suscitar novas posturas diante das dificuldades que se delineiam."

Texto extraído de: repositorio ufrn

Trechos de histórias em quadrinhos selecionados pela pesquisadora

Trecho extraído de: repositorio ufrn

Trecho extraído de: repositorio ufrn

Trecho extraído de: repositorio ufrn

Trecho extraído de: repositorio ufrn

Histórias em quadrinhos selecionados pela pesquisadora - extraídas de: repositorio ufrn


Conclusões da autora:

"Pensando nessas questões referentes ao ensino de Ciências, e visando complementar nosso estudo inicial e enriquecer a discussão sobre essa temática, estamos desenvolvendo uma pesquisa de caráter experimental, inicialmente intitulada: O uso de histórias em quadrinhos na formação continuada de professores de ciências naturais dos anos iniciais do ensino fundamental: contribuições e desafios, que insere sua temática na formação continuada dos professores que se encontram no campo de trabalho, visto que, pelo caráter polivalente do magistério, tais educadores, em sala de aula, ministram todas as disciplinas propostas na estrutura curricular, das quais uma delas é a de Ciências Naturais. Apoiados nos estudos da formação do professor enquanto profissional, do potencial formativo das HQs e da percepção de conteúdos científicos presentes nessa literatura gráfico-visual, tal pesquisa desenvolve estudos sobre a utilização desse mecanismo de aprendizagem na formação continuada em serviço de professores de uma escola da cidade do Natal, e de sua aplicabilidade para o ensino das Ciências Naturais no trabalho pedagógico com crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Em nosso campo de investigação, tencionamos colaborar com os planejamentos da equipe docente, com a incorporação dos quadrinhos em práticas cotidianas, para que possamos, coletivamente, discutir se houve um avanço conceitual dos conhecimentos científicos por parte de todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Como resultado da investigação, desejamos viabilizar, em conjunto com os educadores, novas propostas educacionais para o ensino das Ciências Naturais, mais lúdico e contextualizado, e significativo, não esgotando as muitas facetas e desdobramentos que se efetivam nesse tipo de pesquisa. Consideramos que, dessa forma, estaremos ampliando a discussão sobre o tema em questão, não apontando apenas os obstáculos, mas também as possibilidades de um ensino de ciências com histórias em quadrinhos, dando vez e voz às crianças. Afinal, se não fosse para uma aprendizagem mais efetiva desse público em especial, tais questões não teriam sentido. E é com elas e por elas que, quanto mais discutimos tais questões, mais aprendemos, e assim, contribuímos para a geração de espaços coletivos de produção de conhecimentos pedagógicos. Para que possamos, realmente, atender às demandas da sociedade em que estamos inseridos, em um universo cada vez mais globalizado, se faz necessário refletir em muitas questões e esse é um dos nossos muitos desafios enquanto educadores: desenvolver um olhar mais acurado e epistemológico para os materiais que podem favorecer um aprendizado mais rico, amplo e prazeroso − como as HQs −, pois a escola é um espaço não só da produção de conhecimentos, mas, também, de alegria."

Texto extraído de: periódicos ufrn

Dissertação:


Artigos: 


As + visitadas da semana

Tirinhas para ensino de física: Termometria

Tirinhas para o ensino de Física: Modelos Atômicos

Tirinhas para ensino de física: Eletrostática

Tirinhas para ensino de física: Astronomia

Tirinhas para ensino de física: Gravitação Universal

Tirinhas para ensino de física: Energias Mecânicas

Tirinhas para ensino de física: Metodologia científica

Tirinhas para ensino de física: Magnetismo

Práticas Didáticas: Calor e Temperatura

Tirinhas para ensino de física: Ondas eletromagnéticas