Caroline Lacerda: TOONDOO - O USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA

TOONDOO: O USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Aqui, a intencionalidade é apresentar a monografia de Caroline Côrtes Lacerda intitulada TOONDOO: O USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, apresentado ao Curso de Especialização Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação (EAD), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), como requisito parcial para obtenção do grau de Especialista em Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação. Sob a orientação de Prof.a Dra. Eunice Maria Mussoi,  em Informática na Educação (UFSM).

De acordo com Caroline Côrtes Lacerda  & Eunice Maria Mussoi "este artigo analisa um trabalho desenvolvido como parte de um curso de formação continuada de professores, implementado na escola municipal Pão dos Pobres em Santa Maria-RS. Teve como objetivos contribuir na formação continuada de professores com o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs); apresentar o editor de histórias em quadrinhos (HQ) Toondoo, para os professores utilizarem como recurso pedagógico; mostrar o uso de HQ como estratégia de ensino e aprendizagem; e incentivar o uso de TICs no processo de ensinar e aprender. A atividade consistiu em um fórum no Moodle que requeria a elaboração de HQ por meio do editor de HQ on-line. A análise dos dados foi realizada a partir das HQ elaboradas e dos discursos produzidos pelos professores sobre a utilização do Toondoo em suas áreas de atuação. Além disso, esteve ancorada nos pressupostos da metodologia de Lefèvre e Lefèvre (2003), sobre o Discurso do Sujeito Coletivo. Verificou-se que não houve dificuldades com o Toondoo, pois os professores conseguiram compreender as ferramentas e utilizá-las para criar as HQ. Mostraram-se encantados com o software e com a proposta de usar HQ nas suas diferentes áreas de atuação. O trabalho incentivou esse grupo de educadores a utilizarem as TICs em seu cotidiano, pois, além de produzirem as HQ com o editor on-line, puderam interagir no fórum de discussões, postando seu desenho e realizando comentários e diálogos sobre o tema. Entretanto, observou-se como limitação que poderia ter sido abordado o assunto de como elaborar uma HQ, visto que no uso das TICs não basta apresentar uma tecnologia, é preciso instrumentalizar os professores para utilizá-las."

Texto extraído de: repositorio ufsm

Tiras produzidas no âmbito da pesquisa

Tira extraída de: repositorio ufsm

Tira extraída de: repositorio ufsm

Tira extraída de: repositorio ufsm

Tira extraída de: repositorio ufsm

Tira extraída de: repositorio ufsm

Conclusão da autora

"Verificou-se, com relação aos professores que realizaram a atividade, que não houve dificuldades na utilização do editor on-line, pois conseguiram compreender as ferramentas e utilizá-las para criar as HQ. Utilizaram diversos recursos como mudanças de cenários, inserção de gestualidade nos personagens, bem como expressões faciais. Entretanto, não se percebeu o uso de onomatopeias para expressar sons; além disso, os balões foram escritos com letras minúsculas, o que dificulta a leitura em HQ, e alguns foram usados de forma equivocada, como o de pensamento que foi usado para expressar uma fala. Essas questões demonstram que, além de ter sido abordada a utilização do Toondoo, deveriam ter sido explorados os procedimentos de elaboração de histórias em quadrinhos, pois havia professores de diversas áreas e, para alguns, essa atividade tinha sido o primeiro contato com essa ferramenta tecnológica e com as HQ. Com relação aos professores que realizaram a atividade, detectou-se que não houve dificuldades na utilização do editor on-line, pois conseguiram compreender as ferramentas e utilizá-las para criar as HQ. Este trabalho contribuiu para a formação continuada de professores com o uso das TICs, pois, por meio da atividade desenvolvida, se apresentou o objeto de aprendizagem Toondoo aos educadores. Pelo discurso, se percebeu que essa ferramenta teve uma ótima aceitação, visto que os professores se mostraram encantados, relatando que passaram a utilizá-la em sua prática pedagógica. Ademais, gostaram da proposta de usar histórias em quadrinhos nas suas diferentes áreas de atuação, porque perceberam que podem trabalhar diversos temas com esse recurso e relacionar com sua disciplina. Portanto, os procedimentos adotados nessa atividade podem ter ajudado a incentivar esse grupo de educadores a utilizarem as TICs em seu cotidiano, uma vez que, além de produzirem as HQ com o editor on-line, puderam interagir no fórum de discussões, postando seu desenho e realizando comentários e diálogos sobre o tema."
Texto extraído de: repositorio ufsm

Monografia

As + visitadas da semana

Tirinhas para ensino de física: Eletrostática

Tirinhas para ensino de física: Termometria

PROJETO QUÍMICA EM QUADRINHOS - UNEB: MUNDO DOS ÁTOMOS

Tirinhas para o ensino de Física: Modelos Atômicos

Tirinhas para ensino de física: Astronomia

Tirinhas para ensino de física: Gravitação Universal

Práticas Didáticas: Calor e Temperatura

Tirinhas para ensino de física: Metodologia científica

Tirinhas para ensino de física: Energias Mecânicas

Tirinhas para o ensino de Física: Leis da dinâmica