FÁBIO FERNANDES: UTILIZANDO WATCHMEN PARA O ENSINO DE FÍSICA

FÁBIO CLAVISSO FERNANDES - AS ENGRENAGENS DE MANHATTAN: UTILIZANDO WATCHMEN PARA O ENSINO DE FÍSICA COM ENFOQUE CTS

Aqui, o propósito é apresentar o DISSERTAÇÃO de FÁBIO CLAVISSO FERNANDES apresentada  ao programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia. Sob orientação do Prof. Dr. Awdry Feisser Miquelin e Co-orientação do Prof. Dr. Marcos Cesar Danhoni Neves, intitulada AS ENGRENAGENS DE MANHATTAN: UTILIZANDO WATCHMEN PARA O ENSINO DE FÍSICA COM ENFOQUE CTS.

FÁBIO CLAVISSO FERNANDES "utiliza as histórias em quadrinhos das séries “Watchmen” e “Before Watchmen – Dr. Manhattan” como base para ensinar física com enfoque CTS, levando em consideração a interdisciplinaridade da linguagem da arte sequencial. As revistas selecionadas inter-relacionam conteúdos referentes a física, história, sociologia, filosofia e arte em uma narrativa que gira em torno da física atômica, fazendo assim com que possam ser utilizadas como ferramenta para fazer um primeiro contato entre alunos e conteúdo e assim aumentar o engajamento. Esta pesquisa objetiva buscar informações para a elaboração de um material didático na forma de histórias em quadrinhos para o ensino de física, para isso utiliza-se de textos de diversos autores como Kakalios e Will Eisner, além de questionários e da matriz dialógica problematizadora."

Texto extraído de: repositorio.utfpr

Trecho de Before Watchmen (Dr. Manhattan)


Capa e trecho de Before Watchmen (Dr. Manhattan) - disponível em Acervo Drive

Conclusões do autor

"Durante o percurso da produção desta dissertação ficou evidente que as histórias em quadrinhos podem sim ser utilizadas como material didático de forma eficiente e atrativa aos estudantes, ainda assim é possível que haja resistência por parte dos alunos com os quais o material é aplicado, como foi perceptível pelo questionário.  Apesar da possível resistência o uso de histórias em quadrinhos como materiais didáticos deveria ser incentivado pela possibilidade de elucidar um ponto que poderia ser complexo ou abstrato se trabalhado de outras formas; como defendido por Scott McCloud(1993) o quadrinho é uma colaboração entre o autor e o leitor onde muitas vezes o leitor precisa preencher as lacunas ou seguir um certo ritmo para captar a mensagem presente na obra, isto poderia facilmente ser visto como uma falha neste meio mas torna a interação entre autor e público mais democrática e imersiva.  Ao longo desta pesquisa as revistas Watchmen e Before Watchmen – Dr. Manhattan foram analisadas como possível material de apoio para o ensino de física com enfoque CTS, ao longo da análise das revistas e da intervenção com os acadêmicos ficou perceptível o potencial das obras de Alan Moore e J. Michael Straczynski para o ensino voltado para alunos que já possuam maturidade para lidar com a linguagem e os temas presentes na revista, contanto que haja uma intervenção por parte do professor focada principalmente em elucidar detalhes dos temas trabalhados partindo do pressuposto de que nem todos os alunos envolvidos possuem a leitura visual bem desenvolvida ou o conhecimento prévio necessário à compreensão dos temas presentes nas revistas, no fim das contas a revista em quadrinho age como um ótimo complemento ao conteúdo, abrangendo aos alunos que possuem dificuldade em aprender da maneira convencional.  Com o auxílio das respostas providas pelos acadêmicos que toparam responder os comentários e participar das aulas foi possível responder a maioria das questões propostas na elaboração da matriz dialógica, tanto questionários quanto matriz, em conjunto com as revistas serviram como base para a elaboração do produto referente a esta dissertação: um material paradidático ilustrado na forma de histórias em quadrinhos que utiliza trechos das revistas estudadas para o ensino de 103 física com enfoque CTS, o material possui desenhos de autoria do pesquisador e recortes de artigos, notícias e das histórias em quadrinhos em questão, com o intuito de ampliar o público atingido e fazer com que o material seja de fácil compreensão tanto para quem conhece Watchmen e sua história derivativa e para quem não conhece nenhuma das histórias em questão, partindo dos comentários dos questionários que destacavam a necessidade de haver uma contextualização mais detalhada e cuidadosa para os alunos não afeiçoados às mídias escolhidas. Portanto ao longo desta dissertação foi possível responder à pesquisa proposta no início desta produção: Como a série de revistas Watchmen e a série Before Watchmen – Dr. Manhattan podem ser utilizadas no ensino de física com enfoque CTS?  A resposta da forma mais direta o possível é: Com trechos selecionados previamente que possam levantar informações ou discussões relacionadas ao conteúdo a ser trabalhado em conjunto com menções a casos reais, citação de autores da área e contextualização e simplificação dos temas de forma à democratizar o acesso à informação exposta. Esta pesquisa tenta fazer isso a partir do produto que foi elaborado ao longo desta dissertação, seguindo o objetivo geral: "criar material que possibilite utilizar fragmentos de Watchmen e Before Watchmen – Dr. Manhattan para auxiliar no ensino de física com enfoque CTS.". O produto gerado é uma história em quadrinhos de 9 páginas que busca falar para um público geral sobre os riscos e os benefícios de tecnologias que utilizam elementos radioativos ou radiações em geral, o produto possui o título "Entendendo a radioatividade - com a ajuda de Watchmen" e mistura um estilo ilustrativo simples e cartunizado combinado com recortes de Watchmen e Before Watchmen, fazendo com que o trabalho elaborado ao longo desta dissertação tenha dado frutos com esta pequena história em quadrinhos, fazendo com que todo o trabalho tenha valido a pena."

Texto extraído de: repositorio.utfpr

Dissertação



Comentários

As + visitadas da semana

Tirinhas para o ensino de Física: Leis da dinâmica

Tirinhas para ensino de física: Energias Mecânicas

Tirinhas para ensino de física: Termometria

Tirinhas para ensino de física: Astronomia

Tirinhas para ensino de física: Ondas eletromagnéticas

Tirinhas para ensino de física: Unidades de Medidas

Práticas Didáticas: Calor e Temperatura

Tirinhas para ensino de física: Calorimetria

Tirinhas para ensino de física: Magnetismo

Coleção Mortos de Fama