TOONDOO: O USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
Aqui, a intencionalidade é apresentar a monografia de Caroline Côrtes Lacerda intitulada TOONDOO: O USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO OBJETO DE
APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, apresentado ao
Curso de Especialização Tecnologias da
Informação e Comunicação Aplicadas à
Educação (EAD), da Universidade Federal de
Santa Maria (UFSM), como requisito parcial
para obtenção do grau de Especialista em
Tecnologias da Informação e Comunicação
Aplicadas à Educação. Sob a orientação de Prof.a Dra. Eunice Maria Mussoi, em Informática na Educação (UFSM).
De acordo com Caroline Côrtes Lacerda & Eunice Maria Mussoi "este artigo analisa um trabalho desenvolvido como parte de um curso de formação continuada de professores,
implementado na escola municipal Pão dos Pobres em Santa Maria-RS. Teve como objetivos contribuir na
formação continuada de professores com o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs);
apresentar o editor de histórias em quadrinhos (HQ) Toondoo, para os professores utilizarem como recurso
pedagógico; mostrar o uso de HQ como estratégia de ensino e aprendizagem; e incentivar o uso de TICs no
processo de ensinar e aprender. A atividade consistiu em um fórum no Moodle que requeria a elaboração de HQ
por meio do editor de HQ on-line. A análise dos dados foi realizada a partir das HQ elaboradas e dos discursos
produzidos pelos professores sobre a utilização do Toondoo em suas áreas de atuação. Além disso, esteve
ancorada nos pressupostos da metodologia de Lefèvre e Lefèvre (2003), sobre o Discurso do Sujeito Coletivo.
Verificou-se que não houve dificuldades com o Toondoo, pois os professores conseguiram compreender as
ferramentas e utilizá-las para criar as HQ. Mostraram-se encantados com o software e com a proposta de usar
HQ nas suas diferentes áreas de atuação. O trabalho incentivou esse grupo de educadores a utilizarem as TICs
em seu cotidiano, pois, além de produzirem as HQ com o editor on-line, puderam interagir no fórum de
discussões, postando seu desenho e realizando comentários e diálogos sobre o tema. Entretanto, observou-se
como limitação que poderia ter sido abordado o assunto de como elaborar uma HQ, visto que no uso das TICs
não basta apresentar uma tecnologia, é preciso instrumentalizar os professores para utilizá-las."
Texto extraído de: repositorio ufsm
Tiras produzidas no âmbito da pesquisa
![]() |
Tira extraída de: repositorio ufsm |
![]() |
Tira extraída de: repositorio ufsm |
![]() |
Tira extraída de: repositorio ufsm |
![]() |
Tira extraída de: repositorio ufsm |
![]() |
Tira extraída de: repositorio ufsm |
Conclusão da autora
"Verificou-se, com relação aos professores que realizaram a atividade, que não houve
dificuldades na utilização do editor on-line, pois conseguiram compreender as ferramentas e
utilizá-las para criar as HQ. Utilizaram diversos recursos como mudanças de cenários,
inserção de gestualidade nos personagens, bem como expressões faciais. Entretanto, não se
percebeu o uso de onomatopeias para expressar sons; além disso, os balões foram escritos
com letras minúsculas, o que dificulta a leitura em HQ, e alguns foram usados de forma
equivocada, como o de pensamento que foi usado para expressar uma fala. Essas questões
demonstram que, além de ter sido abordada a utilização do Toondoo, deveriam ter sido
explorados os procedimentos de elaboração de histórias em quadrinhos, pois havia
professores de diversas áreas e, para alguns, essa atividade tinha sido o primeiro contato com
essa ferramenta tecnológica e com as HQ.
Com relação aos professores que realizaram a atividade, detectou-se que não houve
dificuldades na utilização do editor on-line, pois conseguiram compreender as ferramentas e
utilizá-las para criar as HQ. Este trabalho contribuiu para a formação continuada de
professores com o uso das TICs, pois, por meio da atividade desenvolvida, se apresentou o
objeto de aprendizagem Toondoo aos educadores.
Pelo discurso, se percebeu que essa ferramenta teve uma ótima aceitação, visto que os
professores se mostraram encantados, relatando que passaram a utilizá-la em sua prática
pedagógica. Ademais, gostaram da proposta de usar histórias em quadrinhos nas suas
diferentes áreas de atuação, porque perceberam que podem trabalhar diversos temas com esse
recurso e relacionar com sua disciplina. Portanto, os procedimentos adotados nessa atividade
podem ter ajudado a incentivar esse grupo de educadores a utilizarem as TICs em seu
cotidiano, uma vez que, além de produzirem as HQ com o editor on-line, puderam interagir
no fórum de discussões, postando seu desenho e realizando comentários e diálogos sobre o
tema."
Texto extraído de: repositorio ufsm